sábado, 19 de fevereiro de 2011

Que ASSERTIVIDADE é esta?

No léxico português também há modas. Nos últimos tempos, muito tenho ouvido falar em SER ASSERTIVO(A), assertividade para a esquerda, assertividade para a direita (e até ao centro)...eh!eh!
Muito bem, no velhinho latim assertivu, trata-se de um adjectivo - nada de novo! Mas deu-me para congeminar e reflectir sobre o (ab)uso de tal palavra. Trata-se de uma qualidade e bem precisamos de falar e apregoar sobre qualidades, porque sobre os nossos defeitos ninguém se cansa de dissertar. Pesquisei e verifiquei: SER ASSERTIVO é: ter respeito pelos outros e por nós próprios, defendendo os mesmos direitos sem ter de ir contra outros; é aceitar e expor as nossas falhas, emoções, opiniões, "politicamente incorrectas", sem pôr para fora tudo o que nos vai pela cabeça. Tornar visível o nosso EU, sem camuflagem, e fazer respeitá-lo, respeitando! Não é ser passivio, mas não é ser agressivo... Afinal esta assertividade é tão, tão antiga! Quem me falou nela foi Jesus! Ora vejam "Que vos ameis uns aos outros (como a vós próprios) Bib. S. João - 15:12 a 17. Tão simples, não?
Eu amo-vos.

10 comentários:

  1. Lá simples é mas só teoricamente.
    Tenho a certeza que se perguntar a cem pessoas se são assertivas obterei cem respostas afirmativas. Mas conheço tão pouca gente que o seja de facto...
    Por mim, responderia: tento ser.

    ResponderEliminar
  2. Há palavras e expressões que de repente caem na moda.
    Acabando por se lhe deturpar o significado. Apenas porque as pessoas querem aderir à moda, usam-nas a despropósito.
    As palavras são o instrumento da comunicação e devemos usá-las no seu exacto significado, se queremos ser objectivos e claros.
    Afinal, se queremos ser assertivos...

    ResponderEliminar
  3. Estou tão assertiva, hoje!...
    A moda é para levar "à séria" até na assertividade...

    ResponderEliminar
  4. Estou muito de acordo que se emprega hoje a palavra com deturpação. Então, diz-se de assertividade não só quando se está positivamente a pôr as maõs à frente de quem quer invadir o seu espaço, afirmando os seus limtes, ao mesmo tempo que se respeita também os do outro, mas já quando, a propósito de os defender, invade-se os do outro e, também algumas vezes, com alguma prepotência e até malcriadamente .
    Rui Barreiros.

    ResponderEliminar
  5. Olha o Rui Barreiros!
    Afinal, o homem fala!
    Esperemos que daqui para a frente seja mais assertivo...

    Nota: Ora aqui está um bom exemplo de como, muitas vezes, o assertivo é metido a martelo!
    Abraço e vê se apareces.

    ResponderEliminar
  6. Gostei de ver por aqui o Rui Barreiros, é mais um amigo que muito pode dar a este espaço de Amizade.
    Vamos então ser assertivos ou pelo menos tentar.

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente com a Mariazinha, quanto às modas no emprego de certos vocábulos, só porque...é moda!
    Em tempos usava-se com frequência o termo "pragmático".
    Mandei arranjar um fecho numa pulseira e perguntei quando estaria pronto.
    A senhora pensou um pouco e respondeu-me
    "Bem, como é uma coisa pragmática, amanhã poderá vir buscar"!

    ResponderEliminar
  8. Ah!Ah!Ah! A Celeste e o seu senso de humor.
    Eu quando estava a trabalhar tive que fazer um teste de assertividade e até sou uma menina linda mas ultimamete há 2 termos em moda que me irritam da maneira como são utilizados, principalmente pelos políticos.
    É tudo "sustentável" e também é tudo uma "esquizofrenia".
    Pelo amor de Deus!....

    ResponderEliminar
  9. Ana Roque,
    Bom esforço. Pode ser que à tua voz ele reaja. Porque à minha só se for em latim ou grego...

    Celeste,
    A senhora devia estar a pensar nas pulseiras electrónicas que, tens de concordar, são extremamente pragmáticas...
    Mas não era o caso, pois não?

    Lekas,
    Tens razão. Há por aí umas esquizofrenias verdadeiramente insustentáveis...
    É a vida! Aguardemos melhores dias.

    ResponderEliminar