domingo, 10 de junho de 2012

O diospireiro do meu quintal é tão maluco como o dono

Redacção ilustrada

Eu tenho um diospireiro no meu quintal.
Eu gosto muito do meu diospireiro.
Uma noite, há alguns anos, estava a chover e a fazer muito vento. A minha Luísa veio chamar-me, aflita:
- Ó Paulo, o diospireiro tombou com a força do vento.
Quando o vi, pensei que estava perdido. O tronco, fininho para o tamanho da copa, fazia um ângulo de 90º. A copa estava toda caída no chão. Mas reparei que o tronco não estava rachado. Fomos buscar umas cordas e, à chuva, endireitámos a árvore e prendemo-la às nossas duas magnólias. No fim de semana seguinte, substituí as cordas por umas estacas, que lá estão até hoje... a apoiar o diospireiro, que cada ano está mais bonito e mais forte.
Desde então, todos os anos o diospireiro fica carregadinho de dióspiros. São tantos que os ramos se dobram até ao chão. E eu penso que é a forma que ele encontrou de agradecer a nossa amizade, que é recíproca.


Este ano, o diospireiro não vai só dar dióspiros. Um casal de melros fez dele a sua casa...


... e, por isso, vamos ser padrinhos de um belo par de melros.


Eu gosto muito do meu diospireiro.

61 comentários:

  1. Que ternurento!
    Merece ir ao programa da Catarina Furtado: Amor com Amor se Paga!
    Agora a Joana e a Mariana passam a cantar:

    Nós temos dois melros
    que é um achado.
    De dia dormem,
    à noite comem
    e cantam o fado.

    ............
    Melros , melrinhos,
    e se alguém vos agarrar,
    digam que não andam sózinhos
    na Mouradia é o vosso Lar!

    ResponderEliminar
  2. Se cantarem o fado à noite, atiro-lhes um sapato da janela do quarto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cantarem o fado quando eu estivesse a dormir?! Nem que fosse o «Fado da Ternura»!

      Eliminar
    2. Ainda se for um dos fados da Kátia Guerreiro...

      Eliminar
    3. "Um fado da Kátia Aveiro" ??? Espero que esteja no gozo porque essa gaja nem sequer sabe cantar! Quer dizer, não se importava nada de destruir o ninho de melro e matar as pobres aves... a menos que fosse por um fado dessa pimba ordinária ??? RIDICULO!

      Eliminar
  3. Pena eu estar tão longe... Caso contrário, na calada da noite, enquanto cantavam o fado, para azar da São Rosas, ia lá surripiar uns tantos diospiros, bem madurinhos, para não "arrepiarem" na boca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes vir que o portão está sempre aberto ou só ao trinco. Só tens que trazer uma colher (recomendo) ou então avisas-me e eu deixo uma colher junto ao diospireiro.
      Só te peço que não cantes o fado...

      Eliminar
  4. como gostava de ter um diospireiro no meu quintal...

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma pessoa cá em casa que quando viu os diospiros até arregalou os olhos, só que estão verdes...
    Quanto aos melros, estão como as crianças de hoje: super protegidos pois fizeram um ninho aonde os gatos lhes podem ir comer as crias.
    Aqui os cães não ligam a nada: nem vão a trás dos calcanhares das pessoas, nem das biciletas, nada. Nem parecem cães. Os gatos e os esquilos como são inteligentes, olham primeiro pela vida deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico, estes melros sempre estão mais espertos que os de há 3 anos, que fizeram o ninho junto ao chão, na sebe do meu quintal.

      Eliminar
    2. São Rosas, é o que faz dar com boas famílias. Estão a subir de nível.

      Eliminar
    3. Olha que não sei, Chico...
      Se houver um temporal e o diospireiro voltar a vergar, vêm parar ao chão num instantinho.

      Eliminar
    4. Acho que vou prender, com uns elásticos, uns pequenos pára-quedas aos ovos...

      Eliminar
  6. Já estou entusiasmada, pois penso ser convidada para o batizado dos gémeos melros.
    Como gosto dos amigos que gostam de diospireiros!

    ResponderEliminar
  7. Melros já criaram na minha parreira de morangueiro.
    Já lá vão 3 anos.
    É giro pois a rapaziada ainda anda por cá.
    São aos pares, ou pais ou os filhos.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os melros são um pouco tolos, parece-me. Com tanto gato por aqui e fazem ninhos rasteiros!

      Eliminar
  8. Melros, Melrinhos,
    e se alguém os agarrar........
    Isto para dizer que esta manhã pelas 8 h da manhã fui atacado por um melro ou (a),que me roubou montes de terra que tenho em vasos na varanda e terraço.Estou a ver que foi para fazer o ninho no diospireiro do Paulo.......
    Que sorte tem, este diospireiro ter um dono tão simpático como o Paulo,....
    Vou limpar a terra....uns a gostarem tanto de melros e eu a odiá-los(as).ah.ah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que defender a honra dos meus melros.
      O ninho está só feito com ramos de plantas, como podes ver pelas fotos.
      Essa terra que te roubaram, não foram os meus melros.
      Mas estou solidário contigo: não há nada pior do que alguém não ter terra.

