domingo, 5 de junho de 2011

3ªPROVA DO CABRITO DE SICÓ-PENELA- SEGUNDA PARTE."O MANIFESTO ANTI ORGANIZAÇÃO"

SEGUNDA PARTE



MANIFESTO ANTI ORGANIZAÇÃO 18 DE OUTUBRO
PRO GRANDE ENCONTRO DE GERAÇÕES 

Estou triste, desesperado,
Com dor no peito e cansado!
Sem qualquer peso nem medida
Passei milhares de horas da minha vida,
No Bairro MC / NM,
Fiz lá MUITOS AMIGOS e  AMIGAS do peito,
Fiz alguns AMIGOS de respeito,
Vários de qualquer jeito
E poucos de quem suspeito!...
Também nunca escondi,
Digo-o com toda a verdade,
Foi no Bairro que perdi
A minha inocente virgindade
Há muito tempo, bem sei,
Embora tenha tido mais duas, essas não eram minhas,
A minha, nunca mais a recuperei!
Foi no Bairro que estudei,
Foi no Bairro que me formei,
Foi no Bairro que namorei,
Foi no Bairro que encontrei,
E então me apaixonei
Pela mulher com quem casei!
Foi no Bairro que fiz o meu 1º filho!
É certo que uma enfermeira de Celas
Não esteve com mais aquelas
E de forma soberana
Lhe tirou então a vida
Na 3ª ou 4ª semana!
Mas era meu filho e no Bairro ele foi feito,
Ainda hoje me lembro
Que o foi com muito jeito!...

Pelo Bairro já chorei,
Pelo Bairro já lutei!
Também lá morei no passado
Já depois de ter casado!
Por lá não ter emprego que se veja,
Tive que arranjar um em Estarreja.
Deixei então de sentir do Bairro o doce cheiro,
E fui encontrar outro bem diferente em Aveiro!
Da Equipa de Natação
Também fui elemento,
O Director era então
O saudoso Sr. Sarmento,
E os treinos uma alegria!
Orientados com mestria
E muita dedicação
Pelo Prof. Luís Lopes da Conceição.

Mais depressa eu esqueci,
A Rua do Brasil onde nasci
Do que o Bairro onde algumas vezes me perdi
Sem saber bem para onde ir
Por alguns amigos que eu vi
Tão cedo desta vida partir.
Como outros fui pioneiro
Dos passeios no Picadeiro
Muitas solas de sapatos gastei,
Tantas que já nem sei!...
Fiz serenatas para muitas amigas,
Algumas até iam nas cantigas,
Mas também para a namorada
De um amigo fui cantar,
Essa tinha a morada
Lá no alto, num 7º andar,
A minha voz era a única
Que a tal distância conseguia chegar!
É que o namorado da menina,
De quem não digo o nome por pudor,
Tinha no dia anterior,
Numa hilariante cena
Tentado seduzir a pequena,
Pelo intercomunicador!!!

Ainda hoje sou recordado,
Com simpatia e amizade,
Por muitos e muitas amigas,
Que no FaceBook e Blogs,
Me enviam as suas missivas
De carinho e de saudade!

Ainda hoje, ao meu lado,
Há quem se sinta inferiorizado
A cantar e a tocar!
E também quando a meu lado
Há quem consiga cantar
Sem nunca desafinar.
Sou também o único que consegue,
Por nele acreditar e eu não ser herege
O Tó Ferrão acompanhar
A cantar o Tombe la neige

Muitas noites a dançar passei,
Em casas, garagens e no Centro de Recreio
Que também inaugurei!

E DEPOIS DE TUDO ISTO,
VEM UMA QUALQUER ORGANIZAÇÃO,
DIZER QUE EU NÃO REUNO
AS CONDIÇÕES PARA ESTAR PRESENTE
NO CONVÍVIO DE 18 DE OUTUBRO!?!?!?
NÃO ME CONFORMO.
E como eu penso que mais vale ser RECORDADO POR ALGUNS,
Do que INDESEJADO POR POUCOS, só vejo uma saída...

VOU-ME SUICIDAR!
Mas antes quero deixar,
Bem claro o que é verdade,
E que fique escrito para a posteridade,
Que essa culpa eu não encubro,
A RAZÃO DO MEU SUICÍDIO,
É DA ORGANIZAÇÃO DO 18 DE OUTUBRO!
O meu suicídio ainda não é desta,
Vai ser a 18 de OUTUBRO,
Só para vos estragar a FESTA!
Um suicídio, que vai ser filmado,
E para a Internet enviado,
Deixarei como último desejo,
Que em ecrã gigante seja passado
À frente de toda a gente,
Para que ninguém fique indiferente
E é isto o que me resta
Para vos estragar a Festa!...

Quem vai ganhar com tudo isto
Vai ser a Segurança Social
Que já não terá de me pagar
A minha reforma mensal.
Quando vierem a saber
Já vos estou a ouvir dizer:
-Esse gajo é um sacana
Mas nessa altura já eu vou estar
Com os anjinhos a brincar
E a cantar o hossana!

E LÁ NO ASSENTO ETÉREO,
GRITAREI ATÉ FICAR RUBRO:
- VIVA O BAIRRO NORTON DE MATOS
- VIVAM OS MEUS AMIGOS E AMIGAS!
- MORRA EU!...
- MORRA A ORGANIZAÇÃO DO 18 DE OUTUBRO!!!!

Isto que tu ouviste
Poderia ter um fim triste
Mas os meus amigos e amigas
Que não foram em cantigas!...
Fizeram um abaixo-assinado
E também uma petição!
E foi tal a confusão
Que D. Rafael o Castelão
Se viu na obrigação
De aceitar a minha inscrição!

