segunda-feira, 4 de abril de 2011

OS DENTES A ALMOFADA E A YARA!

Não querendo competir com a arte e a graça da escrita do Rui, ao lêr o desaire do Sr. Dias, não resisti em contar um episódio verdadeiro, que por coincidência se passou com a minha Mãe, cujo ultimo nome também ia a Dias.
Um dia ao chegar a casa do meu trabalho e estando a minha Mãe já muito perto dos 90 anos, acamada, tendo ao lado a minha Tia que tinha vindo de Lisboa visitá-la, achei-a, contra o que era habitual nela muito nervosa e agitada!!!
A 1ªcoisa que Ela me disse foi; filha ainda bem que chegáste, não sei onde estão os meus dentes de cima, coloquei-os debaixo da almofada e não os encontro! Tentei acalmá-la, começando logo a busca pelos ditos, sem realmente os encontrar, Ela então coitadinha, só dizia, têm que estar aqui, não me levantei, não saí da cama!
Depois de andar de gatas por debaixo de tudo que era móvel....fez-se-me luz e perguntei, Mamã aonde está a Yara?
A Yara para quem não sabe era a minha cadela que perdi muito recentemente, muito engraçada, muito viva, mas enquanto cachorra muito ladra....mas também muito feminina pois tudo o que apanhasse meu, brincos, batons,cremes, lápis etc, etc, roubava e ia roer para o seu esconderijo, que era um baú vitrine que tenho no corredor de onde ninguém a conseguia tirar quando fazia asneiras!!!
Depois de muito pensar como havia de a tirar de lá, lembrei-me da frase milagrosa que era; Yara, vamos à rua???
Meu dito, meu feito...ela cuja cor era preta, bem preta, aparece-nos à porta do quarto, estática, mas com o sorriso mais branco e mais lindo do mundo...e o mas o mais espantoso é que a dentadura estava de tal forma encaixada, que dir-se-ia que vinha a chegar do dentista! INESQUECÍVEL...digno de filme, só que como sempre, quando é necessária, a camâra não estava lá!!!!
Foi uma risada geral e eu como péssima educadora que sempre fui, nem sequer tive coragem de lhe ralhar!
A minha Mãe e ela, foram os meus últimos dois amores que já não tenho comigo.
Teresa Lousada

15 comentários:

  1. Teresinha,
    Achei muito interessante que, em preâmbulo, ressalvasses que não queres competir...
    Penso que, neste espaço, ninguém quer competir com ninguém e que essa é uma das características que o valoriza.
    Gostei muito que aqui tenhas vindo desabar sentimentos. Os amigos também devem servir para isso. Ouvir desabafos.
    Um beijo muito amigo.

    ResponderEliminar
  2. Teresa Lousada
    Um artigo muito engraçado que nos fala da cadela com o sorriso mais branco e mais lindo do mundo, terminando a tocar-nos ao sentimento. Bem doseado. Venham mais artigos.

    ResponderEliminar
  3. Carlos Viana

    Cá estou a aproveitar-me do fuso. Amanhã vou dar uma volta por alguns dias.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. A cadelita da Teresa aperaltou-se para seduzir o rafeiro Tabu. Exibiu o seu belo sorriso, enfeitou-se com as joias mais brilhantes, penteou-se, pintou os lábios, caminhou provocante, meneando as ancas. Ambos abanaram os rabos e ali nasceu um romance...
    Poderia ter acontecido...

    Falando sério. A história que a Teresa conta tem um fundo comovente que a marca. Todos o sabemos.

    ResponderEliminar
  5. Viva o senhor Administrador! Viva!
    (espero que ele tenha o Sonotone ligado...)

    ResponderEliminar
  6. História com graça. Gostei Teresita....
    Podias ter públicado isto directamente, porque vem de um comentário teu. Quantos mais colaboradores ...melhor .
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Uma história tão interessante que comoveu o derretido coração da Sãozinha tinha que ter honras de primeira página!

    ResponderEliminar
  8. Só me dás miminhos, Rafaelitolindodomeucoração!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Belo sentimento o da Teresinha! Como eu o compreendo! Gostei...
    Mas para eventuais precalços (para quem tenha"o melhor amigo do homem"!)...em alternativa a "clister´s"...dar de beber durante várias horas "água oxigenada", tb resulta. Provoca vómito e até uma bola de ténis salta cá para fora! Foi assim que se evitou uma "cirurgia" ao meu Malamute!!!
    Beijnho Teresinha.

    ResponderEliminar
  11. Para todos estes meus Amigos, que tão benevolentes foram nas suas apreciações, vai "aquele abraço"!

    Muito obrigada a todos.

    ResponderEliminar
  12. Benevolentes, não. Medrosos!
    Ninguém quer sujeitar-se a ser mordido por um cão com placa!

    ResponderEliminar
  13. Saberás, Teresa, que agora os cães podem ir branquear os dentes?
    Pois, há uma clínica, creio que em Lisboa, que faz este tratamento!
    A tua Yara foi precoce!

    ResponderEliminar
  14. Celeste Maria, a minha Yara foi precoce em tudo...saía à dona, sempre p'rá frentex!
    Felizmente que não foi preciso ir branquear os dentes, porque antes dela ir, iria eu...mas devo-te dizer que lhe comprava umas pastilhas para esse efeito!!!!Bem caras, por acaso, talvez se fossem para mim, não as comprasse!!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. TERESA LOUSADA DE MENESESabril 06, 2011 5:17 da tarde

    Minha querida Sãozinha, tu és das poucas que com os teus comentários me consegues fazer rir!
    Beijo

    ResponderEliminar