terça-feira, 8 de maio de 2012

Coimbra... à meia-noite ao luar


Os mestres da fotografia que me perdoem, mas no passado domingo, perto da meia-noite, quando regressava a casa depois do cortejo da minha Mariana cartolada, não resisti a tirar esta fotografia com a enorme Lua Cheia a gritar um Efe-Erre-A a Coimbra.
A minha máquina fotográfica saiu na Farinha Amparo. Como não tinha tripé, pedi licença a uma árvore para estar quietinha enquanto a maquineta fazia uma exposição adequada (pelos cálculos dela, vá-se lá saber quais). Só pude "dizer-lhe" para não pôr flash. Que saudades do tempo em que eu é que mandava na focagem, na abertura, na velocidade e na profundidade de campo que pretendia. Neste caso, a máquina é que determinou que o que devia estar focado era o muro do Mondego. Já não há respeito pelos fotógrafos, carais!

29 comentários:

  1. A máquina pode ter todos os defeitos e efeitos mas que deu uma Coimbra espelhada na água em profundidade com a lua a piscar o olho, é uma realidade. Uma foto diferente. Valeu a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me pareceu, Chico. Foi uma daquelas situações em que sacrificamos a técnica para dar primazia à emoção.

      Eliminar
  2. Hora certa no lugar exacto.
    Boa foto.
    A sensibilidade nas fotos,é melhor que as boas máquinas fotográficas.
    Assunto.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  3. Que encanto!
    Assunto lá diz o Tonito e concordo.

    ResponderEliminar
  4. Carais digo eu, Paulo !!! Tiro a cartola à Mariana cartolada, perante a sensibilidade da fotografia.
    Já agora, parabéns Mariana ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Mariana, nesta altura, depois da queima do grelo (pró ano hei-de ir vender Halibut à saída do penico da queima) e do cortejo, já tinha chorado tanto de emoção que acho que já tinha esgotado o stock de lágrimas.
      Abre aço!

      Eliminar
  5. Explica-te melhor! Que saudades do tempo em que eu é que mandava na focagem, na abertura, na velocidade e na profundidade de campo que pretendia.
    Agora fazes o que podes e o que te deixam!!!
    Ai tão tarde, MEIA NOITE!!!

    Mas a farinha amparo é de primeira!

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Não. Esta foto, tirada por ele, teria esses tais detalhes técnicos que eu, mesmo que quisesse, não poderia configurar na minha «FarinhAmparex».

      Eliminar
  7. Lembro-me que a publicidade da Farinha Amparo, naquela altura dizia" E predileta para o Pai e para a Neta!" Lembram-se?

    o titulo em inglês seria extraordinàrio:"MONSHADOW OVER THE MONDEGO RIVER"!

    Para captar aquela lua, a farinha deve mesmo dar brindes de qualidade!!!

    Parabens!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na falta de uma máquina "a sério", foi preciso fotografar com o coração.

      Eliminar
  8. Não sou fotógrafo nem percebo nada de fotografia.
    Gosto das imagens que gravamos na alma.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o caso desta imagem. Ficou-me gravada. Aqui, está o que pude mostrar.

      Eliminar
  9. É isso mesmo Paulo Moura! Também eu, mero amador...disparo....com a emoção do momento! Qual técnica qual carapuça...isso é para os profissionais!! Na foto que publiquei... a "cabra" seduziu-me! Também era a iluminada..o resto... noite escura como breu! O meu "telemóvel" nao saiu na "farinha amparo"...mas com poucos dólares também se fazem fotos giras. Digo eu!!! Parabéns à Mariana! Parabéns à família babada! Que tenha um futuro risonho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta ali é uma grade...

      ahahahahahahahahah

      Abre aço, JottaElle!

      Eliminar
  10. E a Árvore disse:
    - Encosta-te a mim que eu te darei firmeza e te ajudarei nos teus propósitos.
    E o Mondego e a Cidade disseram:
    - Não sabemos porquê mas sentimos que estamos a ser tratados com um imenso carinho.
    E a Lua disse:
    - É o carinho que eu emano, este meu largo sorriso vai para a Mariana e para aqueles que a amam.

    E prontus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chiça, Viana, que um poeta é um poeta e tu és um poeta.
      Abre aço!

      Eliminar
    2. Tenho dias...

      Toma lá mais um abraço. ( o Quito não se incomoda com o plágio )

      Eliminar
    3. Claro que não. Eu também vejo a malta amiga a "abrir aços"... e sinto orgulho. Abre aço!

      Eliminar
  11. E que grande coração tem o Paulo para tirar esta foto. Lindaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar