terça-feira, 8 de maio de 2012

NOTÍCIAS DE COLMAR

GUITARRA PORTUGUESA E LICOR BEIRÃO
no Festival de Lusofonia em Estrasburgo

O LICOR BEIRÃO e a GUITARRA PORTUGUESA:  dois símbolos bastante viajados!

A famosa bebida, graças a um trabalho gigantesco de inovação publicitária, está já presente nos mercados de 80 países e acaba de ser galardoada com um prémio Mundial.
A GUITARRA PORTUGUESA e a sua estreita implicação na divulgação mundial do FADO, contribuiu enormemente para que este último conquistasse os seus louros de "Património Mundial".






Em apoio às comemorações do 25 de Abril, realizou-se na semana passada em Estrasburgo, um Festival de Lusofonia.

Entre os vários artistas convidados, destacava-se o grupo de Fados de Lisboa, LUSO MELODIAS, bastante referenciado na Alsácia, onde residem. É constituído por três elementos onde o único português é o vocalista Manuel Sanches. O meu cunhado, Gabriel Grasser (irmão da Elisabeth) é o guitarrista que se ocupa do baixo. O sucesso que têm obtido, levou uma equipa da Televisão Portuguesa a deslocar-se até aqui, dedicando-lhe a sua participação num documentário.

Nesta sua passagem por Estrasburgo, os LUSO MELODIAS convidaram o grande guitarrista CARLOS GONCALVES, com quem interpretaram 26 temas dum reportório inteiramente dedicado ao FADO de Lisboa.

Entre 1968 e 1999, CARLOS GONCALVES beneficiou duma cumplicidade muito particular com a grande AMÁLIA RODRIGUES!



Integrado num grupo de músicos dirigidos por FONTES ROCHA, participou em quase todos os discos gravados pela famosa diva. (exactamente 28).

Entre estes, distinguem-se os álbuns "LÁGRIMA" e "GOSTAVA DE SER QUEM ERA", cujos textos são exclusivamente da sua autoria.

Nos anos 80, substituiu FONTES ROCHA, como Diretor artístico, ao lado dos célebres PINTO VARELA, JORGE FERNANDO e JOEL PINA, os guitarristas que acompanharam regularmente a AMÁLIA.

Depois do desaparecimento da grande AMÁLIA RODRIGUES, a carreira artística individual de CARLOS GONCALVES surge com  convites de inúmeros fadistas, não só para acompanhamentos, com a sua famosa guitarra, em múltiplas gravações discográficas mas igualmente assumindo o cargo de Diretor Artístico Musical.
Colabora frequentemente no estrangeiro com artistas internacionais.

Estas fotos vão concerteza agradar ao nosso grande amigo JOSÉ REDONDO, pois sei que a AMÁLIA RODRIGUES conserva um lugar de prestigio na sua bela coleção de CD's, que o acompanham regularmente nas suas deslocações de automóvel!

Bobbyzé 

3 comentários:

  1. O embaixador do Licor Beirão em terras de França, sempre activo!
    Na música nada escapa!
    A música e agora o Licor Beirão foi o fado que escolheu!

    ResponderEliminar
  2. BobbyZé, sempre na rota da promoção do que é tão português como ele...
    Licor e Fado. Duas vertentes de diferente matiz, mas o mesmo denominador comum: o estado de alma no dedilhar das cordas de uma viola e o sabor a saudade numa bem portuguesa garrafa de Licor Beirão...
    Abraço Bobbyzé

    ResponderEliminar
  3. Quito! Nem imaginas o grande prazer que tenho em conviver alguns momentos da vida destes grandes artistas, evocando simbolos tao Portugueses como é o LICOR BEIRAO!Para vocês, ai bem longe, pode parecer tarefa fàcil mas a verdade é que muitas vezes tenho que vencer enormes obstàculos para o obter!
    CARLOS GONCALVES confessou ter no LICOR BEIRAO o seu digestivo preferido!Contou-nos também algumas peripécias ocorridas ao longo destes seus 30 anos na estrada com a grande AMALIA. Um verdadeiro regalo!!!

    Gostei imenso da tua postagem!Com 39 anos de França, confesso nao ter vocabulàrio moderno suficiente em Português para rivalisar contigo, que és um excelente escritôr!

    Grande abraço

    ResponderEliminar