terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

NOTÍCIAS DE COIMBRA


JOÃO GABRIEL SILVA NOVO REITOR DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

João Gabriel Silva,tem 53 anos, é natural de Pombal, concluíu a licenciatura na FCTU em 1980 e doutorou-se em Engenharia Electrotécnica oito anos depois.Coordenou a equipa que produziu o primeiro computador português e integrou, em 1998, a equipa que venceu o primeiro prémio de ideias de negócio com o projecto "CRITICAL SOFTWARE - Tecnologias de Informação para Sistemas Críticos", que deu origem ao famoso grupo empresarial com o mesmo nome.


Mediáticamente, foi a sua ligação à QUERCUS e à luta contra a coincineração que o tornou conhecido. No entanto, o cargo como director da FCTUC, que ocupa desde 2009 (antes era presidente dos conselhos Directivo e Cientifico), foi também marcado pela abertura que conseguiu fazer da faculdade para o exterior, projectando o trabalho ali desenvolvido e também a imagem de visão externa que ajudou a que fosse eleito.


É ESSA ABERTURA AO EXTERIOR QUE O NOVO REITOR PRETENDE AGORA TRANSPORTAR PARA TODA A UC.

Como curiosidade seu irmão José Manuel Silva, foi eleito para Bastonário da ORDEM DOS MÉDICOS.

Tem mais três irmãos, todos doutorados, todos cientistas e com percursos profissionais de relevo.De tal forma que a comunicação já os apelidou de "OS CINCO MAGNÍFICOS"

informação in Diário de Coimbra

4 comentários:

  1. Por razões profissionais, tive a honra de o ter conhecido pessoalmente há uns anos atrás.
    A superficialidade desse conhecimento, foi, não obstante,suficiente para me ter apercebido de estar na presença de uma pessoa de rara e elevada craveira intelectual.
    Penso que a Universidade de Coimbra ganhou um Reitor que a guindará a um estatuto moderno que a sua História impõe.

    ResponderEliminar
  2. Mais um artigo que nos dá a conhecer a vida da nossa terra. Pelo que li e pelo comentário do Rui Felício fiquei consciente que foi escolhido um intelectual relativamente nouvo e com experiências práticas dadas, o que é um excelente presságio não só para a UC, como para Coimbra.

    ResponderEliminar
  3. A Cristina Robalo Cordeiro parecia reunir mais
    possibilidades de vitória...mas o João Gabriel
    acabou por vencer.
    Desejo que desempenhe uma boa função!

    ResponderEliminar
  4. Viva a competência!
    Parabéns!
    Que seja bem sucedido nesta nova função

    ResponderEliminar