segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Isto já é o meu «Jornal do Fundão», carais!

"Para: Paulo Moura
De: Fernando Paulouro (J. Fundão) - fernandopaulouro@jornaldofundao.pt
Assunto: Resposta tardia e penitência

Caro Paulo Moura

Permita que o trate assim. Conheci bem o seu pai e lembro-me bem dele como correspondente e amigo do “Jornal do Fundão”. Era muito jovem, mas já andava pela aventura do JF. Peço-lhe imensa desculpa de só hoje lhe responder. Mas o ano que passou foi atribulado para mim do ponto de vista da saúde (fui submetido a uma intervenção cirúrgica pesada, como dizem na medicina, e etc...) e a sua mensagem de Agosto coincidiu com o meu relativo afastamento do jornal. Mas aqui estou a dizer-lhe que, tendo lido as prosas que me enviou do Quito Pereira, gostei de as ler, não só pela desenvoltura da escrita, mas pela sensibilidade que ela traduz. Os textos cabem no JF e ficarei feliz se os puder publicar. Num tempo em que a escrita se padroniza e tantas vezes fica refém da matriz comercial, é bom ouvir o rumor do mundo através das realidades primordiais...
Fica com o meu e-mail, para si e para o Quito Pereira, que terei seguramente prazer em conhecer. E venham os textos. O da cadeira vazia do carpinteiro, parece-me excelente. Posso publicá-lo?
Um abraço e grato, muito grato, pela sua insistência, que me permitiu a resposta de hoje.
Outro abraço
Fernando Paulouro Neves"

Agora é contigo, Quito!
Contacta o Fernando Paulouro (tens ali em cima o e-mail dele) que eu tenho mais que fazer, mais concretamente apressar-me a renovar a assinatura do nosso JF.
Abre aço!

21 comentários:

  1. Parabéns ao Paulo Moura pelo empenho e persistência demonstrados.
    A excessivamente modéstia do Quito ficou assim desmontada.
    Na verdade, o conto "A MISSÃO", é um dos melhores de todos os que o Quito escreveu. Mas outros. Muitos mais! Espero que agora o prestigiado JF fique atento e que o Quito de uma vez por todas entenda que aquilo que recorrentemente comento àcerca dos seus textos não é fruto da nossa simples amizade, mas sim da superior qualidade da sua escrita.

    Um abraço ao Quito.
    Um abra aço ao Paulo!

    ResponderEliminar
  2. Escrevi "mas outros". Queria ter escrito "mas há outros", como evidentemente se entende...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como dizes, Rui Felício. Espero que o Quito se convença, finalmente, que o que escreve tem muito valor. Como diz o Fernando Paulouro Neves, director do JF, nesta mensagem, os textos do Quito fazem-nos "ouvir o rumor do mundo através das realidades primordiais".

      Eliminar
  3. Parabens aos três:Quito,Paulo Moura e Paulouro das Neves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu limitei-me a levar a carta para Garcia... digo, os artigos do Quito para onde lhes darão o merecido valor.

      Eliminar
    2. Que grande nova!!!!
      Tanta argumentação, tanta insistência do Paulo Moura tinha que dar resultado!
      Era impossivel que o senhor Paulouro das Neves perante a qualidades dos textos fosse incensível e não os publicasse.
      A justificação está dada e é o JF que sai beneficiado...e o PM continua a pagar a assinatura!
      Sinto-me muito satisfeito com esta atitude do JF!
      E têm lá muitos textos, pois eu sempre que o Quito publicava um texto eu reencamihava para o JF!
      Bravo Paulo Moura!
      Um abraço ao nosso escritor!

      Eliminar
    3. Estamos ambos eufóricos, não estamos, Rafaelitolindodomeucoração?

      Eliminar
  4. Uma boa nova! Parabéns caro amigo Quito! O JF é semanal ou quinzenal? Qt custa a sua assinatura? O Paulo Moura é dos meus! Insiste...insiste...insiste!!! Os beirões são assim! Um abre...aço e para ti...parafraseando um amigo...que todos conhecem, sim aquele a quem já chamam Eça...mas dizia eu..."toma lá um abraço! E...carais!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JottaElle, o JotaEfe (escrito assim parece teu primo) é semanal e a assinatura, para 52 edições (anual, portanto) são 32 euros (para seis meses, 16 euros). Eu sei bem isso porque acabei de fazer a transferência desse valor para o NIB deles. É que não quero perder nenhum dos textos do nosso Quito no nosso JF.
      E o Jornal do Fundão não tem só interesse regional: desde sempre, conta com colaboradores que fazem do JF uma referência da cultura nacional. Não foi por acaso que tiveram muitos problemas com a Censura, chegando mesmo a estar suspensos.

