sábado, 14 de abril de 2012

SOZINHO EM CASA ...


Maldita cozinha ...

Maldito destino. Maldita vida. Maldita cozinha, que me consome. Já não me basta o telejornal, os discursos do Senhor dos Passos, o Gasparinho com olheiras até ao umbigo, os submarinos do Paulo, os primos da Suiça do regedor de Oeiras, o trio Odemira que anda por aí de pasta na mão a palmar-me os subsídios, o Jorge Jesus a mascar a pastilha, a frota de meninas do Pinto da Costa, as vitórias morais da Académica … irra que estou farto !!!

E eu aqui, na cozinha, encostado à banca, de pijama, avental, cabelo num desalinho e a barba por fazer. A olhar para a frigideira debruada a negro, a transbordar de alho esturricado do jantar de ontem à noite. Mas quem me manda a mim, ter peneiras de que sou capaz de cozinhar melhor que o Chefe Silva? Sim, quem me manda a mim!?. Verdade se diga, que ele também não faz nada de jeito. Cherne no forno, enfeitado com molho de cereja … Bacalhau à Zé do Pipo sem pipo, quer dizer … sem vinho … uma blasfémia … ou então, salmão da Noruega, embebido em sumo de tangerina de Marraquexe. Vossas Senhorias comiam aquilo ? Não?! Nem eu !!!

E eu aqui, na cozinha, encostado à banca, de pijama, avental, cabelo num desalinho e a barba por fazer. A olhar para o fogão, a pingar gordura de cima a baixo e a lembrar-me do dedo em riste encostado ao meu nariz, num discurso perturbante:

- QUANDO EU VOLTAR, QUERO A COZINHA TÃO LIMPA QUANTO A DEIXEI ...

E eu aqui, na cozinha, encostado à banca, de pijama, avental, cabelo num desalinho e a barba por fazer. Até o raio do chão se me cola às pantufas, até os deuses estão contra mim…

Mas que culpa tenho eu, que a frigideira começasse aos estampidos de bacamarte, por causa do azeita a ferver ? Que culpa tenho eu, que o estafermo do alho, ficasse castanho ? Que culpa tenho eu, que a polpa de tomate, que deitei em cima do alho e do azeite, ameaçasse explodir, que mais parecia o Vulcão dos Capelinhos ? Sim, que culpa tenho eu ???

E eu aqui, na cozinha, encostado à banca, de pijama, avental, o cabelo num desalinho e a barba por fazer. Maldita sertã, que mais parecia possuída pelo demónio, a saltar em cima do fogão. Salvou-se um deslavado esparguete anémico, que devia levar o dito molho por cima …

E eu aqui, na cozinha, encostado à banca, de pijama, avental, o cabelo num desalinho e a barba por fazer, a olhar tristemente para a pilha de louça suja, meditabundo …

Mas quando o dedo acusador chegar, acho que já cá não estarei. Vou seguir o conselho encorajador do nosso putativo Primeiro Ministro …

VOU EMIGRAR …

Quito Pereira

30 comentários:

  1. ....um deslavado esparguete anémico....fartei-me de rir....
    É assim que se dá valor às mulheres....
    Bom fim de semana.
    Um abraço,
    Nanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço, Nanda ...
      Um bom fim de semana, igualmente ...

      Eliminar
  2. ...mas que maravilha!O cabelo em desalinho é o que mais dificuldade tenho em imaginar...
    O dedo acusador "funcionou"?
    Creio que não.
    Dei umas boas gargalhadas...mas peço-te:não emigres!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço, Olinda linda ...
      Não te preocupes ...vais continuar a aturar-me ...

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Bom trabalho não, Tonito !!!
      Ficou tudo esturrado, caraças !!!

      Eliminar
  4. Eu imaginava-te a cozinhar um bom naco de presunto, acompanhado com broa caseira e azeitonas virgens, imaginava-te a cozinhar uma boa sobremesa como um pedação de queijo beirão, enfim, imaginava-te a cozinhar tudo menos um molho esturrado para colorir um deslavado esparguete anémico.
    Espero que não tenhas levado com a sertã, que bem merecias...
    Também espero que não emigres. Manda o putativo putatar. Que emigre ele!