      Eliminar
  9. Eu também gostava de ter um diospireiro no meu quintal...
    Mas tenho só um pessegueiro,uma laranjeira e um limoeiro.Também tenho um loureiro.
    Quanto às aves:de há vários anos para cá,os melros arranjaram sítio para nidificar.Este ano apareceu-me uma família de uma espécie nova:gaios.Estão no pessegueiro.
    Os melros nidificam no chão mas,a maior parte das vezes,é nos buracos do muro.
    Por aqui,no quintal,também tenho uma espécie de assembleia-geral de gatos vadios e,ao que tenho notado,as avezinhas não têm razão de queixa...
    Um abraço..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Os gatos e os melros devem ter assinado um pacto de não agressão...

      Eliminar
    2. Se assinaram, vão respeitar o pacto.
      Ao contrário do bicho-homem...

      Eliminar
    3. Com o novo acordo ortográfico, até respeitam o pato.

      Eliminar
  10. Conclusão:
    Até para ser diospireiro é preciso ter sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando os dióspiros estiverem maduros já os melritos devem ter ido para outras bandas. Nessa altura, temos que fazer a boa acção do ano: munidos de colheres, aliviamos o diospireiro do peso que carrega.

      Eliminar
    2. "Cheira-me" a pic-nic.!
      Claro que podes contar comigo.
      Mas não convides o CC ou, se o fizeres, tens de arranjar um cabaz-extra de dióspiros só para ele.
      A propósito, por onde é que anda esse matulão?!

      Eliminar
    3. Cuidado, Sãozita, que Dom Rafael adora dióspiros mas também adora passarinhos fritos.
      E a um melro, depois de degolado e depenado, nem se lhe vê o bico amarelo...

      Eliminar
    4. Eu sei, menino Carlinhos. Ele até já encomendou a dose dele: 4 melros!

      Eliminar
  11. Só pessoas de elevado nível, diria QI têm esta sensibilidade!!! Parabéns Luisa! Parabéns Paulo! E quanto a aves a nidificar...também tenho 2 borrachos, num vaso de uma das varandas. E estão em segurança total, pois os gatos não "voam"... cá até acima, quase nas nuvens! Só um inconveniente! Quando "ensaiarem" os primeiros voos (estarei atento para os filmar), terei de usar uma espátula (?)...e o vaso terá de levar nova planta!! Este ano para ale´m de patos...os melros são às dezenas, nos jardins das redondezas...e espertos! Os felinos bem os "moram"...mas eles fintam-nos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo bem espertos. Têm que ser. Por acaso gostava de saber como ludibriam eles os gatos... e os milhafres, que de vez em quando bem andam às voltas aqui por cima...

      Eliminar
    2. Estas aves sempre me fascinaram! E as cerejeiras lá do quintal...eram o seu poiso habitual...para as sobremesas! Parece que a cereja é um dos seus petiscos! Já agora...sabiam que: O melro-preto macho atrai a fêmea com uma exibição de corte, que consiste de corridas oblíquas combinadas com vénias, o bico aberto e uma canção grave "estrangulada". A fêmea permanece imóvel até levantar a cabeça e a cauda para permitir a cópula!!

      Eliminar
    3. Amante da Natureza !!! Experimenta colocar a máquina de vídeo...junto à relva do jardim! Depois é só ver o "film" mais tarde!

      Eliminar
    4. É o nome que eu gosto de chamar à Natureza... Ana Teresa... "eu amo Ana Teresa"...

      Eliminar
  12. De vez em quando também me aparece por aqui um melro.
    Mas como melros há muitos, nada terá a ver com os TRÊS que diospiram pela Mouradia.
    FALA quem sabe!

    ResponderEliminar
  13. A São manda dizer, que o ninho e os ovos são o máximo !!! Por isso, figuram agora como "fundo de ecran" do computador ...
    Eu mando dizer, que não te babes ...
    Toma lá um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Capinta!
      Ainda não nasceram e já são VIM («Very Important Melros»)!

      Eliminar
  14. maria helena morgadojunho 11, 2012 9:34 da manhã

    Que ternurento, este texto e que belas estas imagens!Parabéns!
    Eu também gosto muito de diospiros mas estou a ver que não sobra unzinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lenita, nem penses em baldar-te. Só tens que ter uma colherzita preparada para quando os dióspiros amadurecerem.

      Eliminar
  15. Tão linda redacção!
    Também tenho melros por aqui...conversamos logo de manhã!
    E picam,picam as corcódias que tenho num canteiro...a seguir lá tenho que varrer,varrer!!!
    São tão lindos os passarinhos
    Fazem os ninhos fazem os ninhos
    Com mil cuidados....???? Já esqueci!!!Fosca-se,a memória é traiçoeira nesta idade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Ninhos, de Afonso Lopes Vieira:

      Os passarinhos
      Tão engraçados,
      Fazem os ninhos
      Com mil cuidados.

