terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Bairro em livros... a partir de agora na Bairropédia

A partir de agora, a Bairropédia (link ali em cima, logo abaixo do logótipo deste blog) tem um novo ponto, com livros de vários géneros (estudos, ficção, etc.) que falam do Bairro Norton de Matos. Mandem informações de outros livros para o e-mail do Fernando Rafael. Para já, temos estes:

RODRIGUES, Rogério, "Centro Norton de Matos - 50 anos a ganhar (1951 - 2001)", Coimbra, Centro Norton de Matos, 2001
Rogério Rodrigues foi presidente do executivo do Centro Norton de Matos entre 1998 e 2001. Neste livro, faz um historial do CNM no ano em que esta instituição, fundada em 10 de Agosto de 1951, comemorou 50 anos de actividade. Nas páginas 15 a 18, é feita uma resenha das origens do Bairro Norton de Matos.

GONZAGA, Hugo, "A habitação social no Estado Novo: o Bairro Norton de Matos", Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2006
Estudo de Hugo Gonzaga sobre a origem do Bairro Norton de Matos, como exemplo da política de habitação social do Estado Novo, com a "construção de bairros de casas individuais. As habitações colectivas, na opinião do Estado, seriam prejudiciais ao próprio Estado e à família". Segundo o autor, o Bairro "é também um bom exemplo das contradições existentes no regime criado em 1933". O estudo é complementado com muitas reproduções de fotos e de documentos.

SERRANO, Daniel, "O ritmo da rua - relatos jornalísticos sobre um bairro de Coimbra", 1ª edição, Brasil, edição de autor?, 2011
Daniel Serrano, jovem Brasileiro de Campinas, tem raízes familiares em Penela e Coimbra. Esteve em Portugal alguns meses, a frequentar um curso na Universidade de Coimbra. No âmbito desse curso desenvolveu este trabalho sobre o Bairro Norton de Matos.
Vários excertos foram publicados neste blog e estão disponíveis aqui.

ALMEIDA, Soraia, "Políticas educativas - Centro Norton de Matos", 1ª edição, Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, 2011
Estudo de Soraia Almeida sobre o Centro Norton de Matos, no ano em que esta instituição comemorou "60 anos de brilhante história e vasto palmarés", com muitas reproduções de fotografias e documentos do CNM e do próprio Bairro.

ROVIRA, Fernando, "O Calhabé do meu tempo (1930 - 1960)", 1ª edição, Coimbra, Edição de Autor, 2012
Fernando Rovira é natural de Coimbra e licenciou-se em História na Universidade de Coimbra. Este é o quinto livro que publica e é muito interessante sobre o que era o Calhabé entre os anos 30 e 60. Fala de nomes de que alguns de nós nos recordaremos, bem como de episódios que se passaram entre personagens que foram marcantes "desse Calhabé". Explica também, na página 13, a origem do nome Cavalo Selvagem dado  à zona onde agora é o Bairro Norton de Matos.
Índice e alguns excertos foram divulgados aqui.

5 comentários:

  1. Bom trabalho São Rosas!
    Bairropédia sempre a engrandecer-se e à espera de mais colaboração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como por exemplo os cafés e tascas do Bairro, que o Carlos Viana irá enviar-me um dia destes... ou daqueles...

      Eliminar

    2. Grande "estocada", Sãozita.
      Estás cheia de razão no que a "cafés" diz respeito.
      Mas vou cumprir um dia destes, digo eu!

      Quanto a "tascas", nada prometi e dessas pouco sei...

      Eliminar
    3. Que mania do rigor tu tens, Vianita...
      Eu só deitei o bairro... digo, o barro à parede, a ver se pegava. Mas estás sempre atento...

      Eliminar