terça-feira, 21 de agosto de 2012

RETRATANDO O ABILIO...



Conheço o Abilio desde os tempos do Bairro onde crescemos e em especial do Colégio D. João de Castro que ambos frequentámos.

Depois disso, as circunstâncias da vida afastaram-nos durante largos anos.

Reencontrámo-nos no almoço de Mira, que foi o prelúdio do GEG de 2008, e desde então constatei que a sua forma de ser e os princípios basilares do seu comportamento se mantiveram inalterados ao longo de décadas.

Recordo-o na Festa de Finalistas do D. João de Castro, em que tomou em mãos a organização do evento e soube cativar e motivar os colegas para colaborarem nos trabalhos da sua preparação. Foi um êxito que em anos anteriores ali nunca tinha sido atingido.

Recordo-o ainda quando delineou e criou o Greco, colmatando uma falha que a convivência juvenil daquele tempo exigia obviar. E, mais uma vez, vieram ao de cima as suas capacidades de liderança ao dirigir, coordenar e congregar vontades e esforços em torno deste projecto que marcou aquela época e o Bairro.

Fixei a sua imagem de contrabaixista em conjuntos musicais que, em palco, sempre bem vestido, bem penteado e glamoroso, encantava as meninas que dançavam na pista, cruzando com elas, disfarçadamente, olhares sedutores que as faziam derreter. 

Lembro-o quando, mais recentemente, se encarregou de realizar um almoço de confraternização dos antigos grequistas, e do Kamuc, clube que lhe sucedeu, jornada magnífica que foi, quanto mim, pela sua perfeita organização, o espelho dessa liderança. 

Reconheço-lhe um subtil sentido de humor, uma educação e uma simpatia invejáveis, uma cultura superior, adquirida pelo estudo, pela leitura e pelas inúmeras viagens nas quais, não se limita a percorrer quilómetros, apreendendo “in loco” a História e as motivações dos povos, ao procurar as razões que lhes estão subjacentes e que moldaram cada pedra, cada monumento,  cada quadro,  cada escultura,  cada paisagem... 

Admiro-lhe a invulgar perspicácia, quando atinge facilmente pelo raciocínio, o significado das entrelinhas que muitos não lêem, não facilitando a análise e relegando  a superficialidade e o óbvio para segundo plano, em favor da objectividade e da verdade oculta na penumbra das coisas.

Sinto-lhe o bater de um coração grande, quando se comove e tudo faz para libertar um simples pássaro encurralado numa vitrina, como há uns tempos o vi fazer , preocupado, quando almoçávamos juntos.

Observo-lhe a atenção que dedica aos menores desejos dos outros, sendo capaz de nos surpreender,  como aconteceu uma vez em que,  sem nada dizer a ninguém, saiu do restaurante onde estávamos, para ir comprar e me trazer um maço de cigarros, depois de eu me lamentar por ali não venderem tabaco.

Aprecio-lhe o espírito de solidariedade, ao vê-lo revoltar-se e lutar pela dignidade de vida dos oprimidos e dos explorados, sem esperar pelos agradecimentos, mesmo quando se trata de pessoas dele conhecidas.

Calmo, avesso a protagonismos, jamais alguém o vê auto elogiar-se ou enaltecer os seus méritos, não obstante os bastos  motivos que lhe sobram se o quisesse fazer. Porque, seguro de si e das suas convicções, o Abílio sabe, como eu sei, que isso só é próprio daqueles que poucos ou nenhuns méritos têm.

--------------------

Por isso e porque sabe dirigir sem impor, gosto de dizer que ele é um Lider!

Por isso e porque é amigo do saber, gosto de lhe chamar Filósofo!

Por isso e porque o admiro e me orgulho da sua amizade, gosto de o ter como Amigo!

E é por tudo isso que me alegro com o seu aniversário que se comemorará daqui a um minuto, desejando que outros muitos mais lhe advenham!

E é, finalmente, também por tudo isso, que lhe dou um forte abraço de parabéns!

Rui Felício

14 comentários:

  1. Muito oportuno este comentário em dia de aniversário!
    Um excelente retrato do Abilio que o Rui aqui deixou expresso com muita maestria e conhecimento!
    Mais um abraço ao Abilio pelo aniversário...e outro ao Rui Felício pela excelente postagem!

    ResponderEliminar
  2. Assim dois bons amigos percorrem os seus trajectos de vida com extrema amizade,companheirismo e respeito mútuo...
    Mensagem justa a que o Rui aqui deixa ao amigo Abilio!
    Abilio,um abraço!
    Felício,um abraço!
    É muito especial ter-vos como amigos.

