quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

125º ANIVERSÁRIO DE DIEGO RIVERA


Em homenagem aos 125 anos do nascimento de DIEGO RIVERA, ofereço estas fotos, tiradas pela Daisy, em Junho deste ano.Trata-se de um mural, por ele pintado em 1931 e intitulado "Execução de um Mural". 
Encontra-se no San Francisco Art Institut, em São Francisco.


Pormenor, onde DIEGO RIVERA se auto retratou, de costas.


 *****

5 comentários:

  1. Rivera foi casado com uma das maiores pintoras do sec.XX ( Frida Kahlo ), ainda há pouco tempo relembrada no Expresso. Embora diferente, a pintura de Frida Kahlo conservou a traça de Diego Rivera, célebre pintor muralista, o que faz com que muitas das suas pinturas tenham semelhanças com as do marido.

    Belissimo mural este, aparentando excelente conservação, considerando os longos anos já passados.

    ResponderEliminar
  2. Pintor mexicano, celebrizou-se pelas suas pinturas muralistas, a arte ao alcance do povo, ao invés das pinturas de coleções particulares.
    Artista participativo e atuante, nunca renunciando à sua participação cívica e de cidadania no país que o viu nascer - o México.

    Não podia terminar o meu comentário, sem uma referência à Daisy e à sua multifacetada apetência, quer no domínio da Medicina, onde exerce a sua vida profissional, ao gosto pela escrita. Os seus "Contos" têm uma matriz muito própria e de invulgar candura e beleza. Como realcei há dias, a cada texto está subjacente uma mensagem. Depois a fotografia. Seja qual for o palco nos quatro cantos do mundo, a Daisy sabe tirar partido da sua sensibilidade, para nos dar momentos mágicos.
    "Travel With Us", não é apenas mais um blogue particular. É um instrumento didático e de consulta.
    Uma forma de viajar pelo Tempo, de conhecer povos e costumes ancestrais.
    Um abraço a ambos

    ResponderEliminar
  3. A arte do mural no seu máximo.
    Obrigado.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta tua postagem!
    Própriamente pelas excelentes fotos(da Daisy) como também pela parte escrita, no texto e pelos comentários que me levaram a conhecer este artista!
    Venham mais!!!!

    ResponderEliminar
  5. Julgo não dizer nenhum disparate se afirmar que a pintura em mural é considerada, cá pelo burgo, uma "pintura menor". O mural que conheço, pintura em azulejo, é uma grande obra de Vasco Berardo que podemos observar na Cruz de Celas. Também na frontaria da Escola Jaime Cortesão, podemos observar bons painéis de pintura em azulejo da autoria de um artesão/pintor (lamento mas não me recordo do seu nome ). Parece-me injusta esta apreciação de "menoridade" e, se alguma prova fosse necessária, teríamos este mural estupendo que a objectiva da Daisy não deixou escapar. Obrigado.

    ResponderEliminar