quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A ELEGIA DA PARTILHA ...



 O "Hipólito" ...
Estou a poucas horas de partir para o Porto, despedir-me de um amigo e, talvez por isso, eu esteja sombrio. Mas hoje, ao ler um texto, em jeito de desabafo, do João Rafael, não pude deixar de refletir sobre alguma da realidade atual do nosso bairro e, de certo modo, em como tudo se transformou desde tempos de antanho. Não que eu seja contra a evolução da sociedade em que estamos inseridos. Mas entendo que valores como a amizade e a fraternidade, são transversais ao Tempo. E é por isso que não compreendo, que um simples almoço entre habitantes de um Bairro, possa dar lugar a mal- entendidos, desconfianças ou até mesmo sectarismos. Que me importa a mim, que o Centro Norton de Matos, esteja de mãos dadas com o “Encontro de Gerações”, na organização de um almoço? Nada !!!. Será que não fomos ou somos residentes do Bairro ? Não será que o essencial desta confraternização, é a amizade fraterna?

Percebo, perfeitamente, as angústias do João Rafael. Não entendo como muitos sócios, sobretudo aqueles que diariamente gozam daquilo que o nosso Centro modelar tem para lhes oferecer, virem as costas ao evento, numa indiferença que dói. Eu sei, que vivemos tempos difíceis. Que alguns, muitos, vão contando os cêntimos que têm guardados, no fundo da gaveta. Mas, neste caso concreto, não parece ser essa a razão. Neste monstro que a sociedade gerou, o egoísmo, a desconfiança e a indiferença, são porta – estandartes de uma sociedade doente. Hoje, meus amigos, mais do que nunca, pela situação que atravessamos, temos que ser cidadãos ativos e ninguém tem direito à indiferença ou de assobiar para o lado. E uma festa de amigos deste Bairro que é o nosso, é um bom pretexto para troca de impressões e experiências de vida.

Que saudade do meu bairro solidário! Que saudade do riso das crianças a brincar nas ruas ! Que saudade  dos bandos de pardais a fugir à frente da farda de um polícia! Que saudade das corridas de triciclos e dos papagaios coloridos a dançar ao vento no “Cavalo Selvagem”! Que saudade da minha “Praça dos Baloiços” e das vizinhas a fazer renda, em conjunto, nos jardins, ou daquela ou aquelas que, apressadas, vinham pedir emprestada uma chávena de arroz para fazer o almoço ou uma pitada de sal, para temperar o cozinhado. Ou até de um simples fósforo, para acender o “Hipólito” !!! Que saudade dessa época recuada, daquela FORMA DE ESTAR tão singela que intitulo de elegia da partilha. Porque o Bairro, de cavalo selvagem a galope de crinas ao vento, é o meu refúgio de memórias. E o Bairro Norton de Matos, outrora Marechal Carmona, o meu Penedo da Saudade.

Que emoção lembrar aquela excursão da “Praça dos Baloiços”, em que todos se quotizaram para uma viagem ao Porto. Eu, na minha inocência de criança, estive largos períodos da noite acordado, na esperança de ouvir o motor da camioneta. Sim, porque aquela viagem não era uma excursão qualquer. Era ir num dia e vir no outro, dormindo todos numa pensão da Invicta. Aquela viagem, na minha cabeça, tinha honras de aventura, como quem desafiava o frio glaciar do Pólo Norte ou o clima morno e doentio do sertão brasileiro.

Não é minha intenção, naturalmente, que alguém se sinta ofendido com este meu desabafo. Se calhar sou eu que, desesperadamente, tento olear as rodas dentadas da engrenagem de um Tempo ausente que partiu…

Mas como eu  entendo o teu desencanto, meu caro João Rafael !!!
Quito Pereira 

15 comentários:

  1. Rafael: aponta mais um nome para o almoço: Gonçalo Pereira.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aponta por favor, que a boa educação nunca fez mal a ninguém !!!

