terça-feira, 24 de janeiro de 2012

REVISTA DE IMPRENSA - AS BEIRAS


Um grupo de antigos alunos que frequentaram a escola de São Bartolomeu, na avenida Fernão de Magalhães ( Baixa de Coimbra), entre os anos de 1953 e 1957, reuniu-se no passado sábado num convívio de confraternização que serviu, também para reviver outos tempos, nomeadamente quando a escola era dividida em classes de rapazes e de raparigas.

Nota: na foto: em cima no lado direito o TONITO e em baixo ao centro  Manuel Matos-Rua Carvalho Araújo-Rua I  e do lado direito o João Rocha.
São os que conheço...

16 comentários:

  1. Embora tenha frequentado as escolas da Rua dos Combatentes ( até á 2ª classe )e a do Bairro ( 3ª e 4ª classe ), foi nesta escola de São Bartolomeu que, em 1954,fui fazer o exame de admissão ao liceu, embora ainda hoje não saiba bem porque é que me mandaram fazê-lo nesta escola.

    ResponderEliminar
  2. Companheiros de escola um bocadito mais novos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu que o Tonito apareceu no Norton, já ao fim da tarde, com um brilhosinho nos olhos, dando a boa nova: "vá lá pá, hoje foi um dia do caraças; estive com malta que não via há quase 60 anos.
      Lá explicou que tinha sido um encontro dos seus colegas da escola primária de São Bartolomeu.
      - Então também estiveste com o Rui Lucas...
      - Rui Lucas? Não, não esteve.
      - Mas olha que ele andou nessa escola. Lembro-me bem que foi lá que ele aprendeu o que era o infinito.
      - Pois,vá lá pá, não te esqueças que o Rui é mais velho do que eu uns 3 ou 4 anos.
      - Tens razão, quando entraste para a escola já ele estava a sair...

      Foi assim e prontus...

      Eliminar
  3. mas o Tonito...não disse que ía ter este rabalhão!!!
    Mas eu estou atento aos periódicos cá da terra!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menino, eu se não apareci no sábado de manhã, tinha que haver com algum assunto de Mensão honrosa, para não estar presente.
      Por simples acaso na sexta passada estivemos juntos e o je disse, há manhã tenho rebalhão da escola primária.
      Foi tudo tratado e resolvido.
      Mas é uma sensação muito estranha encontrar rapaziada que já não se vê há 57 anos.
      Foi uma experiência extraordinária a nível da relação entre pessoas.
      Gostei.
      Venham mais destas.
      Dias.

      Eliminar
    2. E querias que passados estes três dias querias que eu me lembrasse dessa história toda!
      Tá bem, tá bem!
      57 anos à espera para se reencontrarem? E não faltou ninguém?
      Porque não esperaram para comemorarem os 100 anos..sem se tornarem a ver?
      Mas já está, já está!
      E bem tratado e resolvido...talvez mais bem "tratados" que resolvidos!

      Eliminar
  4. E quase ao pé do Tonito está o meu cara-metade...que tenho a impressão que nem sonha que a foto veio no Calinas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao Tonito que lugar ocupa o teu cara metade:para a esquerda ou para a direita!
      Com que então As Beiras é o "CALINAS" e o Diário de Coimbra o"Calino"?
      Estamos sempre a aprender...coisas do antigamente!
      Agora estes diários são uns "SENHORES" DIÁRIO"!!!!

      Eliminar
    2. Eu não reparei que a foto é do DB, por isso mudei-lhe o nome (deve ser o alemão a entrar comigo)
      O meu cara metade está à esquerda do Tonito (à nossa direita), só está um mais 'maneirinho' entre eles os dois.

      Eliminar
    3. Prontos, o outro menos maneirinho além do Tonito já sei quem é!

      Eliminar
    4. E a fotografia de 1954, que está um mimo???Descobrir o Tonito no meio dos colegas todos...

      Eliminar
    5. Eu tenho uma cópia dessa foto, tirada em 30 de Abril de 1954.Vou tentar publicá-la, está bem?

      Eliminar
    6. Menina, o João Rocha não foi.
      O moço aparenta o Rocha mas não é o dito.
      Um Abraço.
      Dias.

      Eliminar