domingo, 28 de outubro de 2012

LUGARES "OS MAIS DO MUNDO"


EL TATIO Situado a 100Km de San Pedro de Atacama fica a 4320m de altitude. São, por isso, os géiseres situados a maior altitude do mundo.

A temperatura ambiente ronda os 5ºC negativos, Os jactos de água elevam-se a mais de 6m de altura e têm que ser vistos ao nascer do sol.
 Estivemos lá em Agosto de 1998

Próxima: A Maior Barragem do Mundo

10 comentários:

  1. Acordar...abrir a "janela"...e ver tão belas paisagens é "oiro sobre azul" para começar bem o dia! Parabéns e obrigado, caros amigos!

    ResponderEliminar
  2. Belas fotos de partes deste mundo repartidas por quem teve oportunidade de as fotografar!
    É um privilégio que agradeço!

    ResponderEliminar
  3. Sei que os geiseres resultam do contacto de águas subterrâneas geladas quando contacto a grandes profundidades com as elevadas temperaturas da crosta terrestre.
    O que gostava é que o Alfredo e a Daisy explicassem porque é que neste caso devem ser vistos ao nascer do sol. Há-de haver uma razão e eles por certo saberão qual é.
    ---
    Mais uma vez fico impressionado pela escolha de lugares exóticos e que, na maioria dos casos, nem de ouvir falar conhecia.
    De facto, admiro a Daisy e o Alfredo por fazerem as suas viagens com objectivos bem definidos e planeados, ao contrário da maioria de nós que vão conhecendo algumas das grandes capitais, acabando por desconhecer o verdadeiro mundo fantástico que este nosso planeta nos oferece.
    ---
    Obrigado a ambos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque aquela é a hora em que a temperatura ambiente está mais baixa (5 ou 6º C negativos) e já existe alguma claridade. Quando o sol nasce, a temperatura aumenta e apesar de haver actividade o equilíbrio das temperaturas não permite que se veja o vapor! E nós confirmámos isso, porque ficámos lá até o sol estar bem alto!

      Eliminar
    2. Está explicado. Obrigado Alfredo.

      Eliminar
  4. Imagens do altíssimo!
    Estes portugueses são mesmo uns loucos!
    A Daisy e o Alfredo não param de nos surpreender, mostrando-nos fenómenos da natureza que presenciaram ao vivo e a cores!
    Continuai...

    ResponderEliminar
  5. Já que não viajo por minha iniciativa aproveito a oportunidade que me dão de conhecer locais belíssimos...Além de aprender! Pois a troca de opiniões entre Rui e Alfredo acrescentou mais a minha cultura.
    A qualidade das fotografias é muito boa,senhores fotógrafos viajantes!
    Continuem a rodar por esse mundo fora...

    ResponderEliminar
  6. Fumo a sair do chão ou de uma montanha, sempre exerceu em mim um certo fascínio. Esta foto fez-me lembrar as Furnas, nos Açores, como o cheiro a enxofre e o fumo envolvente.
    Neste caso particular é diferente, com os jactos de água e elevarem-se a altura considerável. Ao vivo, deve ser uma sensação extraordinária.
    Gostei !!!

    ResponderEliminar

  7. Os mais escondidos recantos do mundo vão-nos chegando pela mão deste casal de viajantes compulsivos.
    Mais uma vez, obrigado pela vossa partilha.

    ResponderEliminar