      Eliminar
    2. á lá mora!
      E posso adiantar depois se verá na última litagem que do Encontro de Gerações vamos lá estar entre 213 a 217.Há umas confirmações que por motivos compreensiveis só podem ser dadas mesmo em cima do dia 20.
      Mas está tudo combinado com a Empresa de cattering.
      Este ano houve um pouco mais de dificuldade na disponibilidade de alguns amigo/as, por diversas razões, sendo até e em relação a 6 casais, porque nesse dia tinham também comemorações anuais de empresa ou de reuniões de ex militares ou ainda como no caso da Familia Reis, que se deslocam ao Canadá para o casamento de um sobrinho.
      A Tenda Gigante já está erguida e vai acolher mais de 300 pessoas.
      Vai ser um excelente convívio, animação com classes de dança Jazz, de ballet,ginástica ritmica,a Tuna Meliches com as Gémeas Joana e Mariana, Luisa Moura,um coro com as manas Beatriz e Mafalda, a Lurdes, a Margarida, a Lena Morgado, a Celeste Maria, eu e o meu Bombo(novo), Paulo Moura, Wilson e André Santos e Fernando Morgado com as suas violas e o Professor Antonino com o seu bandolim e ainda porque colabora sempre o Alfredo Moreirinhas! Temos ainda o excelente Grupo de Fados de Coimbra "RAIZES DE COIMBRA" de que fazem parte O Rui Pato e o Mário Rovira E TODA A SALA A CANTAR A CANÇÃO DO "ENCONTRO DE GERAÇÕES" "O ONTEM FAZ-SE HOJE"
      "Viemos de longe e de tão perto
      No nosso Bairro a pensar
      Estamos felizes, como petizes
      Com o desejo de aqui estar.
      Sempre, sempre a recordar!

      E para terminar e já do Ginásio O FINAL DE FESTA COM BAILE que será aberto com a classe de DANÇAS DE SALÃO DO CNM!

      AH! e a colaboração do LICOR BEIRÃO que terá um BAR onde duas simpáticas promotoras ofercerão o Licor e agradável CAIPIRÃO.

      O nosso agradecimento a JOSÉ REDONDO!

      Até sábado! BEM VINDOS!

      Eliminar
    3. Pois...faltou em cima dizer que o baile é abrilhantado pela nossa já conhecida JOANA REIS

      Eliminar
  2. Partilho com muita emoção tudo o que desgostosamente referes.
    É pena que a amizade,a vizinhança e o companheirismo não se sobreponham a motivos tão pouco convincentes e,principalmente,desleais e incoerentes...
    Quem nada faz em prole do associativismo apenas sabe usar a indiferença como defesa.
    A festa vai ser linda,Quito!

    ResponderEliminar
  3. Mas há quem venha de longe, para almoçar num bairro que é e será sempre o seu.Vou ter amigos de Faro, em minha casa. Para além da alegria de os receber, a consolação de que a indiferença não é de todos ...
    Abraço Olinda

    ResponderEliminar
  4. O CNM é uma referência muito viva não só a nivel da cidade, do concelho e até do País.Presentemente até a nível da Europa através da Ginástica Ritmica. Como foi até num passado recente com a Secção do Bilhar.
    Como dizes o associativismo só vai sobrevivendo por carolice de quem dá muito do seu tempo para que as colectividades não desapareçam!
    Mas poderá vir a acontecer se entretanto as entidades governativas nada fizerem para criarem condições que facilitem a vida de quem se propõe gerir as colectividades!
    É um drama sempre que há eleições arranjar quem se queira candidatar aos órgãos sociais!
    Todos dizem que não tem tempo...

    ResponderEliminar

  5. Não faço ideia de qual tenha sido o "desencanto" do nosso querido amigo Rafael que tenha motivado esta "elegia" do nosso querido amigo Quito.
    Uma coisa eu sei:
    O Associativismo vive e viverá sempre à custa do empenho, esforço e dedicação, de poucos para satisfação das necessidades de muitos.
    Vive da "carolice militante"! Sempre assim foi e sempre assim será.
    Os "críticos de bancada" sempre existiram e sempre existirão. Ainda bem. É sinal de que a colectividade existe...



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O DESABAFO DO PRESIDENTE CNM João Rafael Apesar da minha abordagem e da vasta informação disponibilizada a esmagadora maioria dos sócios que frequentam a sala de jogo não aderiu a mais uma iniciativa da Direção que gostaria de ver estes sócios antigos e "diários" no evento, pois só com a ajuda de todos podemos ser MAIORES.
      Tenho pena e sinto-me pessoalmente frustrado por ver estes sócios com quem lido diariamente," fugir" ao convívio das nossas gentes, do nosso bairro, por esta razão ou por aquela, mas nenhuma que me convença seriamente.Não há sócios de 1ª nem de 2ª mas estes a quem me refiro e que utilizam diariamente as nossas instalações,que nós nos preocupamos que estejam sempre impecáveis e bem sabem dos investimentos feitos, no espaço que ocupam diariamente. O Dominó e as damas não se pagam, as cartas têm um preço simbólico, os 4 jornais diários podem e são lidos por estes sócios que também bebem o seu café a custo mais reduzido e fazem do Centro a sua 2ª casa. Desculpem o desabafo que já o fiz com alguns destes sócios individualmente, mas enquanto presidente da direcção desde 2003, não compreendo tal atitude. Mas como se costuma dizer só fará falta ao Almoço quem lá vai....até sempre.

