domingo, 15 de janeiro de 2012

AS JANEIRAS NO BAIRRO NORTON DE MATOS

Primeiro a sopinha quentinha...depois o ensaio!
Inicio da caminhada...
 ...com a juventude a aquecer...
 ...e a bater-se para a fotografia!
 Aqui mora gente honrada
É a casa dum lavrador
que tem uma mulher bonita...
...e um filho que é uma flor
 Alegrai-vos companheiros
Já vejo a luz da candeia
O filho do lavrador
Veio-nos convidar prá ceia...
 Em frente ao D. Duarte, três gentis senhoras não escaparam a umas Janeiras especiais!
 Viva lá senhor da casa
À sua porta(Sabino)estamos
Vimos dar as boas festas
E à sua mulher também
 E o Carlos Aberto Sabino  e a esposa à porta nos recebeu !
 Mesmo em frente  a Familia do casal Edilberto e Isabel, reforçada  com o Tó Roxo e Jorge Corte Real, presenteou-nos com mesa farta!!!
 Ò da casa nobre gente
escutai! eu direi 
eu direi nobres senhores
que vos vem cá cantar os reis.


Ò que linda estrela brilha
Além dos lado norte
A esta mui nobre casa (Tó Ferrão/Talinha)
Deus lhes dê uma boa sorte 
Levante-se daí minha Senhora (Talinha)
desse bando de cortiça
venha nos dar  as janeiras
ou morcela ou chouriça!
Boa noite senhores da casa (João e Xani) 
aqui tem a festa à porta
Se não nos quiser dar nada
Não nos dê fraca resposta!


-Mas a resposta foi muito boa!
Não sei bem porquê...mas até houve uma troca de quadras festivas...
Cantou-se É Natal, é Natal...
Se não é, se não é...
Claro que eram as Janeiras!

E cantaram-se as Janeiras no Samambaia...
...e no Centro Norton de Matos!


Foto da familia das janeiras-já chegou reportagem de Fala-Mouradia


Ver grande reportagem  em  http://tunameliches.blogspot.com/

27 comentários:

  1. Magnífica jornada de defesa das tradições. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Bem hajam! Gostei de os ver todos cumprindo uma belissima tradiçao!!Nao me digam que jà limparam o BOMBO outra vez ao nosso Castelao, pois nao o vejo em nenhuma foto!!!!Um abraço para todos e um muito especial para o TO ROXO(nao se nota muito) e para o filosofo CORTE REAL!!!

    E muita malta nova!!!Quando é que essas meninas começam a mandar umas "dicas" no blog? Isto, que eu saiba, nao é so para seniors ou cotas!!!!!

    Esta juventude actual é muito TIMIDA e INDIVIDUALISTA!Tanto cà como ai!

    Nao hà direito que a jovem Saozita nao traga até nos a mocidade que tanto a adora!!!

    Bom, vou aproveitar este Sol! Rumo à Floresta Negra!Hoje nao hà tempo para sesta!E vocês? Mexam-se, pois estar sentado 3h no D.Duarte nunca fez bem a ninguém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobbyzé, a juventude esteve presente... e com muita cagança e espírito Bairrista. Nós adorámos a música especial que trouxemos este ano para as Janeiras, a que o Rafael chamou «Se ti pego». Havias de ver... e acho que não há video disso. Eu não tenho...

      Eliminar
  3. Bom gesto desta juventude que transmite uma vivacidade ao bairro muito superior à que viviamos à sessenta anos atrás. Muita alegria e camaradagem. Ainda bem que vivem desse lado pois com os menos vinte e nove que ontem se sentia aqui, até o bombo ficava roco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico, se somássemos os graus de tudo aquilo que bebemos, haveria calor para criarmos uma central térmica.

      Eliminar
  4. Mais uma vez, tivemos o prazer de receber em nossa casa, este magnífico e numeroso grupo de amigos, que "teimam" em manter uma tradição secular.
    Muito agradecemos os momentos de confraternização, com o Rafael à frente, todo vaidoso, com o seu novo bombo Lavacolhense (este nome deixa-me perplexo).
    Os oito bolos de bacalhau que sobraram, foram para o congelador. O Carvalho e o Paulo Moura, vão ter que os comer no ano que vem.
    UM ABRAÇO A TODOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rai's parta que eu bem disse ao Carlos Carvalho que devíamos comer os bolos de bacalhau todos, c'um carais... ou dois!

      Eliminar
    2. Para o ano, os bolinhos de bacalhau até vão saber a ginjas...
      Depois de esverdeados, a exemplo do batido de atum, passarão muito bem por "ovos verdes", petisco muito apreciado.
      Nunca esquecer o velho ditado popular: "guarda o que comer, não guardes o que fazer".

      Eliminar
    3. Olha... pode ser que até ganhem propriedades químicas que absorvam o álcool...

      Eliminar
  5. Rafaelito, já tens as fotos de Fala? Publica então um post com as que achares melhores, OK? Eu estou a preparar os 3 videos que temos e publico eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ía desmaiando a fazer a publicação daquela meia dúzia de fotos que a Joana tirou!!!
      E paleio para cada uma delas!
      Gostei!

      Eliminar
    2. Está um mimo. É o que dá ter como repórter uma designer que adora fotografia.

      Eliminar
  6. maria helena morgadojaneiro 15, 2012 7:34 da tarde

    «Se ti pego» Que grande jornada! Muita simpatia, mesas bem recheadas, muita alegria e animação...até o frio fez questão de não estragar a festa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo uma grande jornada de amizade. Até a chuva no final serviu para diluir o que já tínhamos bebido.

