terça-feira, 9 de agosto de 2011

OS HERÓIS ANÓNIMOS ...





Brigada de Intervenção Rápida Contra Fogos Florestais

Tenho o maior respeito por quem, voluntariamente ou não, arrisca a sua vida na defesa do bem comum. Todos os dias, de vista privilegiada, às oito horas da manhã em ponto, estes homens formam na parada do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco. São a Brigada de Intervenção Rápida Contra Incêndios Florestais. São os melhores entre os melhores. Em capacidade física e mental, entenda-se. De facto, saltar de um helicóptero em cima de um braseiro, não é para qualquer um. Exige, também, para além das aptidões enunciadas, conhecimentos de ataque a incêndios. Por isso, dada a época que atravessamos, nunca é demais pedir a todos, que cumpram as normas de segurança que evitem este flagelo. Cigarros atirados pela janela do carro, fogareiros acesos em zonas florestais sem a devida atenção, limpeza de matos com recurso a queimadas, são cuidados essenciais, entre outras cautelas.
Respeitemos as nossas matas, património de todos nós. E respeitemos estes homens, para que à noite, possam voltar sãos e salvos para o seio das suas famílias.
Q.P.
(foto São Vaz)

10 comentários:

  1. A propósito de matas e de Quito... li ontem n'as Beiras que uma das propostas para renovação da mata do Choupal é "transformar a antiga casa do guarda florestal em pousada". Aqui está um pequeno resumo da notícia.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulo, pela informação.
    Na Mata, existem 2 casas. Uma, à entrada, logo a seguir à segunda ponte de madeira e outra no fundo da Mata, onde dei os meus primeiros passos.
    Agradam-me todas as ideias e projectos que visem a recuperação Choupal. Um espaço nobre da cidade.
    Local ideal para ser usufruído pelos Conimbricenses. Recuperar a casa para turismo rural, parece-me boa ideia, em vez de se degradar irremediavelmente.
    Não sou fundamentalista em relação ao Choupal. Mas sou frontalmente contra o alcatrão.
    As árvores, o cheiros a eucalipto e o silêncio são a magia da mata.

    ResponderEliminar
  3. O artigo refere ideias interessantes. Uma delas, que tem a ver com o que referes sobre o alcatrão, é o Choupal passar a ter apenas uma entrada. O resto passa a ser só pedonal, para circuitos internos.
    Queres que eu te envie o jornal? Se ainda o tiver lá em casa, envio-to com todo o gosto. Basta que me mandes por e-mail a tua morada.

    ResponderEliminar
  4. Quito
    Obrig pelas tuas advertências e "filho de peixe sabe nadar" quem desde pequenino ouvia o nosso Sr.Agostinho a falar destes problemas.Quando se fala do choupal fico sempre com pena da "matança" de arvoredo secular e como o Quito diz bem estradas em terra batida.Foi lá que estudei e tirei muitas cadeiras do meu curso porque adoro a natureza,ainda hoje acabei de dar uma grande volta com a Tita (cadela)pelos pinhais circundantes aqui no Cabedelo(Viana)que me faz lembrar muito a mata.......

    ResponderEliminar
  5. Vou fazer mais "reportagem"!
    Abraco

    ResponderEliminar
  6. Carlos
    Saúdo a tua aparição no blogue. Espero que por aí, os ventos corram de feição ...
    Leitão
    Não resististe a uma formatura. Disciplina e espírito de grupo, são fundamentais nesta arriscada função. Já agora uma palavra para o piloto, que o ano passado era ...inglês. Voar nestas circunstancias, não é para amadores ..
    Paulo
    O meu pai assina o jornal, pelo que vou ter oportunidade de ler o artigo .De qualquer forma, obrigado pela disponibilidade
    Para os três o meu abraço beirão ...

    ResponderEliminar
  7. Fixe. Mas já estava reservado.
    Abre aço!

    ResponderEliminar
  8. Por mim «VER PARA CRER».
    Foi Santo o autor da frase,mas como eu chumbei na catequese não sei o nome do dito.
    Mas sei, o nome dum politico que apareceu numa foto já publicada, onde este assunto foi tratado,não tenho confiança nenhuma neste indivíduo, há já muitos anos.
    ver para crer.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  9. Pois muito bem.
    Agora com a fotógrafa a tempo(quase inteiro) ao serviço do escritor/romancista/repórter, as actualidades da Beira Baixa e não só, vão nos deliciar com excelentes fotos e textos!
    Embora a Troica não permita aumentos de ajudas de cus(t)po, há sempre maneira de dar a volta ao texto!
    Preenche-se mais a coluna do DEVE
    Quanto à mata do Choupal agora está em "Febre alta"!
    Andam ao despique quem faz melhor!!!
    Ainda vais comer um almocito no Turismo Rural na casa que te viu nascer!!
    Foto e reportagem muito oportuna nesta época de verão em que realmente devia haver mais cuidado, com os fogos acidentais..porque os criminosos é dificil evitá-los!

    ResponderEliminar
  10. Homenagear os bombeiros e reconhecer o seu espírito de coragem e abnegação, nunca é demais!

    ResponderEliminar