      Eliminar
    2. Leitão
      São 2O euros. nada que se não possa pagar ...
      Toma lá um abraço

      Eliminar
    3. 20 euros é para a assinatura anual online. Não dá para cheirar o papel...

      Eliminar
    4. Olha é quanto pago pelo meu Região do Castelo das fraldas das Serras de Sicó!

      Eliminar
    5. E as fraldas da Serra da Estrela são muito maiores!

      Eliminar
  5. O Paulo Moura "levou a carta a Garcia", mas os leitores do blogue também dão o devido valor e relevo à escrita do Quito!
    Assim, todos saem a ganhar com a feliz conclusão deste investimento literário.

    ResponderEliminar
  6. Fico muito feliz com este desfecho!... Também achava que os textos do Quito, seriam uma maior valia para o JF.
    Com a persistência e amizade do Paulo Moura acabou por se fazer justiça.
    Parabéns Paulo, Parabéns Quito e parabéns JF.

    ResponderEliminar
  7. Estava eu posto em sossego, a digerir uma mensagem do Felício, quando o Paulo me envia o "e-mail" do Diretor do "Jornal do Fundão".
    Ao Paulo Moura, já tive a ocasião de agradecer a insistência. Bem o tentei demover,mas ele levou muito a sério a sua pretensão. Fiquei satisfeito. Sobretudo, porque teve direito a uma resposta e pela cordialidade do Senhor Paulouro Neves, que até entendeu dar uma justificação do seu mutismo.
    Amanhã, não deixarei de dar uma palavra ao Diretor do Jornal.
    Como sabem, nunca foi minha intenção ver textos da minha lavra em espaços mais alargados. Mas acabei sitiado por um grupo de amigos ( Felício, Paulo, Rafael, Viana , Leitão, Isabel Parreiral, Abilio e outros) que entendiam o contrário. O Rafael, agora, resolveu elevar o meu patamar. Chama-me escritor. Realmente, como em poucas horas se "sobe" na vida !!!
    Abraço a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu mereces Quito.
      Um Abraço.
      Dias.

      Eliminar
    2. Todos merecemos. Quem conhece como eu o Jornal do Fundão (desde que nasci) sabe que os textos do Quito comungam da mesma alma que o JF tem e cultiva. O Fernando Paulouro sabe-o - e di-lo - muito bem.
      Agora, Quito, contacta lá o Fernando Paulouro e combina com ele a publicação dos textos. Eu quero começar a ler-te no nosso JF.

      Eliminar
  8. Parabéns Quito, parabéns Paulo Moura.
    A persistência do Paulo Moura como a água mole em pedra dura sempre deu resultado.
    E deu resultado porque a razão da sua insistência não era infundada e estava plasmada na enorme qualidade dos textos do Quito que, apesar deste querer de não querer, naturalmente tem no JF mais uma etapa, um degrau, que o há-de catapultar para maior reconhecimento no mundo das letras.
    Quito, só tens que continuar a escrever como fazes e sabes e tudo o resto logo aparecerá. Força. Aquele Abraço
    Abílio

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao JF que acaba de abrir portas a um colaborador que lhe valorizará o jornal.
    Ao Paulo Moura, pela sua firmeza numa justa batalha, um grande abr aço.
    Ao Quito, para que, de uma vez por todas, se convença que o reconhecimento do seu mérito não se fica pelo núcleo de amigos mais chegados, com os votos de encorajamento para mais altas aventuras literárias, aqui vai AQUELE ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Quito,
    Estás de parabéns, mas todos estamos de parabéns, por vivermos cada um à sua maneira, os êxitos e a amizade, que sendo verdadeira, dá frutos como aquele que acabamos de presenciar.
    Um abração.

    ResponderEliminar