sábado, 29 de dezembro de 2012

Fomos enganados

A Da. Meterologia prometeu-nos dez a vinte centímetros de neve mas como a mãe Natureza é muito generosa, ofereceu-nos quarenta e cinco centímetros num só dia. Estamos habituados a mais do que isto mas em dois ou três dias seguidos, jamais iria pensar que íamos bater o record de sempre de queda de neve num só dia. Imprevisível, pois só fomos avisados alguns minutos depois do meu último artigo. Tem sido a desordem nestes últimos dias pois mesmo que limpassem as ruas, o vento muito amigávelmente repunha a neve. 


Mas as festas continuam. Bom 2013.

14 comentários:

  1. Belas imagens de neve, para quem não tem que lidar com ela todos os dias, e os transtornos que causam a quem tem que sair para trabalhar.
    Nós por cá Chico, também fomos enganados, mas por outros motivos ...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito lindo, Quito mas dá muito trabalho. Sinceramente, adoro a neve.
      Este comentário em baixo vai dedicado ao Quito e ao Tonito. Por isso os distribuo pelos dois.
      O problema a que se referem é o de falta de justiça pois não têm meios para resolver o assunto. Do que tenho escrito nem todos acreditam como o caso de só se ser testemunha se quisermos. Tal já se passou comigo. Umas vezes chamei a polícia e não fui incomodado e outra vez fui testemunha contra um vigarista que roubou a loja aonde eu trabalhava. A polícia veio ter comigo, mostrou-me dois albuns de fotografias e eu disse quem ele era. Um dos polícias voltou, entrou no momento em que eu estava sózinho e perguntou-me se podia escrever o meu nome como testemunha. Tinha o direito de dizer sim ou não. Disse sim e os meus colegas quando souberam ficaram admirados da minha coragem, pois poder-me-ia acontecer ainda alguma coisa uma vez que essa gente é muito perigosa e portanto a polícia que faça o seu trabalho. Quando cheguei ao tribunal perguntaram-me se as horas que ali passaria, seriam pagas pelo meu patrão ou por eles. Até as horas "perdidas" nos pagam.
      Bom 2013 para ti e Família.
      Um abraço
      Chico

      Eliminar
  2. Se por cá os enganos fossem esses isto era uma maravilha.
    Nem digo mais nada, porque não vale a pena.
    Bom Ano 13.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Tonito
      Quanto aos enganos, o que escrevi no comentário do Quito e agora no teu, também é para todos os que queiram lê-lo como habitualmente.

      Outro caso de falta de meios que a nossa justiça tem, e tanto no comentário de cima como este atribuo aos políticos por não darem meios à justiça, é o que se está a passar-se aqui. Como disse os jornalistas de inquérito andavam a fazer saír muitos problemas e ninguém podia continuar a dizer que desconhecia. O governo teve que criar uma Unidade permanente anticorrupção (UPAC) da polícia especial para esse fim e alguns acusados já foram apresentados em tribunal. Caíram dois presidentes de cãmara das maiores cidades do Quebec e mais um vai caír. Um pelo que fez e o outro pelo que não víu.

      Só que as pessoas apresentadas em tribunal defendem-se do que são atacadas e portanto não dizem tudo. O governo criou uma comissão de inquérito que tem a função de dar uma chance a todo o cidadão que esteve metido nesses assuntos. Apresentam-se diante da Comissão e dizem tudo o que fizeram pois não serão condenados pelo o que vai além do que disseram em tribunal. Só podem ser condenados pelo que já tinham dito. A comissão é dirigida pela juíza Charbonneau e quem mentir ou esconder o que sabia, é levado a tribunal e a pena pode ir até quinze anos. Tudo isto, transmitido em directo pelas televisões.


      Estão a ver : qualquer um dos que foi a tribunal "habitual", pode ser denunciado por outro pelo que ele não disse e assim é ele mesmo a solicitar para ser ouvido nessa comissão, a fim ficar limpo do que escondeu. Aí não vão dizer só as suas actividades criminosas mas também quem eram os outros metidos no assunto, para ficarem ilibados do que tinham escondido.
      Com esses dados a polícia pode actuar de urgência para atingir os que ele denunciou e também para verem se os denunciados dizem mais alguma coisa do denunciante e se assim fôr o caso, ele fica outra vez em maus lençois. Já estão a ver a mecânica deste sistema.

      Há um que foi lá e mentiu. Já foi visitado e apresentado em tribunal pelo que fez.

      Meus caros, nem fazem ideia do que se tem passado: essa esquadra que falei é composta de polícias e técnicos dos mais variados campos, como os da fazenda, e atuam em conjunto.

      Têm chegado a fazer sessenta perquesições nun só dia, tendo sido o máximo de cento e vinte e seis. Não sei se há mais países que tenham feito tantas perquesições num só dia.

      Quando o pessoal que está por trás dessa unidade (UPAC) tiver desfolhado os milhares de páginas que levam dos escritórios das grandes, médias e pequenas companhias, além do restante material como prova, vai ser o bom e o bonito.

      De notar que vão continuar com as denúncias noutras cidades para ver se há razão para tal e depois vão entrar no ministério das obras públicas.

      Havia um senhor muito importante que era sócio directa ou indirecatamente, de sessenta e três empresas de construção. Com a pressão que faziam sobre os outros e o medo que metiam, dizia quem ia ganhar o concurso público que nesse momento estivesse aberto.
      Já foi apresentado em tribunal.