    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a crise, meu caro Viana. Até os ratos abandonam a cozinha a chorar ...

      Eliminar
  5. Mas não podia acontecer outra coisa!Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão!
    Uma semana a cozinhar, ou por outra a tentar estragar a matéria comestivel em qualquer coisa intragável para comer!Alho estornicado esparralhado sobre esparguete que qualquer criança de 1 ano sabe cozer!Porque não comeste atum toda a semana? Pelos vistos nem uns ovos estrelados te atreves a fazer!
    Claro que muito desta prosa é só para impressionar!Não terás comido em casa mais que a primeira vez...depois do desastre do primeiro dia que puseste o avental: comeste mal, com as alpercatas pregadas ao chão, uma montanha de tarecos para lavar...que foste ao tasco do João comer uns Jaquinzinhos!
    E com aspecto bem rosado com que hoje apareceste na pastelaria, não foi a comer espatguete com alho esturrado que te dava este ar tão luzidio!
    Toma um conselho: os enlatados prontos a comer foram inventados precisamente para matar a fome aos "nabos" na cozinha!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do atum é bem pensada ...
      Mas é preciso um curso para abrir a lata ...

      Eliminar
  6. E eu aqui, na cozinha, encostado à banca, de pijama, avental, o cabelo num desalinho e a barba por fazer,com o portátil em cima da bancada da cozinha, a pesquisar na internet a receita de pézinhos de coentrada que tencionava fazer para o jantar.
    Não me esqueci de apanhar um molho de coentros no quintal. Mas verifiquei à ultima hora que nunca lá semeei pezinhos de porco.
    Resultado: vou ao restaurante comer um bife mal passado...

    Na verdade, nada muito diferente daquilo que o Quito terá feito naquele dia aziago!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui !!!
      Não me puxes pela língua ...olha a história do cherne ás postas ...

      Eliminar
  7. Como te entendo,amigo.
    Esta manhã,cerca da 1 e meia,estava eu na cozinha(com o cabelo ainda mais desalinhado que o teu) a espalhar os géneros na banca,para fazer o meu almoço.
    Deu-me uma crise de indignação e tornei a arrumar aquela tralha toda e fui comer a uma tasca!
    Só deixei o feijão de molho,para amanhã...
    Quando chegar,a minha técnica de alimentação fará o resto...
    Para hoje estou safo:broa com presunto,queijo da serra e vinho de Lamas.
    Até amanhã e um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bo, Rui Lucas !!! Tu é que a sabes toda !!!
      Bom proveito ...

      Eliminar
    2. Não é tudo assim tão fácil.
      Daqui a pouco,antes de me deitar,ainda tenho que lavar as carnes salgadas.Depois,tempero-as e ponho a cozer.
      Amanhã,a minha molha,só tem que aproveitar a água das carnes para cozer as couves (portuguesa e a outra,com bolhas,de que não me lembro o nome).
      Como vês,ela só tem que fazer o refogado,juntar os enchidos e pouco mais.
      Se tiveres fome,aparece por aqui cerca das 4 que tens direito a uma malga.

      Eliminar
    3. Obrigado Rui, cheira-me a que vão fazer uma rica almoçarada caseira ...
      Já marchava um tinto só pelo cheiro ...

      Eliminar
  8. Ó Quito! Cada macaco no seu galho!... Senta-te em frente ao computador e escreve que é o que tu sabes fazer na perfeição e se quiseres, vem cá almoçar a casa que eu faço o almoço!!!... Até te dou frango de caril, que tu nem gostas...
    Consegui ver-te na cozinha completamente atarantado! Não te esqueças de mandar lavar o pijama, que esse ficou a cheirar a fritos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com um gajo como o Alfredo, que tem 3 estrelas MICHELAN no curriculo, nem me atrevo a argumentar ...

