segunda-feira, 14 de maio de 2012

Lições de História

Lições de História

Francisco Queirós
“Olá mãe, desculpa estar a telefonar-te, eu sei que estás a trabalhar. Ouve lá, mãe, estou a estudar história e percebi que há muito, muito tempo, na Idade Média os servos e os camponeses eram obrigados a cederem vários dias para prestarem trabalhos gratuitos aos seus senhores. Na Idade Média, assim acontecia. Chamam-se corveias. Os servos e camponeses em diversos dias do ano, conforme os contratos escritos ou não, reparavam as residências dos senhores, os muros e caminhos ou realizavam vários trabalhos agrícolas sem qualquer recompensa por isso.
Estava eu a estudar e, sabes mãe?, fiz o que tu estás sempre a dizer para não fazer, tinha o televisor ligado e ouvi que o Vaticano aceitou que o governo elimine dois feriados religiosos. Primeiro nem percebi muito bem. Não foi ainda há pouco tempo que o Papa esteve em Cuba e pediu ao governo de lá para conceder feriados religiosos? Mas aqui aceita que o “Corpo de Deus” e o “Dia de Todos os Santos” deixem de ser feriados…Assim, em Portugal passarão a existir sete dias de trabalho gratuito. Quatro feriados, dois civis e dois religiosos, que o deixarão de ser e três dias de férias que serão dias de trabalho.
Assim, com mais horas de trabalho, os salários diminuem. Não é, mãe? O Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, considerou que estas medidas consubstanciam um regresso ao feudalismo. Ora aí está o que estou a estudar na disciplina de História! Fiquei então muito baralhado! Então agora também há corveias? Então agora voltámos ao que houve há muitos séculos? E mais baralhado fiquei quando peguei no jornal e vi que um senhor economista reproduzia números de um estudo do Instituto Nacional de Estatística.
Eu sei, mãe, devia estar a estudar, mas que queres, isto faz-me confusão! E o que dizia o estudo? Que 17,9 % dos portugueses vivem abaixo do limiar de pobreza, mas que se não fossem as prestações sociais, como o subsídio de desemprego, o rendimento social de inserção e outros, esse número subia para os 43,4%, o que daria 4 milhões e 600 mil pobres em Portugal! Não mãe, não é na Idade Média, é hoje! E ainda diz o senhor economista que só 41% dos desempregados recebem subsídio e disse ainda outra coisa terrível. É que na verdade se considerarmos o desemprego efetivo o número de desempregados que estão a receber subsídio em 2012, ouve com atenção, mãe!, em 2012, não é no livro de História, esse número é de 27,3%. E já agora, com mais dias de trabalho gratuito, o número dos desempregados vai aumentar ainda mais!
Sim, mãe, eu sei, tenho de ir estudar…Mas diz-me lá se fores capaz! Será que foi isto que vocês e antes os vossos pais quiseram deixar aos vossos filhos? Tudo tão parecido com a história antiga! Eu sabia que não! Como dizes, mãe? Que nos livros de história também há outros capítulos? Como aqueles em que o povo se libertou e deu enormes lições aos grandes senhores? Como em 1383 ou em 1820? Como em 1974!? Ok, mãe, ficou mais feliz assim. Afinal valeu a pena ter-te telefonado para o trabalho e não me parece que tenha sido uma grande asneira ter interrompido a sessão de estudo. Obrigado, mãe! Vamos lá fazer então os outros capítulos da história! Beijinhos!


in "As Beiras"

8 comentários:

  1. Francisco Queirós vale-se dos seus conhecimentos de história para nos mostrar que há semelhanças entre o exercício do poder na Idade Média e o presente.
    Semelhanças essas que eu julgava impensáveis! Mas, infelizmente, está cheio de razão.
    Desconhecia o termo "corveia" ( tanta coisa que eu desconheço!)
    "A corveia é o trabalho gratuito que no tempo do feudalismo os servos e camponeses deviam prestar ao seu senhor feudal ou ao Estado durante três ou mais dias por semana, como previa o contrato de enfeudação.
    É trabalhar de graça nas terras do senhor."
    Hoje, o Estado determina que os trabalhadores trabalhem de graça nas empresas dos patrões.

    Nota: Francisco Queirós tem uma coluna semanal in "As Beiras". Às 5ªs.feiras lá está ele...
    Leiam que vale a pena.

    ResponderEliminar
  2. Francisco Queirós reside no nosso Bairro e é vereador na Câmara Municipal de Coimbra.

    Também costumo ler a coluna semanal nas Beiras.

    ResponderEliminar
  3. Pensando bem, a História vai-se repetindo pelos séculos!
    Julgámos impensável, mas cá temos, tão bem descrito, uma carta dirigida a uma mãe a quem se confidenciam as dúvidas e as mágoas que nos vão na alma e que elas bem entendem.
    Reflitemos, debruçados sobre a lição apresentada por Francisco Queirós.

    ResponderEliminar
  4. Na mente humana, o feudalismo sempre existiu. O menino precisa de aprender isto na escola.
    Quanto maior a exploração do trabalho alheio, maior é a riqueza acumulada por quem a realiza.
    O excesso de exploração, a falta de contenção da ganância, a ultrapassagem dos limites, levaram em períodos da História, à revolta dos explorados e o feudalismo recuou.
    Pronto para voltar a atacar na primeira oportunidade. Porque a ideia está lá, latente, na cabeça dos exploradores!
    Não é portanto, por acaso, que nestes tempos que correm encontremos semelhanças com um período histórico que julgávamos definitivamente encerrado…

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao Francisco Queirós, por nos ter trazido este texto que nos obriga a pensar porque razão a História se repete !

    ResponderEliminar
  6. Lembram-se da letra da canção "Querida mãe"?
    Pois.Repete-se e de que maneira...

    ResponderEliminar