      Ora, as pessoas que vivem em Portugal desconhecem isto mas não me digam que ministros, secretários e toda essa gente que até estudou ou fez estágios, ou até mesmo trabalhou no estrangeiro, desconhecem a existências destes sistemas absolutamente democráticos e altamente operativos.

      Parece-me que para aí também houve muitas obras e certas compras. Verificar não é crime.

      Enfim... temos que viver com aquilo que temos.

      Bom 2013
      Um abraço.
      Chico

      Eliminar
    3. Aonde no comentário acima se lê : -De notar que vão continuar com as denúncias noutras cidades, ... – leia-se : De notar que vão continuar a verificar as cenúncias noutras cidades,...

      Para não haver dúvidas podem procurar na internete em francês : http://fr.wikipedia.org/wiki/Commission_d%27enqu%C3%AAte_sur_l%27octroi_et_la_gestion_des_contrats_publics_dans_l%27industrie_de_la_construction

      Em Inglês : http://en.wikipedia.org/wiki/Charbonneau_Commission
      Também encontram mais se procurarem só no nome dos títulos das páginas acima indicadas.

      Eliminar
    4. Chico por cá é diferente.
      Aqui imperam as castas políticas que se protegem sempre.
      As leis são feitas por firmas de advogados que pertencem a deputados, ou os ditos são sócios das mesmas.
      Já têm até os netos a trabalhar onde já os pais trabalharam,enfim a politiquice do costume, a protecção no máximo da competência da vigarice a toda a cela (parafraseando o rei dom Dinis).
      Aqui a coisa não funciona pois não à interesse para isso.
      O importante é proteger os da casta, o resto é paisagem.
      Tonito.

      Eliminar
    5. Tonito
      Que apareçam pessoas a fazerem essas jogadas, infelizmente isso existe em todo o lado se o sistema o permitir. Aqui há verificadores para muitas situações que muitas vezes até são escolhidos pelos próprios partidos mas quando tomam o cargo, são altamente neutros. Quase sempre foram criados quando no passado houve problemas e os políticos quiseram mostrar transparência para casos futuros, pois também há políticos honestos. Quem aceita esses cargos de verificadores só arranjam problemas para eles, pois quase sempre não ficam bem nem com uns nem com outros. Hoje em dia existem postos de verificadores já intitucionalizados para serviços federais e provinciais, cãmaras, televisões, etc, etc. Os verificadores são altamente respeitados pelos médias, público e até por um certo número de politicos.
      No caso que falas de um deputado fazer parte de uma empresa, estava arrumado pois em política as aparências de conflito de interesses, são um grande problema. Em política o que parece, é. Isto a todos os níveis.
      Como prova é que o procurador em chefe da comissão Charboneau, Sylvain Lussier, logo a seguir à Juíza Charbonneau, demitiu-se das suas funções pois em tempos tinha defendido uma companhia hoje acusada de fraude. Ele não tem nada a ver com a fraude pois toda a gente sabe que até se trata de uma pessoa muito recta. No entanto, derivado a que a situação poderia apresentar um possível conflito de interesse entre a companhia que tinha solicitado os seus serviços "há quatro anos" e as funções que desempenhava no trabalho que estava a fazer nesta comissão, demitiu-se.

      Podes crer que aqui fazem o mesmo que aí ou ainda pior mas se apanhados nas malhas do sistema e por muito anormal que pareça, pode-se hoje dizer que o sistema começa práticamente muitas vezes nos jornalistas de inquérito, são passados a caterpillar.
      Para que não haja dúvidas, aqui fica mais um endereço email que podem consultar sobre este caso pois quase toda a juventude do nosso tempo, mesmo que já não fale, é capaz de ler francês :
      http://fr.canoe.ca/infos/societe/archives/2012/10/20121016-152825.html
      e outro sobre o CV desse senhor :
      http://fr.wikipedia.org/wiki/Sylvain_Lussier
      Não te esqueças de um bom 13 pois pela lógica se o 13 é mau para nós, também é mau para os outros e por isso ficamos todos na mesma.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Que sorte, Chico!
    Um aumento superior a 100%.
    Mas é bonito de ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Celeste Maria. Dá trabalho mas é muito lindo e quando cai forte sem vento, as árvores ficam uma maravilha. Tem é de se ter tempo para tirar fotografias pois isto aqui é muito ventoso.
      Lindo, lindo.

      Um bom 2013.
      Um abraço
      Chico

      Eliminar
  4. Cota 13 disse pouco mas como sempre disse tudo!...
    Chico, tu com tanto frio, nós mais ou menos e no Rio de Janeiro estão com 43ºC à sombra!... Têm tido os dias mais quentes desde que há registos!..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alfredo Moreirinhas

      Tens toda a razão. Sá que nós competimos com os dois lados. De inverno menos vinte, se bem que ja tenha tido menos trinta e dois. Se fôr a temperatua éolica, já suportei menos quarenta e dois. Apanhado de surpresa, não foi brincadeira nenhuma. No verão, se bem que poucos dias, já andei nos quarenta e um.
      Estás a ver os nossos ossos...

      Um bom 2013.
      Um abraço
      Chico

      Eliminar
  5. Deus me acuda!
    Morria congelada...
    Lindo para se ver mas estar aí...ai,ai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olinda,

      Ante-ontem, enquanto nevava e o vento era forte, a tirar a neve do carro, tive que estar muito bem vestido. Com o material que usamos, não há grande problema e até sabe bem estar lá fora. Um colete que tinha vestido, tirei pois estava muito quente.
      É lindo para se ver mas também excelente para desportos na neve.
      As pessoas habituadas a este clima, adoram.

      Um bom 2013.
      Um abraço
      Chico

      Eliminar