    ResponderEliminar
  3. Que Linda men'sagem de Rui para o Abilio. Um grande abraco aos Dois

    ResponderEliminar

  4. Tenho por hábito, aqui no EG, usar de algum laconismo quando dou os parabéns a um aniversariante. É uma forma de me defender da minha excessiva emotividade e de salvaguardar "reparos" quanto à diferença do tratamento que pudesse dar aos muitos amigos que, por este espaço, se vão cruzando.
    Claro que esta minha opção pode ser, e acredito que o seja, uma opção estupidamente defensiva. Mas, que querem vocês que vos faça? Eu sou estupidamente defensivo...
    Mas estamos aqui para falar do Abílio, do Bilito, e não das minhas opções.
    Penso que o retrato que o Felício faz do Abílio não deixa espaço para muitas mais considerações no que diz respeito ao elevado estatuto moral e cívico, à enorme capacidade de análise e rigor que, em tudo na vida, lhe é característica. Firmeza nas convicções, defesa intransigente das mesmas, lutando por elas mas sabendo dar o espaço ao contraditório porque, por inteligência, sabe que só poderá fazer valer as suas convicções sabendo ouvir a dos outros.
    As nossas vidas cruzaram-se há cerca de quarenta de 47 anos.
    Estivemos juntos, como voluntários à força, na Base Aérea de Monte Real. Estivemos juntos como trabalhadores do mesmo Banco e no mesmo local de trabalho.
    Estivemos juntos nas responsabilidades assumidas no Sindicato Bancários do Centro ( antes e pós 25 de Abril).
    E, desde aí e até aqui, sempre temos estado juntos.
    As nossas famílias sempre estiveram juntas. Muito mérito cabe aqui às nossas companheiras de toda a vida que muito contribuíram para que essa ligação se tornasse absolutamente indestrutível. Os nossos filhos, os nossos rebentos, são a extensão de toda essa amizade.
    Amanhã vou com a Olga mostrar os golfinhos no Sado aos meus netos. Mas a Olga já tem uma anotação de uma proposta do Abílio para que melhor aproveitemos a viagem...
    O Abílio é assim mesmo, como bem diz o Felício, viajante conhecedor e amigo de transmitir os seus conhecimentos.
    Que mais posso dizer? Mais nada. Tenho de seguir os conselhos do Abílio que há mais de duas hora me recomendava para me deitar cedo, uma vez que amanhã vou ter que me levantar cedo.
    A propósito, não estranhem se não me virem por aqui nos próximos dias. Estarei à procura de ver os golfinhos...

    Para o Rui Felício, um grande abraço de gratidão por aqui me ter trazido a oportunidade de ultrapassar o laconismo do parabéns a você. E um grande abraço pelo amigo que és, porque sei que és.

    Para o Bilito, já chega de abraços. Mas, ainda assim, toma lá mais um.

    ResponderEliminar
  5. Ser vosso amigo, já vos disse 3.076 vezes mas não me canso de repetir, é um luxo.

    ResponderEliminar
  6. Belíssimo e verdadeiro texto do Rui Felício sobre o Abílio!
    O Abílio merece-o, o Abílio é um excelente amigo!

    ResponderEliminar
  7. É por momentos como este, que o blog "Encontro de Gerações", mostra que está vivo. Unidos na nossa diversidade de SENTIR. Mais emotivos ou mais racionais, vamos mantendo uma amizade no respeito que temos uns pelos outros. O Rui Felício, não esconde que é um Homem de afetos, como tem demonstrado pelo muito que já escreveu para o "Encontro de Gerações"...
    O Abílio, merece por inteiro esta homenagem. E nós, eu e a São, aqui estamos para nos juntarmos neste momento de amizade ...

    ResponderEliminar
  8. Comecei o dia muito cedo e posso-vos dizer que a trabalhar, na pintura, não da que estarão a pensar, mas nas portas de minha casa, que estavam muito amarelecidas com o tempo.
    Fiz uma pausa e, de imediato, entrei no blog "Encontro de Gerações". Que felicidade a minha, ao ver que o Abílio era o aniversariante do Dia e, também,
    o texto que o Rui Felício lhe dedicou.
    Eu só conhecia o Abílio de o ver no Bairro,já que ele é mais jovem mas vi de imediato que se tratava de gente "fina", nas atitudes, no saber estar, etc.
    Também, por ser genro de um grande Amigo, que foi o Sr. Almeida, pessoa também de muito respeito.
    É muito bom saber que o Abílio tem essas qualidades todas. Foi mais um bonito texto do Rui Felício. Parabéns aos dois pelos "Bons dias" que me deram pela manhã.