      Eliminar
  9. Hoje de manhã levantei-me e fui ver a exposição da "Feira de arte sobre papel contemporâneo" deste ano. Pude ver desde estátuas de tamanho real feitas de papel reciclado, estatuetas e pinturas de todos os tipos de materiais sobre o dito papel apresentados por vinte e três galerias, mais de cento e cinquenta artistas distribuídos por quarenta e seis stands. Cheguei a casa, abri a porta e as gargalhadas eram gerais. Todo o mundo não parava de rir. Quando me aproximei disseram-me logo que o Quito ia emigrar e que era melhor ler tudo, incluindo os comentários. Pois, nem vale a pena depois de todos os comentários valorizar uma ou outra passagem, só que terminámos todos a rir. Falando francamente: derivado à situação internacional, fiquei satisfeito quando cheguei à conclusão que "desemigraste".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço a toda a família "canadiana". Hoje riram-se de um pobre aprendiz de cozinheiro ...

      Eliminar
  10. Ai Chico acautela-te que o Quito ainda te vai bater aí à porta, com o desespero em que ficou!...
    Para a anemia do esparguete, um frasco de ferro e resolve.
    Aconselho-te a apresentares-te na cozinha, penteado, calçado, barba feita,..
    e assim todos os ingredientes te respeitarão.
    Não desistas, continua a experimentar e ainda nos convidarás para um repasto saboroso, tal como os outros!
    Já agora pergunto: Qual a tua especialidade?
    Escreve a receita, pois a escrever safas-te bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Celeste, desgraçadamente a minha especialidade é não saber especialidade nenhuma !!!
      Só sei cozinhar batatas fritas de pacote. Daquelas estaladiças que é só abrir e meter para o "estreito"...

      Eliminar
  11. Eheheheh!!! Adorei, Quito!!!
    Gosto de saber que há homens maravilhosos que sabem cozinhar de tudo e muito bem, mas como não é o caso do meu, tenho de me "esfalfar" para, todos os dias, pensar no que vou fazer. Como te compreendo...
    Tenho umas receitazitas práticas e rápidas de fazer. Se precisares de alguma, é só dizeres que tas mando pelo computador. Não quero que falte seja o que for.
    Só há uma coisa que não te aconselho: pijama na cozinha? Nem pensar!!!
    Um grande beijinho para ti e para a São e obrigada pela boa disposição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Romicas, na cozinha só de pijama, não posso pôr gordura no único fato que tenho, que ainda é o do meu casamento e que já esta a rebentar pelas costuras, pois engordei mais de 20 quilos para os lados ...
      Abraço para vós, também, e para os "meninos" que já estão uns homens ...

      Eliminar
    2. Com este comentário do Quito, fiquei a compreender porque é que os noivos cá não compram o fato. Alugam-no. Assim na próxima vez alugam outro pois encontram sempre um com as medidas.
      Um abraço.

      Eliminar
    3. Alugam-no. Claro Chico,é o ovo de Colombo !!!
      Abraço

      Eliminar
  12. És um homem de coragem, então meteste-te a cozinhar coisas difíceis, pelo visto, que se recusam a ser cozinhadas e saltam por todo o lado endemoninhados e sujando toda a cozinha? Então ainda não aprendeste que nessas ocasiões há sempre um frango no espeto que espera por nós ao virar da esquina?
    Gostei de ler a tua aventura, que me fez rir, e espero que o dedo acusador não tenha sido tão ríspido como esperavas.
    Um abraço
    Abílio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Abílio, por toda esta solidariedade de frigideira que se gerou à minha volta ...

      Eliminar
    2. Juro-te que se o dedo acusador fosse o meu, seria muito mais que um dedo!!!Eu que fico arrepiada só de pensar em limpar fogões engordurados, imagina o que te faria se estivesse no lugar da São...
      Para a próxima, não tentes sequer, fazer: compra feito, que é mais barato e muuito mais seguro!!!

      E embora não me possa rir, devido a uma danada infecção na boca, deliciei-me com as tuas desventuras na cozinha!
      Abreijos!

      Eliminar
  13. Pois Teresa, eu é que esturro a comida e tu é que ficas com infeções na boca eheheh ...
    Abraço

    ResponderEliminar