segunda-feira, 5 de novembro de 2012

COIMBRA ANTIGA - ALTA DE COIMBRA

Em primeiro plano: Unniversidade de Coimbra-  telhados e Porta Férrea
Do lado direito talvez a Biblioteca Geral ou Faculdade de Letra...(quem saberá dar a certeza?)
A rua que segue em frente chamava-se Rua Larga.Ao fundo desta rua ficava do lado direirto a sede da AAC
A rua que desce ía dar ao CADC e continuava pela  Couraça de Lisboa
A meio deste largo estava a estátua do Leão-Luis de Camões, que depois de  ter estados junto ao CADC, permanece agora na Avenida Sá da Bandeira
(aceitam-se possiveis rectificações...)Foto identificada por Clara Abegão que nasceu e viveu muitos anos nesta zona-mesmo em frente ao Hospital, rua Costa Simões.

6 comentários:

  1. Sempre ouvi falar da Alta que foi demolida para dar lugar aos edificios novos da Universidade.
    Esta fotografia vem trazer-me a imagem que dela nunca tive.
    Obrigado Rafael. São post's destes que trazem um enorme valor acrescentado ao blog EG.

    ResponderEliminar
  2. Grande fotografia !!!
    Outros tempos, da nossa sempre bela Coimbra !!!
    Muito romantismo, mais solidariedade e menos competição ...

    ResponderEliminar
  3. Há um livro lindíssimo com a alta de Coimbra, do antigamento.
    A Bertrand tem-no.

    ResponderEliminar
  4. " ... a rua que desce ... " era a Rua dos Militares que na sua continuação tinha a Couraça de Lisboa. A CADC ficava do lado direito (quando se descia a couraça) Anexo ao CADC, no sentido descendente, havia um espaço livre decorrente de uma casa incendiada -mini campo de futebol- hoje chamar-se-ia polivalente.

    ResponderEliminar
  5. " ... a rua que desce ... " era a Rua dos Militares que na sua continuação tinha a Couraça de Lisboa. A CADC ficava do lado direito (quando se descia a couraça) Anexo ao CADC, no sentido descendente, havia um espaço livre decorrente de uma casa incendiada -mini campo de futebol- hoje chamar-se-ia polivalente.

    ResponderEliminar
  6. Repare-se na curva do eléctrico que dava a volta àquele espaço. Será dda segunda década de 20 (Séc XX) Vinha da Estação Nova, Baixa, subia a Avenida Sá da Bandeira e depois dos Bombeiros Municipais subia pela Rua Padre António Vieira, até à Rua Larga, Aqui virava à esquerda passava rentinho ao Pirata, oarava em frente à Livraria do Castelo e começava a descer pelos Arcos do Jardim ao fundo virava à esquerda até à praça da República e descia pela Sá da Bandeira. Voltava a entrar na Rua Visconde da Luz e Ferreira Borges, chegava à Portagem e curvava para Estação Nova.
    Bons tempos
    A rua dos Militares nascia no Largo do Castelo e descia pela direita até à Couraça de Lisboa que mais curva menos curva atingia a Portagem

    ResponderEliminar