sábado, 30 de julho de 2011

MEMÓRIA & UTOPIA

É neste vazio distante, que habita o Ocaso do Tempo? Aqui, neste Lugar remoto, o passado é uma memória e o futuro uma utopia. Já nem os sinos dobram pelo infinito silêncio ...Q.P.
Foto de São Vaz

14 comentários:

  1. A fotografia é da São Vaz. O local, Beira-Baixa.

    ResponderEliminar
  2. A alma do Jornal do Fundão nos teus olhos, Quito.

    ResponderEliminar
  3. Adiantei-me.
    A alma do Jornal do Fundão nos vossos olhos, São e Quito.

    ResponderEliminar
  4. ..pois não tocam, até porque agora têm sido retirados das capelas e até de igrejas para evitar os roubos!
    Já nada escapa! Está tudo a saque!
    Procuram-se os culpados desta "desertificação" que continua o seu caminho!
    Esta foto é bem o exemplo a que chegou o nosso interior do país...mas não fica por aqui!

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Paulo Moura
    Sou assinante do Jornal do Fundão, há duas décadas.Não prescindo da sua leitura. Com o JF, tenho aprendido muito. Seja em artigos de opinião de carácter nacional ou regional, seja pela leitura de outros artigos. Nestes, realço os que falam das gentes e do povo da Beira Interior. Por vezes, é no JF que encontro a fonte e as ideias para exercitar a minha modesta escrita. Para verter para o papel, aquilo que é o meu universo diário. Aqui, meu caro Paulo, e tu sabe-lo bem, o tempo corre devagar. Escrever, para mim, é um passatempo. O maior desafio é, de uma fotografia, fazer um pequeno texto. Nuno Francisco é exímio neste particular. E escreve bem que se farta! É um Homem de uma sensibilidade fantástica! Por isso o JF faz parte integrante dos meus hábitos de vida. Não o dispenso,reafirmo. Mesmo que um dia abandone esta zona, continuarei a assinatura. Pela minha maneira de estar na vida, revejo-me em todos os que ali trabalham, com o anonimato que gosto de ter.É o jornal que mais prazer me dá ler. Ponto final.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Somos dois fãs do nosso JF. Abre aço!

    ResponderEliminar
  7. O registo da imagem de um passado serve para conservar as memórias do mesmo!
    A São, sensível e observadora, faz estas lindas fotos o Quito complementa-as com texto...

    ResponderEliminar
  8. Recordo nao a Beira Baixa....mas as fragas, as serranias,o casario, a magreza da terra, o suor para dela arrancar o pão...das gentes da Serra do Acor...nas faldas da Serra ...Hoje tambem uma utopia!!! O Quito e a sua sensibildade....a Sao e o seu bom gosto pela "objective"!!! E o bom jornalismo de muitos (desconhecidos?) jornalistas dos bons jornais...como o JF.
    O granito dos casebres....sempre me fascinou...ou as raises beiras, nao estivessem bem "vincadas" nas minhas ruprestes memorias!!!

    ResponderEliminar
  9. Errata: Onde se le "represtes"...deve ler-se rupestres !!!

    ResponderEliminar
  10. Upsss....teclado vs inglesa!!!??? Raizes!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Seria injusto que eu omitisse aqui o nome de Diamantino Gonçalves. Excelente fotógrafo que, a par com Nuno Francisco, assinam a rubrica "Pedra Angular" do JF. Uma dupla de sucesso. Que por muitos anos, o jornal continue a apostar na qualidade que nos habituou. E assim será. João Pauloro Neves partiu, Mas ficou cá boa semente ..

    ResponderEliminar
  12. SÃO, BOA foto.
    Estas falam caladas.
    Haja sensibilidade.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  13. A São vem revelando uma qualidade artistica nas fotografias que faz que não se aprende. Nasce, é intrínseca, porque a arte...
    Parabéns São! A simplicidade desta fotografia mostra por si mesma a simplicidade da terra onde foi tirada e a devastação que o tempo sobre ela tem produzido.

    ResponderEliminar