sábado, 10 de setembro de 2011

NOTÍCIAS DE COIMBRA-ENTREVISTA DE RUI PATO - JORNAL AS BEIRAS

Ler entrevista na íntegra em
http://www.asbeiras.pt/

11 comentários:

  1. Entrevista a não perder!
    Muito bem amigo Rui Pato!

    ResponderEliminar
  2. Por ser uma voz autorizada, é recorrente ver o Rui Pato ser entrevistado.Seja pela sua relação próxima com Zeca Afonso em anos de antanho, ou por problemas relacionados com o dossier saúde da actualidade.
    Um abraço ao Rui Pato.

    ResponderEliminar
  3. Já li. É muito bom ver qualquer assunto ser abordado por quem está dentro dos problemas e os sabe pela sua própria experiência.
    Bem haja, Rui Pato!
    Não sei se o «poder» está atento, mas não será por falta de destaque no jornal «as Beiras»: capa e três páginas de entrevista, todas com foto, não é para todos.

    ResponderEliminar
  4. Li com atenção e gostei da entrevista(do que disseste).
    Infelizmente,suponho que "quem devia" não lhe vai prestar atenção,em nome de interesses paroquiais e da exibição dos pequenos poderes.Nesse mundo,sabê-lo-ás melhor que eu,o reino da intriga e da tricalhada é soberano.
    Tens toda a razão quando falas das culturas diferentes nos HUC e no CHC.
    Utente de ambos,a maior diferença que notei foi que nos HUC os utentes são tratados como números e,frequentemente,desrespeitados.
    No CHC,com muito menos meios,os utentes são tratados com grande humanidade e com interesse que supera as melhores clínicas privadas.
    Também duvido que o gigante CHUC sirva para alguma coisa,a não ser para subalternizar definitivamente os "hospitaletes" de que tomarem conta:uma espécie de HUC e suas colónias.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Também já li e tudo o que Rui Pato diz faz sentido, até para uma leiga como eu!
    Vale sempre falar do que conhecemos, alguém lerá.

    ResponderEliminar
  6. Quem sabe, sabe.
    Mas as paroquias são as que são.
    Nem a Santa Sé consegue resolver este assunto.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  7. Também li. É bom conhecer a opinião de quem sabe do que fala.
    Espero que quem decide esteja atento!

    ResponderEliminar
  8. Li com muita atenção. É um tema que interessa a todos nós.
    Mas... controverso.
    A questão da "fusão" é discutida há longo tempo e tenho visto opiniões diversas. Algumas delas, claramente "anti-fusão".
    Sendo, obviamente, uma matéria na qual não tenho voto na matéria, resta-me ouvir a opinião de quem a tem.
    E o Rui Pato sabe do que fala. Deu provas de elevada competência enquanto administrador hospitalar, é um homem sensato e sereno. Confio nele, pelo que a sua opinião conta para aumentar a minha confiança na decisão da "fusão".
    Oxalá ele tenha razão!

    ResponderEliminar
  9. Ainda não li a entrevista (cheguei hoje a Coimbra). Mas, quero juntar-me a "Aminhapele" para confirmar o seu depoimento: também sou utente dos 2 hospitais e há uma diferença enorme (demasiadamente enorme) entre o CHC e os HUC. neste, já passei o que, contado, ninguém acreditava.
    Rui Barreiros.

    ResponderEliminar
  10. O que sei sobre a Saúde em Coimbra é apenas o que resulta do que tenho lido.
    E a opinião que formo é a de que Coimbra, nesta matéria, seja na área da investigação, seja na concentração de médicos de elevados conhecimentos, seja ainda nos equipamentos de que dispõe, ocupa um lugar de destque e mérito a nivel nacional e internacional.
    O Rui Pato, com a autoridade que lhe advém de médico especialista e de administrador hospitalar com provas dadas num longo periodo e que deixou marcas da sua acção, é de opinião que Coimbra deve ser a Capital da Saúde.
    Confio nele e sinto um enorme orgulho pela sua dedicação à causa e á cidade...

    ResponderEliminar
  11. Vale a pena "ouvir" Rui Pato:

    "Concordo com todas as medidas que surjam para racionalizar os meios, para acabar com algum desperdício que exista, para tornar mais eficientes as instituições hospitalares de Coimbra. O CHUC é uma das soluções propostas. À partida não sou contra, desde que esta medida seja feita com base num estudo sério, sobre aquilo que cada instituição faz e pode fazer, sobre a maneira de integrar as instituições, de as interligar, de modo a que a rede hospitalar da cidade se torne mais eficiente. Não sou contra uma só instituição, desde que se respeite a cultura e o tipo de prestação de cuidados que existe em cada instituição, desde que haja o cuidado de respeitar aquilo que de positivo tem a sua cultura, e se faça um estudo sério sobre as áreas que devem ser articuladas, partilhadas. Isso, com certeza, vai aumentar a eficiência, diminuir o desperdício, a duplicação e as redundâncias que sempre existiram na cidade".

    Rui Pato avisa:
    ... " À partida não sou contra, desde que esta medida seja feita com base num estudo sério"...

    "Coimbra, Capital da Saúde" não será mais do que um chavão político se não forem consideradas as condicionantes por ele colocadas, ao longo de toda a entrevista.

    ResponderEliminar