segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ponto de vista...Serra de Leomil


18 comentários:

  1. Belo "pássaro" esculpido na raiz!
    Fotógrafo atento e sensível.

    ResponderEliminar
  2. Será a águia que desapareceu da Catedral da Luz?
    Estatelou-se lá pelo Norte...
    O fotógrafo não perdeu a oportunidade de brilhar!
    E brilhou!

    ResponderEliminar
  3. Já não me lembro de ter estudado esta serra na minha 4ª clasee há um tempito, 62 anos, e por isso com curiosidade lá fui ao sítio do costume saber alguma coisa sobr ela!
    Para não terem esse trabalho posso partilhar convosco o que lá li(lá li até é giro)!
    Assim láli que é uma Serra da Beira Alta, para os lados de Celorico da Beira(afinal a águia não foi bem para o norte, faltou-lhe o fôlego) a que também chamam serra da Nave.
    Tem 1008 metros de altitude e fica entre os rios Paiva e Távora!
    Agora espero que sejam simpáticos e me agradeçam o esforço, a mim e ao Henrique

    ResponderEliminar
  4. Claro,Dom Rafael, nós, simples vassalos (nobre povo ...)estamos sempre prontos para nos curvarmos até batermos com o plebeu nariz no chão, sempre que Vossa Senhoria partilha connosco algum do vosso nobre conhecimento ! Obrigada, vossa senhoria!
    Quanto ao nosso fotógrafo Henrique, as minhas desculpas por ser preterido do primeiro destaque, mas chefe, é chefe,já sabes! dizia eu, que a tua foto está uma maravilha tua, e da natureza. Obrigada.Continua a aparecer.Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. É RATA: no meu anterior comentário substituir CELORICO por MOIMENTA.
    Olga volta cá para leres MOIMENTA!

    ResponderEliminar
  6. "Olga volta cá"???
    A uma hora destas?
    As suas prerrogativas de Castelão não o devem levar tão longe, meu caro senhor...
    E o Moreirinhas continua a sonhar com dragões...
    Isto está lindo!

    Henrique, bem te avisei. Trazes aqui uma bela foto e este pessoal estraga tudo com "bardinices"...
    Valha-nos Dona Celeste Maria, a Castelã, para dizer alguma coisa que se aproveite.
    Não desanimes.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. O olhar atento do fotógrafo. Sem dúvida excelente. Começas bem !!!
    Toma lá um abraço, pá ....

    ResponderEliminar
  8. Eu diria mesmo que mais parece um pequeno "velociraptor mongoliensis"...
    Boa foto.

    ResponderEliminar
  9. Chiça, Bilito, que me puxas pela inteligência...

    Eu diria mesmo que Velociraptor mongoliensis was a small meat-eating dinosaur that lived in China and Mongolia 80 million years ago. It had a deadly sickle-like claw on its foot, clasping hands and many bird-like features.

    Vai em inglês porque já toda a gente está farta do meu latim...

    ResponderEliminar
  10. Chiça Bianinha, digo eu, tás a ficar boé de culto ...

    ResponderEliminar
  11. A foto é um produto
    Do acaso como tantos
    Mas dividi-la convosco
    Tem p´ra mim outros encantos

    A Dom Rafael reconheço
    Que esta pesquisa veio
    Revelar sem quaisquer dúvidas
    Que ainda acerta em cheio

    E a todos muito agradeço
    Tais comentários
    Pelo meu começo

    ResponderEliminar
  12. O Henrique para além de ser um fotografo atento, também é bom a versejar.
    Parabéns e um beijo para a Ana e para o Henrique.

    ResponderEliminar
  13. Isto é serra de Leomil não serra da da nave! :D

    ResponderEliminar
  14. Nunca foi Serra de Leomil, meu amigo estude ou informe-se junto de pessoas competentes e virá a constatar que é e sempre será Serra da Nave, existem documentos que comprovam isso e nenhum se refere à Serra de Leomil. O nome Serra de Leomil advém de um puro bairrismo dos Leomilenses.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Bem... eu não teria tanta certeza...
    Da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_de_Leomil):

    A Serra de Leomil é uma elevação de Portugal Continental, com 1008 metros de altitude. Tem o seu cume na freguesia de Leomil, concelho de Moimenta da Beira, no Norte do distrito de Viseu. Eleva-se esta interessante e graciosa serra entre os rios Paiva e Távora e pertence ao Maciço Galaico-Duriense. É o local de nascimento de importantes cursos de água como o Rio Varosa e o Rio Paiva.
    O nome por qual é chamada é atestado pela memória paroquial de Leomil de 1758:
    «A Villa de Leomil fica na Província da Beyra Alta dentro do Bispado e Comarca de Lamego, tem ele o termo e he freguezia sobre si (…) Está situada em hum valle nas fraldas da Serra de Leomil, e nam se descobre della povoaçam alguma (…) Dista esta Villa da Cidade de Lamego capital do Bispado tres legoas de Lixboa Capital do Reyno sincoenta e quatro (…).»

    ResponderEliminar