Mas como homem de princípios
Para não ter reclamações
Convoca uma reunião
Com os elementos da Comissão
No último dia das inscrições!
O quórum estava bem
Era ele e mais ninguém!
Sendo o único elemento
Contrariado e aflito
Dá o dito por não dito
Aprova a minha inscrição
E dá por encerrada a sessão!

Eu fiquei muito contente!
Ele agradou a toda a gente!
E com tão sabia decisão,
Para vos dizer a verdade
Entre nós nasceu então,
Uma bonita amizade

Assim, o 18 de Outubro
Abriu os nossos corações
Revimos aquela velha amizade
Recordada com saudade
E com lágrimas e comoções
Também desfizemos ilusões!
E deixou então de ser a data
Para de forma imediata
Passar a ser o Grande Encontro de Gerações!

Em GEG’s, Rotas e Almoçaradas
Com cantorias e desgarradas
É uma alegria, um regalo!
Em grande camaradagem
Já domámos muito cavalo
Desde o manso ao selvagem!

Ao Rafael agradeço
O seu voto de confiança
Não sei se o mereço
Mas com toda a força, pujança
E amizade a granel
Dou um Viva à esperança
E ao Fernando Rafael
Digo bem alto, sem intrigas
E grito a plenos pulmões
Vivam meus Amigos e Amigas
Viva o Grande Encontro de Gerações!
FIM DA SEGUNDA PARTE
vídeo : Celeste Maria
texto: Alfredo Moreirinhas

11 comentários:

  1. Ó Alfredo, olha que há clínicas que reconstituem a virgindade!

    ResponderEliminar
  2. Mas não é a mesma coisa!... Quando eu era miúdo tinha um tambor, e logo na primeira martelada, rompi-lhe a pele!... Foi para reconstituir, mas nunca mais voltou a ter o mesmo som!!!...

    ResponderEliminar
  3. Este ALF é um homem das Arábias ! Faz capas de revistas, toca a canta o fadinho do "Embuçado" e outros bem mais comoventes e ainda declama poesia da sua lavra !!!
    E andamos nós hoje à procura de um Primeiro Ministro que tome conta cá do quintal. Alfredo a Primeiro Ministro ... JÁ !!!
    Abraço para a Daysi ...

    ResponderEliminar
  4. Ó Alfredo, se é uma questão de som, enfia lá para dentro uns estalinhos do Carnaval. Mas apressa-te, que a humidade dá cabo da pólvora.

    ResponderEliminar
  5. Bravo Alfredo!
    Um manifesto que se impunha!
    Esclareceu dúvidas e, principalmente, foi libertador.
    Após esta atitude terás dormido mais tranquilo.

    Ao Alfredo e ao Castelão não falta sentido de humor e, com mestria, souberam criar um final bem feliz. Congratulo-me por isso de forma bem especial!

    ResponderEliminar
  6. Este Moreirinhas é um querido! Além de dizer as coisas olhos nos olhos, ele canta bem, ele conta anedotas com uma piada imensa e até faz poemas! Pasme-se que também cozinha bem...Parabens Daisy!
    Mas há outra coisa que eu já tinha reparado mas que exaltou neste poema: o amor e a paixão pela sua mulher. Parabéns aos dois cada um com o seu encanto.
    Um abraço Lekas e Manel

    ResponderEliminar
  7. Foi um momento alto desta confraternização!
    A odisseia porque passou o Alfredo Moreirinhas para conseguir a sua inscrição no GEG, está aqui muito bem retratada e com muita maestria e graça.
    Confirmo!
    Mas ainda há outros episódioa muito engraçados...até à decisão final!
    Podia ter acontecido uma GRANDE INJUTIÇA!!!!
    Mas os maiores prejudicados seríamos todos nós os que a partir de aí têm convivido com este casal maravilhoso!
    O GEG tinha-se realizado na mesma...MAS NÂO SERIA A MESMA COISA!!!!
    Para ti Alfredo Um grande abraço!
    Para a Daisy um beijão à CASTELÃO

    ResponderEliminar
  8. Já nada me surpreende no Alfredo. Habituou-nos, na sua versatilidade, a momentos de rara alegria e espanto. Desde a gastronomia, à fotografia, ao canto, à música, ao desenho, à pintura, aos relatos de viagens, ao entertainement, ao sentido de justiça, ao humor...
    No sábado, em Penela, brindou-nos com um manifesto em que as palavras, escolhidas com rigor, declamadas com voz clara e entoação a preceito, relataram de forma precisa e humorada a saga que sofreu para ser inscrito no GEG 2008.
    Um manifesto que merece ser emoldurado em caixilho de ouro na nossa memória colectiva.
    Parabéns, Alfredo!

    ResponderEliminar
  9. Confesso-me derrotado.
    Desta feita, não consigo arranjar um qualquer motivo para dizer mal do Moreirinhas,
    Neste manifesto, manifestou a sua capacidade para dizer em prosa e em verso, a brincar e a sério, o que lhe vai na alma.
    E na alma vai-lhe uma enorme capacidade de abraçar o mundo com o sentimento mágico que é o da amizade.
    Manifesto de amizade dirigido ao Fernando Rafael, bem merecido, mas alargado a todos aqueles que têm sabido agarrar este novo e rejuvenescido espaço de vida.

    Pois é, meu querido amigo Alfredo, desta vez e por muito que queira, não tenho por onde dizer mal do Moreirinhas...

    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  10. UM OBRIGADO A TODOS!
    Sem Amigos e Amigas como vocês, eu nunca teria imaginação (veia para a São Rosas!) para escrever estas coisas...

    ResponderEliminar