      Eliminar
  6. Tal como o Carlos Viana, também eu desconheço as palavras do João Rafael.
    Mas imagino-as...
    Sei que na vida sempre houve e sempre haverá os que fazem e os que os criticam.
    A sabedoria popular já há muito sintetizou num aforismo essa imutável realidade:
    Criticar é fácil, dificil é fazer!

    E normalmente os criticos são aqueles que nenhum contributo dão para o desenvolvimento dos projectos.
    Que deles apenas tiram o proveito dos benefícios.
    Fazem-no pela sua incapacidade, pela sua preguiça, pela sua inveja dos êxitos alheios.
    E não é raro vê-los em bicos de pés a tentarem recolher os louros do trabalho e da capacidade dos outros quando tal se lhes proporciona.

    Todavia, sempre prevalece, felizmente, o justo aplauso e o reconhecimento do valor aos que mesmo contra ventos e marés fazem singrar as organizações que lideram.

    Como é o caso do CNM e da equipa liderada pelo João Rafael, cujos êxitos nas mais variadas vertentes falam por si.

    E uma festa comemorativa, seja qual for a forma que assuma, de uma asociação como é o CNM, é indissociável dos habitantes do Bairro que lhe estão na origem.

    Mais do que um aniverário ela é e deve ser a festa da amizade.
    Ainda bem que se fez coincidir o almoço do Encontro de Gerações com os festejos do CNM!

    ResponderEliminar
  7. É verdade,Quito, nada me importa que o CNM esteja de mãos dadas com o encontro de gerações pois somos ou fomos residentes no Bairro.
    E não esqueçamos, porque seremos sempre do Bairro, que foram o meu Pai, o teu Pai, o Avô do João e os Pais e Avós de muitos dos que vão ao encontro de gerações que fundaram o Centro. E esta é também uma maneira de lembrar e homenagear os nossos Pais.
    Tambem é verdade, Quito,o Bairro Marechal Carmona-Norton de Matos é o Penedo da Saudade de muitos de nós.Mas há quem não saiba sentir essas saudades e não entenda as emoções que estes encontros nos fazem viver.
    Faço eco das palavras da Olinda: "A festa vai ser boa" e vamos vive-la com alegria recordando aqueles que não puderam vir e acolhendo com Amizade os que se juntam a nós

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu, meu querido Quito, continuas a não deixar ninguém indiferente aos teus escritos, quer seja para contar uma anedota, para escrever uma história ou para comentar um assunto. Como gosto de te ler.
      Beijos para ti e para a São da Ló

      Eliminar
  8. A leitura de todos estes comentàrios deveria deixar-me perplexo!Como é possivel que essa gentinha do meu Bairro (alguns felizmente e poucos)nao se sinta ORGULHOSA por tudo o que se tem realizado nesse CNM?Feitos nacionais e europeus, resultado dum investimento duma Direçao, de todas as equipas técnicas que estao à frente das diversas disciplinas desportivas e obviamente, pela dedicaçao de todos os atletas, que se esforçam em levar bem alto, o estandarte do nosso Bairro, da nossa bela cidade de COIMBRA!

    A LO, frisou duma excelente maneira, todo esse patrimonio familiar que constituiu os alicerces desse Centro.Todos os nossos Pais tiveram imenso orgulho no seu estatuto de SOCIOS!!!
    Hà que olhar em frente! Dos fracos nao reza a historia!

    Foi UMA EXCELENTE IDEIA esta fusao na realizaçao do 4°EG e das 6 DECADAS DO CNM!O programa é simplesmente espetacular e so tenho pena de nao ter podido participar!Na passada segunda-feira, tive mais um encontro com a médica Romena e algumas belas enfermeiras, numa sala de operaçoes do Hospital Pasteur de Colmar!Adormeci ao som da cantôra inglesa ADELE (do I-Pod que a médica pôs em cima do meu umbigo) e acordei muito bem disposto, à espera que o Quito aparecesse para me lêr um daqueles textos com caracteristicas teurapêuticas.Mas ele nao apareceu!!!!!

    Tudo controlado!Jà estou na rua e pra semana PARIS espera por mim!!!!!

    Grande abraço para todos!

    ResponderEliminar
  9. Fiquei triste ao ler este artigo do Quito, só esbatido pelo estilo da sua escrita. Foi no entanto ao ler os comentários que pude de forma mais objectiva me aperceber melhor do que se passa. É mais triste ainda mas infelizmente aparecem sempre casos destes e portanto não têm mais valor do que atribuem a si próprios. Os outros continuam com a sua dedicação e espírito de iniciativa, não esquecendo a carolice. É derivado a esses que ao fim destes anos todos o Clube chegou ao ponto de marcar uma posição na nossa cidade. Bem hajam.

    Gostaria muito de estar presente e poder reviver um pouco do passado, pois neste momento o castrol já não será mais um problema para mim. Simplesmente a minha deslocação não é possível.

    Um abraço

    ResponderEliminar