      Eliminar
  7. Parabéns a todos os jovens (novos e aos que nunca envelhecem) que com o seu entusiasmo teimam em não deixar cair no esquecimento as nossas tradições.
    Pela reportagem o maestro com o seu bombo de lav´os ditos continua imparável.

    ResponderEliminar
  8. Depois da reportagem vinda da extensão de Fala, já se fica com uma ideia mais aproximada da fantástica capacidade de comunicação deste conjunto de jovens.
    Como diz a São Rosas: uma grande jornada de amizade.
    Esperemos que, para o ano, se mantenha o mesmo espírito.
    Para já, BRAVO!
    Para todos os jovens o meu grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro quando te estás a referir a "Jovens"...estás também a pensar em mim!!!
      Sim e ao meu "Jovem! Lavacolhos!!!!Ainda usa fraldas!!
      Ai si eu ti pego!!!!!

      Eliminar
    2. Sãozita, podemos dizer que as melhoras estão nos 50%. Já não é mau...

      Dom Rafael, não me estou a referir "também" a ti. Estou-me a referir "especialmente" a ti.

      AI SE EU TI PEGO... estou ansioso por ouvir essa.

      Eliminar
    3. meu caro senhor adjunto, respondendo-te por junto,sempre te vou dizendo que eu e o meu Lavacolhos (agora andamos sempre juntos-por motivos-), somos muito jovens!
      Eu porque tenho por junto menos de cem e o Lavacolhos apenas meses!
      Ópois constatar o óbvio!
      Não clicaste em tunameliches conforme te informei na postagem!
      Se o tivesses feito e percorrido 92 FOTOS da Joana Moura, ficas dispensado de ler as legendas! e logo a seguir a essas 92 magnificas fotos dás de caras com o vídeo do MITCHEL TELÓ a cantar AI SE TE PEGO!
      Só lá não está o Cristiano a fazer a coreografia!
      Mas se não tiveres "pedalada" para percorrer esta MARATONA FOTOGÁFICA LEGENDADA, vais ao iótubo e pedes AI SE TE PEGO! Escusas de ficar ansioso que em cima da gripe não se recomenda!
      Diz-me quando estiveres bom ( por causa do contágio), vou aí a casa levar-te dois livros!
      Tenho que ser carteiro( agora técnico de destribuição de correio), à força!

      Eliminar
    4. Obrigado.
      Que mais te posso dizer?
      Aquele abraço.

      Eliminar
    5. O Rafael está com uma pedalada levada dos Lavacolhos.
      E ele na reportagem de kilómetro não fala disto mas o bombo novo dele serve de teste aos alicerces dos prédios. Todos aqueles onde tocámos resistiram... mas alguns por muito pouco. PUUUUUM... PUUUUUM... PUUUUM... Tudo abana, carais!

      Eliminar
    6. Agora fui equiparado a destruidor de prédios!!!!, sendo uma grande ameaça, principalmente ao prédio do amaricano, e agora está explicado porque os lavradores lá do cimo engriparam!
      Mais vale prevenir do que remediar!!!!

      Eliminar
    7. Nã nã nã nã nã!
      Tu és inspector de segurança! A Câmara de Coimbra devia pagar-te o serviço público. Casa que aguente o som do teu bombo, merece um certificado, carais!

      Eliminar
    8. Parece-me oportuno esclarecer o porquê do prédio ser conhecido por "amaricano".

      O prédio, na sua origem, tinha apenas dois pisos mas ambos em duplex.
      Isto é, 1º e 2º piso a mesma fracção, 3º e 4º piso a mesma fracção, tendo cada um dos andares 7 fogos.
      Ao todo, portanto, 14 moradores.
      Um terraço servia-lhe de telhado, servindo também para desgaste da adrenalina dos jovens do Bairro. Fazer equilíbrio sobre o prédio era a diversão gratuita a que muitos não resistiram.
      O prédio era assente em colunas, sendo que o rés-do-chão, totalmente amplo, servia de logradouro e estacionamento dos residentes.
      Como se percebe, esta arquitectura era invulgar na época. Estamos a falar de quase 60 anos atrás.
      Mais se dizia, e diz, que o prédio tinha uma construção anti-sísmica e que era o primeiro, em Coimbra, com essas características.
      Também se dizia que o projecto havia ganho um prémio de arquitectura na América.
      Hoje, as tais colunas estão no mesmo sítio - espero eu! - mas desapareceram à vista porque o espaço que era logradouro foi transformado em garagens.
      O terraço transformou-se num novo piso. Este, não em duplex, albergando 3 ilustres famílias.
      Entre as quais a minha...

      Como se percebe, apesar de ter perdido as principais características que lhe valeram o baptismo de americano, por hábito ou teimosia, continua conhecido pelo prédio americano.
      Ou amaricano...

      Mas, Dom Rafael, venha o Lavacolhos para fazer o teste da autenticidade de anti-sísmico. Se lhe passares o certificado fico mais tranquilo porque não sei até que ponto corresponde à verdade.

      Abraço.

      Eliminar
    9. Rafaelito, vais lá sozinho ou levas toda a equipa técnica, cada um com a sua especialidade? A minha é a de aliviar o peso sobre as placas dos edifícios, retirando-lhes carga em comes e bebes.

      Eliminar