    mariorovira

    ResponderEliminar
  9. Este artigo do Rui Felício vem mesmo na hora certa pois desde muito novo que me habituei a ver o Abilio nesse cantinho e não posso deixar passar uma estória que se passou comigo fez este mês um ano. Quando fui operado escrevi a uns tantos amigos a dizer o que se passava e não o fiz de forma aberta pois já estamos todos nos sessenta e mais, o que faz que cada um de nós já tenha que viver com um problema ou outro directa ou indirectamente. Juntar mais um, pensei que não valia a pena. Para minha admiração, ao ler este blogue vi um alerta para a minha situação dada pelo Abílio que muito me tocou, pois demonstra bem a preocupação e amizada que me dedicou mas que pelo que vejo é extensivo a todos com quem convive. Não haja dúvida que uma pessoa assim, só com um grande coração. Bem hajas.

    ResponderEliminar

  10. Rui um Abraço,outro para ti Abílio.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  11. maria helena morgadoagosto 22, 2012 9:25 da tarde

    Obrigada, Rui, pelo retrato que fizeste do Abílio! De algumas caraterísticas já me tinha apercebido mas não de todas, pois sou uma amiga recente.
    Como diz o Paulo Moura,é um luxo ter-vos como amigos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

  12. O meu Amigo Rui Felício seguindo a tendência que a amizade impõe sobrevaloriza em demasia aquilo que para mim e, sem falsa modéstia o digo, não é mais do que, “graças a la vida”, a vida me tem proporcionado fazer. Nada de mais e muito aquém daquilo, que pelos outros, deveria ter feito. Recordando Plutargo que há dia trouxeste de novo à nossa presença, no FB, pegaria na sua frase para também dizer “é preciso viver, não apenas existir”.
    Os amigos vêem-nos por um lado do prisma e vestem-nos de cores belas e multifacetadas, mas quem espreita no outro lado tem uma visão diferente em que os defeitos são os mais valorizados. Há uma circunstância que para mim é fundamental, o princípio da solidariedade e a consciência de que o espaço onde nos foi dado viver é temporário e precário, cedido para ser partilhado em harmonia com todos os seres que nos rodeiam.
    Agradeço as tuas palavras que não mereço. O que fiz de mal ou bem foi produto das circunstâncias que em dado momento da vida me levaram a atuar desta ou daquela maneira, nada mais.

    O melhor que a vida me tem dado são os Amigos e a todos agradeço a vossa amizade.
    Ao Viana amigo de longa data, de confindências e de cumplicidades um agradecimento especial, ao Rafael,à Olinda, à Suzana, ao Paulo Moura, ao Alfredo,ao Quito,ao Mário Rovira,ao Chico Torreira,ao Tonito,à Lena Morgado, a todos, o meu muito obrigado pelas amáveis palavras de que não sou merecedor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É certo que, como disse Plutarco, que citaste, é sobretudo através dos inimigos que ficamos a saber a verdade nua e crua a nosso respeito.
      Também sabemos que os nossos amigos tendem a destacar as nossas virtudes e a ocultar os nossos defeitos.
      Concedo, por isso, que a minha vontade e decisão de ter dito o que disse acerca da tua pessoa, tenha sido ditado pela amizade que por ti nutro.
      Não se conclua daí, contudo, que o que ficou escrito desvirtue a realidade ou que não corresponda objectivamente e com exactidão aos méritos que te atribuo e que sem sombra de dúvida possuis.
      Porque, pese embora a minha amizade por ti, considero-me suficientemente lúcido e objectivo, para ter escrito o que escrevi sem me ter deixado influenciar por ela.
      E muito ficou por dizer!
      Porque as limitações próprias de uma postagem num blog assim o aconselham e impõem.
      E porque fui escrevendo “ao correr da pena”, aflorando as ideias que sucessivamente me iam surgindo mentalmente, sem preocupações de sistematização ou revisão posterior das linhas que iam ficando escritas.
      Levo à conta da tua modéstia, e apenas dela, outro dos teus méritos que importa assinalar, o não quereres reconhecer que és tudo aquilo que eu disse e muito mais do que eu disse.
      Um grande abraço, meu amigo Abilio!

      Eliminar
  13. Lindo, lindo,lindo!
    Tás a ver Rui Felício o que fazem as tuas postagens?
    Ainda por ventura não não acabaram os comentários...e os que já cá estão dão bem para perceber a consideração que todos têm pelo Abilio!
    E agora ainda se vaI PROLONGAR...pois os amigalhaços de longa data vão para os golfihos!
    Boa viagem e e que os netos gostem.Ah! e bom almoço!

    ResponderEliminar