segunda-feira, 4 de abril de 2011

NOTÍCIAS DE COLMAR

Homenagem a BADEN POWELL - Grande sucesso em Colmar

O oitavo Salão da Guitarra de Colmar, encerrou ontem com um concerto do reputado guitarrista Belga JACQUES STOTZEM, que se fez acompanhar na segunda parte do seu show pela compatriota GERALDINE JONET.













Consagrado à musica brasileira e a um dos seus principais interpretes, BADEN POWELL, esta 8a ediçao deste certame teve igualmente uma vertente aberta aos grandes "standards" da musica Rock. J. STOTZEM, virtuoso autodidacta da guitarra, captou o interesse do publico, reabilitando em tons acusticos, JIMI HENDRIX, RORY GALLAGHER,U2 ou o recente desaparecido GARY MOORE.


Conservando os elementos essenciais tao caracteristicos desses super herois, STOTZEM consegue imprimir a sua propria personalidade, através de arranjos da sua propria autoria, aproximando-se do espirito original dos seus idolos preferidos: HENDRIX, GALLAGHER, CLAPTON e NEIL YOUNG. Exercicio bastante dificil ao manejar uma simples guitarra acustica!

JAQUES STOTZEM e GERALDINE JONET 
                       Momento aureo deste Festival, a actuaçao no sàbado, do guitarrista egipcio AHMED EL-SALAMOUNY, grande especialista da musica brasileira, a quem coube a responsabilidade          de  render a verdadeira homenagem musical a BADEN POWELL.
A audiência presente apreciou imenso as explicaçoes dadas pelo guitarrista, entre cada composiçao, sobre a vida e obra do homenageado. Fiel ao seu mestre, EL SALAMOUNY propôs um panorama da guitarra brasileira, explicando também as enormes influências musicais de que desfruta o BRASIL, sua terra de adopçao, pois fala correctamente a lingua de Camoes, organizando vàrios workshops na pàtria de Chico Buarque!

AHMED-SAMOUNY
                      Apoteose final com uma magnifica surpresa feita pela Associaçao GUITARMANIAKS ao seu publico, com a subida ao palco da jovem Portuguesa LENA BRAZ, interpretando três famosas composiçoes do reportorio carioca. Uma linda e terna voz Portuguesa, a residir em Colmar, com uma carreira de sucesso à sua frente.

SALAMOUNY - LENA BRÁS
LENA BRÁS- A garota de Ipanena
Na sexta-feira, um dos guitarristas Franceses mais reputados no estrangeiro, MICHEL HAUMONT, deslocou-se de Paris para abrir esta versao 2011 do Salao da Guitarra de Colmar. E a terceira vez que actua em Colmar e o seu set é revelador duma virtuosidade permanente.

MICHEL HAUMONT
Como podem ver através destas fotos, O Salao nao se resume unicamente a concertos nocturnos de grande qualidade artistica. Durante o dia, centenas de pessoas puderam apreciar modelos recentes e outros mais antigos (e com imenso valor) desse instrumento màgico que é e serà sempre: uma guitarra. Vàrios construtores de guitarras clàssicas e acusticas deslocaram-se a este certame para exporem as suas ultimas criaçoes.
Stand espectacular aquele dum autêntico apaixonado, que nos deliciou com os seus modelos FENDER e GIBSON de 1964, 1985 e outras datas remotas. Uma reliquia!

PRECIOSIDADES
BOBBYZÉ e o último modelo da FENDER

Futuros "PROTÕES"(desta vez Radioativos)


Aqui ficam os sites onde poderão apreciar informações mais detalhadas destes artistas:
www.myspace.com/michehaumont
http://www.guitarmaniaks.net/
fotos e texto de BOBBYZÈ

6 comentários:

  1. Fascinante, meu caro Zé ! A distancia é uma barreira que nos cobre o coração...

    ResponderEliminar
  2. Rui! Evidentemente que és o Homem que apreciaria um evento destes!Que tal se viesses cà na proxima ediçao? Fica aqui o meu convite!Seria uma enorme HONRA receber o guitarrista mais virtuoso do meu querido bairro e da minha propria Patria!!!

    Gostava que me informasses acerca dos teus ultimos trabalhos.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Reportagem que os especialistas na matéria e não só apreciam!
    É este o teu mundo artistico e estas realizações dão-te uma enorme satisfação!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Bobbyzé.

    Lamento não saber comentar o aspeto artístico do evento, mas gostei muito da tua expressão tão feliz, com a guitarra azulinha!
    Terá sido em grande...

    ResponderEliminar
  5. Celeste! So uma mulher tao inteligente como tu poderia topar a particularidade desta guitarra azul!

    Jà viram como ela foi construida ao avesso? Genial!

    Sim, estou feliz mas no dia 2 de Maio regresso ao Hospital para 2 exames mais completos!!!Até là, liberdade condicional!

    Bjinho!

    ResponderEliminar
  6. Ora aí está um pormenor em que eu não tinha reparado. De qualquerforma, para mim, seja a viola do avesso ou do direito, jmais a saberia tocar...

    Não penses agora no dia 2 de Maio, BobbyZé!
    Aliás, tais exames servirão por certo para validar as tuas melhoras, colocando um ponto final e defintivo no assunto.

    ResponderEliminar