sábado, 14 de maio de 2011

PRÉMIO "CAMÕES"

E o prémio Camões vai para... Manuel António Pina
Poesia, teatro, literatura infantil, o escritor nascido no Sabugal recebeu o mais importante prémio da literatura lusófona


A poesia é a sua praia?
Não sei. Não fui eu que escolhi a praia, foi esta praia que me escolheu a mim. Não decidi escrever poesia, escrevo desde que me lembro. Quando era míudo escrevia em versos, aquelas coisas pequenas que se pergunta aos miúdos, aquelas coisas insignificantes sobre "O que queres ser quando fores grande". Eu escrevia sobre isso, fazia versos sobre isso. A poesia está muito próxima da música e a música é a forma mais elementar de expressão, próxima do corpo. Do ritmo. A poesia é ritmo, a vida é ritmo, inspiração. A forma mais espontânea de nos exprimirmos é através da música.

POESIA

O LIVRO


E quando chegares à dura
pedra de mármore não digas: «Água, água!»,
porque se encontraste o que procuravas
perdeste-o e não começou ainda a tua procura;
e se tiveres sede, insensato, bebe as tuas palavras
pois é tudo o que tens: literatura,
nem sequer mistério, nem sequer sentido,
apenas uma coisa hipócrita e escura, o livro.
Não tenhas contra ele o coração endurecido,
aquilo que podes saber está noutro sítio.
O que o livro diz é não dito,
como uma paisagem entrando pela janela de um quarto vazio.
Texto Público

3 comentários:

  1. Apenas conheço os artigos de opinião de Manuel António Pina e dos quais gosto, na maior parte das vezes.
    Vou conhecê-lo como escritor...
    Congratulo-me pelo facto de ter recebido este prémio.Boas notícias bem precisamos delas...

    ResponderEliminar
  2. Confesso. Estou pior do que a Olinda. Nem os artigos de opinião conheço.
    Também não posso conhecer tudo, porra!
    Uma coisa vos garanto, fiquei com o apetite aguçado.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Bem merecido prémio a um autor que conheço da literatura para crianças e cujo valor foi ,muito justamente, reconhecido!

    ResponderEliminar