quinta-feira, 16 de junho de 2011

A BRIOSA

Penso que está em obras.
Tonito.

12 comentários:

  1. Se calhar,está(em obras).
    Deve estar à espera da chegada da 1ª tranche.

    ResponderEliminar
  2. Faltam por ali uns verdes...
    Mas regando fica bem.
    Mas hoje andei no Bolão e vi coisas boas...mas da AAC do OAF!

    ResponderEliminar
  3. E pensas muito bem.
    Penso que, agora, este tipo de obras valem a pena. Há uns anos, era obra acabada, obra destruída...
    Ainda há dias, dizia eu a Dom Rafael: É tão bonito o parque da Cidade.
    E é! Penso que não o valorizamos quanto merece.
    Bom apontamento, Tonito.

    ResponderEliminar
  4. O emblema da AAC é sempre lindo, mesmo verde.

    ResponderEliminar
  5. De facto, no poster do 15º Encontra-a-Funda a Torre da Universidade aparece mais... viçosa.

    ResponderEliminar
  6. Lindo o Parque! E o emblema do União de Coimbra tb lá está!!! Já fiz reportagem aqui no Blog...mas andam distraídos!!! Acontece!!!

    ResponderEliminar
  7. Verdes andam os sócios com a rábula da impugnação ...

    ResponderEliminar
  8. Faço minhas as oportunissimas palavras do Chico Torreira.

    E agradeço ao Tonito a lembrança.
    A Académica não tem o exclusivo da representação da cidade, mas ninguém duvida que a ela e à sua História está indissoluvelmente ligada.

    ResponderEliminar
  9. Não sou deste filme do União de Coimbra, sou PRETO, ACADÉMICA.

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de dar aqui uma ajuda ao conhecimento.
    O capital adquirido como antigo praticante desportivo, antigo dirigente, 53 anos de filiação e 66 anos de vida em Coimbra, habilitam-me a falar do União de Coimbra, fundado em 1919, como uma instituição de reconhecido mérito, respeitada no país e indissoluvelmente ligada à vida da cidade desde há 92 anos.
    Este clube movimentou-se sempre para além da esfera meramente desportiva, desenvolvendo acções de carácter humanitário e de interesse social, reconhecidos oficialmente por estas organizações: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Coimbra, Associação dos Diabéticos Pobres de Coimbra, Mutilados da Grande Guerra, Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, Filantrópica Académica, Asilo da Infância Desvalida Dr. Elísio de Moura, Casa dos Pobres, Albergue Distrital de Coimbra, Casa do Gaiato Pobre, Comissão Central das Festas da Rainha Santa, Colónia Balnear Infantil das Crianças Pobres de Coimbra.
    Foi, o União de Coimbra, contemplado também com diversos merecimentos públicos: Cavaleiro da Ordem de Benemerência, Instituição de Utilidade Pública, Medalha de Ouro da Cidade, Medalha de Mérito da Região Militar Centro, Medalha de Mérito Desportivo, Medalha de Bons Serviços Desportivos, Diploma de Mérito de Agente Desportivo.
    E conquistou alguns títulos nacionais, na sua actividade desportiva: Campeão Nacional Futebol II Divisão, Campeão Nacional de Futebol da III Divisão, Campeão Nacional III Divisão Pesca Desportiva, Campeão Nacional III Divisão Atletismo, Campeão Nacional III Divisão Natação, Campeão Nacional Judo, Campeão Nacional III Divisão Feminino Natação, Taça Capital (regularidade em todos os Campeonatos Nacionais em Futebol), Taça Disciplina ( entre os concorrentes a todos os Campeonatos Nacionais de Futebol).
    Pronto, aqui fica este pequeno “filme” que irá, certamente, concorrer para uma mais correcta apreciação da importância do clube na plural sociedade coimbrã.
    PM

    ResponderEliminar
  11. Fizeste muito bem Pedro!
    Todos sabemos que o União foi um baluarte do desporto em Coimbra!
    Estou à vontade para afirmar o que digo, pois embora sempre tenha sido a Académica o meu clube, vivendo por dentro as rivalidades exarcebadas entre os simpatiantes do dois emblemas,não deixo de lamentar o momento actual do União!
    Lamento-o por várias razões, mas principalmente em memória de meu sogro António Ferreira, um Unionista dedicado e que foi seu dirigente!
    Mas melhores dias virão, desde que não se deixa apagar a chama que ainda vai ardendo, que dedicados unionista como tu vão conseguindo resguardar de correntes de ar que a possam apagar definitivamente!

    ResponderEliminar
  12. É verdade mas penso que os antagonismos eram mais entre os simpatisantes das duas equipas pois quando o União estava aflito, a AAC enviava-lhe alguns jogadores. Não me esqueci que só num ano foram cinco jogadores entre os quais o França que era um dos guarda-redes da AAC. O ter ficado com esta recordação foi porque no jogo definitivo desse ano, houve um adepto do União que teve uma crise cardíaca quando o França defendeu um penalty. Não nos esqueçamos do Sr. Folgado, o Velha do União, pai do Zézito e enfermeiro dos pobres que vivia na rua Carvalho Araújo. Excelente pessoa.

    ResponderEliminar