sábado, 15 de setembro de 2012

«A vida de Dom Fernando de Oliveira Rafael» por Alfredo Moreirinhas

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4





MAIS REPORTAGEM com texto na íntegra AQUI

19 comentários:

  1. Assunto importante que define a amizade entre pessoas de bem.
    Um Abraço.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  2. Que coisa mais linda Alfredo....
    Revisitei o passado,em Penela,e em Coimbra, através deste real, engraçado e emocionante "retrato" do meu irmão que estendi aos meus meus pais e irmãos.
    As saudades apertaram... mas a alegria foi enorme!
    Obrigada,Alfredo!

    ResponderEliminar
  3. Na realidade a surpresa foi enorme!Um almoço que decorreu com muita alegria, proporcionou momentos "algumas de fazer correr lágrimas de tanto rir...há fotos que o poderão demonstrar..mas também lágrimas de emoção que o amigão Alfredo havia de "provocar" com o magnifico texto escrito e magnificamente lido ( com cumplicidade de fontes bem informadas...e pôs a "nu"uma parte da minha infância e também o meu percurso de adulto ao lado da minha Castelã! Foi uma prova de muito carinho, amizade e que todos os presentes compartilharam!Sinto-me um Castelão com muita sorte com todos estes amigos!Bem Hajam! E a música mais uma vez marcou presença:O Henrique e a Ana Maria não quiseram faltar e do Minho até aqui foi um saltinho. E como foi bom ouvir as suas vozes interpretando vários fados que nos deliciaram!O Henrique na interpretação de temas de Zeca Afonso. A Ana Maria acompanhada pelo Henrique interpretando fados que a sua voz e a sua maneira alegre de os interpretar nos cativaram!"Ah fadista"! A Luisa Moura acompanhada pelo Paulo( que além de ser também Moura é um marido consorte), na bela canção TIC TAC demonstrou mais uma vez que aquela voz é mesmo para ser ouvida!O Alfredo cantou e levou o vinho à Ribeira Mota, depois de começar por dizer"meus senhores eu sou rato...!Claro que o Tó Ferrão não deixou os seus créditos por mãos alheias, não nos refrescou com Tombe la Neje(que bem precisavamos), mas um medley de boa disposição!A falta de tempo para cumprir compromissos de chegada a Coimbra, não deu para mais!
    Também uma referência à excelência do menu aprestado pelo "D. Sesnando", onde o Cabrito de Sicó...com um arrozinho malandro de cabrito,foi rei bem regado com vinho das terras de Sicó!Os empregados como sempre uma simpatia! Obrigado amigo Carlos Zuzarte!
    E também um abraço ao amigo Adriano Júlio amigo de infância de meu irmão Paulo e que terá feito uma excelente reportagem!

    ResponderEliminar
  4. AH! e obrigada São Rosas por esta excelente reportagem.Está cá tudo!
    Mais logo...dorme , dorme minha menina dorme
    uma sestinha, bem merecida...e vai dizer ao Paulo Moura
    que também se deixe embalar nos braços do ORFEU!!!
    Cuidado Luisa...com a louça, não vão os dois acordar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já dormi, meu fofo. E já tens o "filme" da tua conversa com o Quito. E amanhã saem duas fotos do Tonito e do Carlos Freire. E de Fala é tudo. Alô, estúdio...

      Eliminar
  5. RECORDAR É VIVER....mas desta maneira ufa ufa.Que privilégio que tivemos ontem de ouvir atentamente o Alfredo recordando um exemplo a seguir de um HOMEM, que nos tem dado as alegrias ,a força para continuar a acreditar que a amizade acima de tudo é que VENCE.Além do Alfredo obrigada á Celeste Maria,á Olinda ,....nas imagens que agora vemos da Daysi..O Fernando Rafael merece tudo e foi por isso que a Ana Maria e o Henrique,a Luisa e o Paulo Moura,o Tó e tb o Alfredo abrilhantaram esta deliciosa festa que nos encantou a todos.
    Em nota de rodapé,queria salientar a atenção com que o amigo do Paulo Rafael Sr Adriano Júlio e os funcionários e gerência do "D.Sesnando" ouviram as recordações do Castelão..o restaurante por momentos "parou"

    ResponderEliminar
  6. Mais um grande momento partilhado entre muitos. Novamente, O Fernando Rafael reuniu um grupo de amigos na sua bela terra - Penela.
    Pela batuta inspirada do Alfredo Moreirinhas, foi o Rafael mais uma vez homenageado. Momento alto deste Encontro, pela excelência do texto e dom declamatório do autor. Homenagem merecida ao cidadão DE BEM que também tem o título de Castelão.
    Não esquecendo O casal Moura e o casal Henrique que bem animaram o grupo com a sua música. Também o Ferrão, que arrebata multidões e faz desmaiar o elemento feminino, menos a Talinha que já o conhece de ginjeira e o atura há anos com ilimitada paciência.
    Em resumo: GRANDE DIA ...
    Um abraço para todos ...

    ResponderEliminar
  7. E que bem que souberam os finos do Samambaia acompanhados com os tremoços da Celestita...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto e Afirmativo.
      Bebi duas MINIS foi mais fácil, pois o vinho tinto do almoço têve que ser
      mastigado.

      Eliminar
    2. A minha Luisa disse-me isso. Mas eu, burro que nem um penedo da minha serra da Estrela, não o provei...

      Eliminar
  8. Agradeço ao Dom FOR, ter tratado de tudo! Sem ele, não teria sido possível mais esta reunião! Prometo que não lhe peço mais nenhuma!...
    Gostei da reacção do povo e dos visados ao que escrevi e li!... A assistência ajudou bastante!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é que mereceste ! não é qualquer um que escreve e que fala de um amigo como tu o fizeste !

      Eliminar

  9. Foi um excelente momento.
    Não se pense que foi um "simples momento".
    Há muito que o Alfredo se empenhou para que ele acontecesse. Não será despropositado salientar o trabalho de recolha de elementos da vida de Dom Rafael, agora promovido a Dom FOR. A cumplicidade da Mana Olinda e da Consorte Celeste Maria também são de salientar e agradecer.
    Foi muito bonito e muito merecido.
    Feissebuquiando, gostei.

    Mas muitos outros amigos nos serviram uma óptima sobremesa que, como vai sendo hábito, é bem mais rica do que o almoço.
    Ana Maria e Henrique, Tó Ferrão, Luísa e Paulo completaram a excelente sobremesa.
    Para todos o meu abraço de gratidão. Sobremesas destas não são para qualquer simples murcom!

    ResponderEliminar
  10. Com engenho e muita arte se transmite e contagia a amizade, os sentimentos e as emoções!
    O Alfredo e a Daisy são os protagonistas de momentos tão felizes quanto únicos.
    Nada faltou, a verdade, o humor, a escrita, a interpretação e a emoção!
    Um VIVA que falou bem alto e escorregou, molhando as faces!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço-te as preciosas informações! Sem ti não seria possível investigar uma vida tão rica de vivência, afectos, amizades e eventos! Obrigado, Celeste Maria.

      Eliminar