quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

«Quero lá saber de pieguices, a Académica vai ao Jamor!»

Texto de Tiago Mesquita no «Expresso»:

"(...) A Académica, emblema da minha cidade mas muito mais do que isso, provavelmente um dos único clubes verdadeiramente universais, escreveu mais uma página na sua brilhante história. A Académica é muito mais do que um clube, é muito mais do que uma sigla, um emblema ou um conjunto de jogadores. A Briosa é um estado de espírito. A Académica não tem igual ou sequer parecido. É uma luta constante e uma revolução permanente e talvez por isso tenha marcado e continue a marcar tantas pessoas ao longo de muitas gerações, passem estas ou não por Coimbra. A Académica é a Académica. A Académica é uma causa, são várias causas que percorrem os tempos, a sociedade e a vida de milhares. A Académica é luta, protesto e alegria. A Académica é cultura.
Quarenta e três anos depois do meu pai ter estado nas bancadas do Jamor no dia 22 de Junho, ano em que os estudantes desafiaram o sistema de ensino, correram com o Presidente da República Américo Tomás de Coimbra e abalaram o regime numa luta desigual mas demonstrativa de uma força e coragem ímpares, a Académica volta, de forma briosa, a marcar presença numa final da Taça de Portugal. Bem hajam rapazes. Dia 20 de Maio lá estarei para vos saudar.
Corria o ano de 1969 e num ambiente de cortar à faca, "um dos maiores comícios de sempre contra o regime" escreveu Carlos pinhão, marcado pela entrada dos estudantes em campo de capas negras num protesto que anunciava a queda do regime ditatorial, entre pides bolorentos, faixas irreverentes ergueram-se ao intervalo exigindo "melhor ensino e menos armas". Cânticos desafiantes e vozes de protesto. A Académica vendeu cara a derrota ao SL. Benfica de Eusébio e Simões. Desta vez a história vai ser diferente, espero, e venha quem vier "morre".


Viva a Académica. Sempre.
Tiago Mesquita"

16 comentários:

  1. Foi dramático, mas lá estaremos.

    Não somos um clube de futebol. Somos uma Instituição ...

    Uma final, ganha-se ou perde-se. Mas não há dramas ...

    Porém, suprema glória é nossa. Foi em 1939.
    Ganhámos a primeira de todas ...

    Foram os tempos românticos, sem a promiscuidade do vil metal.

    Vamos voltar ao Jamor. Que os Deuses do Olimpo estejam connosco ....

    SALVÉ BRIOSA !!!

    ResponderEliminar
  2. (...)ergueram-se ao intervalo exigindo "melhor ensino e menos armas"(...)

    Naquela data histórica, aqueles que como eu não puderam assistir ao jogo/comício prenunciador da queda do regime, porque nos tinham mandado para terras desconhecidas de armas na mão, ficaram sensibilizados pela frase que correu mundo acima recordada.

    Sabiamos que a geração de estudantes a que pertenciamos, mesmo que transitoriamente com uma farda em cima do corpo, haveria de levar a bom porto a sua luta, como se veio a verificar 5 anos depois.

    Hoje, felizmente, não é já necessário exigir menos armas e poderemos assistir a uma festa abrilhantada pela mais genuina Associação de sempre: a Académica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui!Certo, as G3 jà estao enferrujadas mas a luta continua!Vê a situaçao em que se encontra PORTUGAL!Espero que a TROIKA nao esteja presente no JAMOR senao...

      Eliminar
  3. Cada vez que os Estudantes faziam uma nabice e eu resmungava, a minha filhota Joana acalmava-me: "ó pai, sabes bem que a Académica não é o Barcelona!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, realmente a Académica não é o Barcelona, nós somos muito melhores ... hihihihihihihihiih

      Eliminar
    2. Isso mesmo! Até parece que estavas lá.

      Eliminar
  4. Deixam-me recordar 1969...22 de Junho....cedo fomos para o final da Ponte de Santa Clara. Boleia ...para Lisboa. Apanhámos um simpatico casal de Aveiro...que até nos pagaram uma bifana no pāo e uma bussaco, na Venda das Raparigas. 11 da manhā jà estàvamos debaixo do Arco da Rua Augusta. Uma capacity estendida....e as moedas come am a cair. Eis que surge, vin do de um cacilheiro, o Pérides do Sporting, que nos disse que também ia ao Jamor. As lágrimas caiam-lhe pela face...e saca uma nota de 20 escudos....e com um sorriso de homem bom, atira a nota para o meio da capa. Depois de um FRA....num ápice a nota, é recolhida pelo Jorge do Café. Assim ficávamos com uns parcos trocos...para sensibilizar!!! No final, chegamos a Coimbra, com uma "mesada"....que deu pró tabaquito da semana!!! VIVA A ACADÉMICA !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do Perides, nunca mais te esqueceu, Leitão ! São momentos saborosos da uma Associação Académica de Coimbra, que é transversal ao Tempo.
      Viva a Briosa, viva Coimbra ....

      Eliminar
    2. Como não uso capa, tenho que abrir a caixa do cavaquinho ou da viola... ou um boné...

      Eliminar
  5. Eu só quero Saúde para assistir ao que a minha Académica faz.
    Dias.

    ResponderEliminar
  6. No Tempo em que o amor à camisola, "falava" mais alto!!!! Hoje já nāo é bem assim!!! E os jogadores das outras equipas, tinham um particular carinho pela ACADÉMICA !!!! Unica no Mundo!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mas os tempos mudaram e continuam a mudar!
      Temos que nos adaptar, não temos outro remédio...é um faCto!

      Eliminar
    2. Unica no Mundo, nao! Hà uma outra equipa com as mesmas caracteristicas. Fundada por estudantes e profissionais mais tarde! Qual é?

      Eliminar
  7. Em 69 não fui ao Jamor porque no dia seguinte tinha exame de Matemática para assim terminar o 7º ano, mas desta vez irei, pelo menos estou prevendo essa deslocação a Lisboa, ou como diz o Pinto da Costa, a Oeiras.
    VIVA A ACADÉMICA.
    Ana Maria.

    ResponderEliminar
  8. Continuamos a ser únicos.
    Já vos confessei que não tenho 2º clube.Para mim,este é o maior de todos os grandes.
    No Jamor,quero ver a nossa Académica a entrar com a capa e,nas bancadas,haverá muitos motivos para preencher fachas e cartazes.
    Vamos transformar o sonho e trazer a Taça!
    Viva a Académica!

    ResponderEliminar