sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dedicado aos 6 bravos "lobos do mar" das Caxinas!!!

6 comentários:

  1. Desde 1974, que vamos vivendo numa suposta democracia. A tal que reclamava maior transparência, mais oportunidades e atenção aos mais desprotegidos da vida.
    Hoje, 6 pescadores, foram salvos por acaso, quando já nem comida tinham na balsa. Os meios de comunicação, não existiam para balizar a sua posição no mar. Porquê? Ora, porque o país não tem 5OO mil euros para os comprar e apetrechar todas as traineiras - disse Sua Excelência na TV. Gostei de ouvir.Realmente, o país tem outras prioridades. Sobretudo bélicas, como as 3 barcaças que andam debaixo de água e são o orgulho da Pátria.
    Caxinas está em festa. Seis dos seus esforçados filhos regressaram salvos. São os nossos heróis anónimos.
    Mas jamais merecerá a consideração do país, quem deixa os seus compatriotas à mercê do mar, aos caprichos da natureza...
    Aqui, ninguém merece parabéns. Apenas a FAP e os seus corajosos Homens. Depois, só resta o vivo repúdio, de quem percebe e sente o drama destas nossos compatriotas. Os pescadores acidentados, dispensam bem as palmadas nas costas e os discursos compungidos a horas de ponta nos telejornais, de quem, oportunisticamente, aproveita para se mostrar.
    É tempo de promover politicas de proteção das suas vidas.
    Abraço, Leitão

    ResponderEliminar
  2. Correu bem, ficou tudo em casa.
    Os salvadores são dos bons, a nível Mundial.
    Mas, temos um problema que as pessoas não conhecem.
    Porque razão alguns pescadores não usam os sinalizadores de posição?
    Para tudo há regras e normas.
    Na costa para se pescar a nível profissional ou amador há regras que têm que ser cumpridas.
    As embarcações com o seu calado tem distancias para pescar pela costa portuguesa.
    O que acontece é que alguns pescadores pescam onde querem, não usam sinalizadores, para não haver hipóteses de serem descobertos.
    Quem se lembra dum azar que houve com um barco que deu na costa, porque largou uma rede para apanhar robalos na rebentação, com uma embarcação que só podia pescar a algumas milhas da costa.
    Não são todos, mas infelizmente ainda se diz que usar um colete salva-vidas, é para maricas.
    Eu sei destas coisas porque lidei com pescadores do ALTO, e de pesca artesanal durante 23 anos.
    A culpa é sempre dos governos.
    Eu como gosto muito de fotografia, acho que o governo me devia comprar uma máquina fotográfica que trabalhe por voz.
    Eu digo para a máquina de fotos (com educação).
    Por favor tira-me uma boa foto.
    Ela cumpre a ordem e eu posto no blog.
    São filmes estranhos.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  3. Grande abraço Quito! Muita hipocrisia...nestes políticos de meia-tigela!!! A FAP merece o nosso apreço! Bravos pescadores!!!

    ResponderEliminar
  4. Segui ontem por acaso na RTPi, este acontecimento que teve um feliz desfecho.

    Isto transportou-me para os meus 7 anos de idade. Estàvamos a almoçar quando na ràdio surgiu a informaçao dum nàufrago duma traineira na Figueira da Foz, onde muitos pescadores perderam a vida!
    Lembro-me como se fosse hoje. Levantei-me muito pacatamente da mesa e fui refugiar-me na casa de banho. A minha Mae, estrnhando a longa ausência, veio dar comigo no chao, chorando como um desalmado!!!
    Creio que esse dia contribuiu imenso para forjar o meu caracter!

    Quito!Nao hà nada a acrescentar no teu post. Tà tudo dito e com todas as razoes que impoem!Até puseste o Tonito a escrever em regime de alto gabarito!!!

    Esta "Cançao do Mar" da Dulce Pontes é uma das minhas favoritas. Houve uma francesa que fez uma adaptaçao hà uns anos atràs e vendeu milhares!!!

    Jà agora, em que àguas andam os nossos submarinos? Se calhar jà estao amarelos de ferrugem!!!!

    ResponderEliminar
  5. Ainda chego a tempo de comentar este drama dos homens do Mar!
    Felizmente que tudo terminou em bem!
    Mas podia não ter terminado...por incúria de muitos...Governantes e também por culpa de alguns pescadores!
    É verdade o que diz o Quito quanto Há falta que dizem de não haver dinheiro para equipar como deve ser os barcos...mas deve igualmente também fazer cumprir aos pescadores as leis que regulam o sector das pescas!(Ler bem o comentário do Tonito!!!)

    ResponderEliminar