sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SOU UM VENCEDOR


A competição, já de si, gera conflitos, inimizades. Muito mais quando o objectivo que se quer atingir é rigorosamente o mesmo.
Algo me martelava o cérebro, me impunha a obrigação irresistível de ser eu o primeiro.
Queria ser o único, o vencedor!
O meu objectivo era conquistar o alvo, atingi-lo em primeiro lugar, porque só assim satisfaria o desejo de duas pessoas que me eram muito queridas. De outro modo, a minha existência não tinha significado.
Tinha contra mim milhões de competidores que outra coisa não queriam senão atingir o mesmo objectivo que eu. Serem os primeiros...
Corri desenfreadamente, sem me atrever a olhar para trás. Sentia o ruído da correria dos meus competidores atrás de mim. Estava ofegante mas ao mesmo tempo contente, porque não via nenhum dos meus rivais à minha frente. Isso deu-me novas forças, novo ânimo e impulsionei ainda com mais força e velocidade a minha correria.
Subitamente, esbarrei violentamente contra uma parede. Quase desmaiei, deixei de sentir as pernas ou o que restava delas. Com a violência da pancada, furei a grossa parede e deslizei para o lado de lá, mergulhando numa massa viscosa que me atordoou e me acalmou.
Andei de mão em mão, toda a gente me acarinhava, todos queriam tocar-me nos lugares mais recônditos do meu corpo, quando nove meses depois me deixaram ver a luz do dia.
Foi então que soube que aquele ser era eu, o espermatozóide que vencera a corrida.
Rui Felicio

13 comentários:

  1. Sem dúvida nenhuma YOU ARE A WINNER!!!!!!
    Até pela maneira "estranha", e sensível como descreves a tua luta, a tua corrida para venceres e estares hoje ao pé de nós...teus amigos!
    Que cabeça a tua Rui! Dizes que foi a única corrida que venceste...mas tenho a certeza que se um dia necessário for...vencerás muitas outras!
    Bjo.

    ResponderEliminar
  2. Ser vencedor é ser coerente...
    Ser vencedor é ser cativante...
    Ser vencedor é lutar por Valores ...
    Ser vencedor é gostar dos amigos...
    Ser vencedor é gostar de gostar...

    Um pensamento de Mathma Gandhi:
    " Um covarde é incapaz de demonstrar amor, isso é privilégio dos corajosos"

    Não ganhaste apenas uma corrida na vida, Rui.Ganhaste muitas e perdeste outras ...

    Afinal como todos nós ...

    Bom fim -de - semana

    ResponderEliminar
  3. Delicioso texto sobre 9 meses de corrida para o corte do cordão umbelical...e quantas vezes nos apetece voltar ao aconchego da Mãe!

    ResponderEliminar
  4. Mais vale todavia nunca, do que dois em comparação já mais.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  5. Como todos os outros, tenho a certeza que muitas foram as corridas que vencestes, talvez esta, porque foi a primeira, te tenha ficado mais retida na mente! que maratona, Rui! como sempre a ideia e a forma como descreves, é inigualável!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Claro que és um vencedor.
    Tens alguma dúvida?
    Os teus amigos não têm.
    Um abraço.
    RL

    ResponderEliminar
  7. A louca corrida do Rui Felício fez-me lembrar uma, muito idêntica, que eu próprio enfrentei pouco tempo antes da dele.
    A pista a percorrer era idêntica, os adversários a vencer, não sendo os mesmos, eram idênticos.
    E foi assim que ambos abrimos os olhos, com toda a certeza muito assustados, para um mundo em guerra.
    Mas sobrevivemos, de forma saudável física e mental...
    Recuso-me a aceitar que tenha sido a única corrida que venci. Venci muitas outras, ao longo da minha existência neste patamar da vida.
    Perdi outras, penso que por mérito próprio...
    Há corridas que não devem ser ganhas.
    E pelo muito que conheço da personalidade, do ser humano que é o Rui Felício, também me recuso a aceitar que ele tenha ganho aquela única corrida.
    Ganhou muitas outras e perdeu aquelas que entendeu que não deviam ser ganhas. E perdeu só essas, porque as outras, as que valorizam o Homem, tanto quanto sei, ganhou-as todas.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  8. Gostei como de costume deste teu texto e o facto de teres ganho esta corrida deu-te ânimo para ganhares muitas outras!
    Claro que nem tudo são rosas!
    E se ganhaste muitas também perdeste outras! Mas o saldo deve ser muito positivo!
    Neste caso de seres o primeiro...não havia escolha...
    Agora nem sempre assim:
    no caso de "gente abrasonada" há situações mais complicadas!
    O parto demorava...é que dois espermatozóides na porta de saída dicutiam a primazia de nascer:"não sr Conde, faz favor! Desculpe sr Visconde a primazia é sua!Acabaram por nascer segundo a hieraquia estabelecida--gémeos, claro!

    ResponderEliminar
  9. Não foi de certeza a única corrida vencida, mas ainda terás demorado uns anos até te aperceberes desta grande vitória!
    Parabéns, Rui.Todos ficamos mais ricos.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Bato palmas à tua vitória nesta primeira e definitiva corrida. Que chatice seria a vida de todos os teus Amigos se tal não tivesse acontecido e, na vez de ti, aqui estivesse um outro ser que sabe-se lá poderia ser a tua antítese, um individuo egoísta, estúpido, ignorante, arrogante, incoerente…
    Ainda bem que foste tu o vencedor. Gostei de te conhecer e ser teu Amigo.
    Um abraço
    Abílio

    ResponderEliminar
  12. É bom saber que tenho estes amigos. Por isso lhes agradeço os elogios.
    Dois houve que tocaram na minha corda sensível que é a luta de que me orgulho de,mesmo que seja contra os meus interesses, e que travo desde que me conheço.

    Refiro-me à coerência de principios.

    O Quito falou disso pela positiva.

    O Abilio também, por raciocinio "a contrario", imaginando que o espermatozoide meu concorrente poderia ter sido a minha antitese.

    ResponderEliminar