      São p’ra os filhinhos
      Que estão p’ra ter
      Que os passarinhos
      Os vão fazer.

      Nos bicos trazem
      Coisas pequenas,
      E os ninhos fazem
      De musgo e penas.

      Depois, lá têm
      Os seus meninos,
      Tão pequeninos
      Ao pé da mãe.

      Nunca se faça
      Mal a um ninho,
      À linda graça
      De um passarinho!

      Que nos lembremos
      Sempre também
      Do pai que temos,
      Da nossa mãe!
      -----------------------------
      Mas gostei desta versão que encontrei na internet:

      Os passarinhos / tão engraçados
      Fazem os ninhos / Com mil cuidados
      São para os filhinhos / que estão a fazer
      Bem escondidinhos / para ninguém ver

      Nos bicos trazem / coisas pequenas
      Pianos, armários / cadeiras e penas

      Depois lá vêm / aos trambolhões
      Os seus meninos / tão calmeirões

      Nunca se faça / mal a um ninho
      A não ser que se queira / levar no focinho

      Que nos lembremos / sempre, também
      Do pai, do primo, do avô / do tio, da madrinha e da mãe!

      Eliminar
    2. Obrigada,São.A tua juventude saltitante não parou e trouxe os esquecidos versos...
      A outra versão está um primor...

      Eliminar
    3. Sabes que é sempre um prazer, Olindafixe ;O)

      Eliminar
  16. Reprodução
    Num ano normal, os melros fazem duas vezes criação. A fêmea põe em geral quatro ovos, que irão eclodir cerca de 15 dias depois.

    Mantem-te atento. Vão aparecer mais dois ovos.
    Eu sei muito....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os outros dois aparecerem na altura em que os dióspiros estiverem maduros, teremos que reparti-los com eles. Tenho é que os ensinar a comer dióspiros à colher.

      Eliminar
  17. Os dióspiros têm muitas aplicações no campo da saúde!
    No que a mim me diz respeito e porque gosto muito dos madurinhos também me aliviam meus incómodos: favorecem o trânsito intestinal, beneficiando pessoas com prisão de ventre especialmente de gases!
    O teu diospireiro é muito importante para a saúde. Trata-o bem!

    ResponderEliminar
  18. Não é só o melro que tem versos!!
    Olha aqui o

    DIÓSPIRO:

    Depois do almoço
    quando arrastamos a cadeira
    um pouco para trás
    uma sonolência morna
    entrelaçada de luz
    entra pelas janelas
    ludibria as cortinas
    e difusa poisa no vinho.

    É nessa altura que dizemos:
    vou comer este dióspiro
    antes que apodreça.

    Daniel Maia-Pinto Rodrigues,
    Dióspiro - Poesia Reunida 1977-2007,
    V. N. Famalicão, quasi edições, 2007

    ResponderEliminar
  19. E este, para o diospireiro:

    Poema - Diospireiro!
    Debaixo dela,
    sobre um tapete sentada,
    de grandes folhas,
    duma cor amarelada,
    admiro a árvore
    ostentando um colorido encarniçado.
    Sinto-me em mundo perdido!
    Ah! Como é bela,
    das folhas a cor mudando ...verde brilhante,
    laranja, acastanhando ...
    No fim do Verão
    já mostram tom meio encarnado;
    depois ... no chão, um amarelo esbranquiçado.
    Árvore-mãe,
    perdendo as filhas desmaiadas.
    Ofereceu frutas gostosas, delicadas.
    Agora calma,
    nua,
    erguida,
    bem podada,
    ela descansa.
    Prepara nova ninhada!

    3/2001Laura B. Martins

    ResponderEliminar
  20. O Dióspiro, com conhecidas propriedades medicinais, é um fruto diferente de todos os outros.
    Acho-o de uma beleza estranha, de uma cor invulgar, que nos traia a vista e faz salivar o paladar.
    No entanto, só gosto de o ver, de o olhar.
    Comê-lo é coisa que não faço depois de algumas vezes o ter tentado fazer.
    Não gosto, arrepia-me...

    Quanto aos melros, que noutros tempos eram uma espécie rara, parece que hoje abundam por todo o lado.
    Gosto de os ver todos os dias, no meu quintal, de manhã cedo a devorarem, sem medo, os restos de comida dos meus cães.

    O que o Paulo Moura não terá e eu tenho é um rouxinol que vive num choupo que tenho nesse quintal e que me encanta com os seus trinados...

    ResponderEliminar
  21. Respostas
    1. Rui, eu também não gostava de dióspiros... até ao dia em que comi um colhido bem madurinho, quase a desfazer-se. Delícia.
      Se for colhida antes de estar bem madura, esta fruta é como dizes: arrepia.

      Eliminar
  22. Como vão os ovos?
    E os dióspiros estão mais maduros?
    Aguardo notícias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dióspiros estão tão verdes como os ovos.
      Mas os ovos irão "amadurecer" muito mais rapidamente, porque os dióspiros ainda estão no início do crescimento (vê as fotos). Aconselho-te a pedires à Celestita uma bucha enquanto esperas...

      Eliminar