sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

LEVANTA-TE BRIOSA ...

Exige-se empenho. Há um passado a respeitar ...
Estava longe de pensar, que hoje viria a este espaço escrever estas linhas. Estava longe de pensar, que, após uma primeira volta excelente, a nossa Académica – a Académica daqueles que a amam – corresse para uma situação que, a breve prazo, pode ser aflitiva para a Instituição. Por certo, muitos dirão que no futebol não há dramas. Há que relativizar as coisas – dirão. Mas uma hipotética descida de divisão para a Briosa, seria, não duvido, uma longa travessia do deserto. A segunda divisão, significaria a quase total ausência de público nas bancadas. E a falta de receitas televisivas, que, actualmente, permitem um encaixe financeiro que sustenta o barco à tona. O exemplo do simpático Belenenses faz meditar. Clube de grandes pergaminhos, do Pepe, Vicente e Matateu, vegeta hoje pela liga secundária, com o estádio vazio, sem jogadores de valia, que lhe permitam o regresso ao seu estatuto entre os maiores. E sem dinheiro. Naturalmente, que há ainda muito campeonato para jogar. Mas constata-se, nos blogues afectos à Briosa e nos sócios, uma crescente intranquilidade. Todos já percebemos que a Direcção deu um tiro num pé. Ao aceitar uma indicação – ou imposição – vinda do Norte, de um treinador sem “curriculum” e com um cartão de apresentação que lembrava o fracasso do campeonato do mundo de futebol, pressentia-se que iríamos ter alguns amargos de boca. Como estamos a ter. Apesar de leigo na matéria, mas pelo que vou lendo, deduzo que a equipa está descrente e tecnicamente mal orientada. Nos jogos a que tive a oportunidade de assistir, a equipa foi subjugada por adversários com quem a Académica tinha a obrigação de se bater de igual para igual, com a vantagem de jogar no seu estádio. Resta pois, fazer um apelo aos jogadores e aos simpatizantes da Académica, para que no próximo Domingo, todos unidos, regressemos a uma dinâmica de vitória, que possibilite uma rápida subida na classificação e o fim dos fantasmas. Não é só a imagem desta nossa grande Instituição que está em jogo. Se calhar, até a sua própria sobrevivência.
Q.P.

30 comentários:

  1. É convicção minha que a Académica não descerá de divisão. Não o digo por influência do amor que lhe tenho. Digo-o em resultado de uma análise fria ao seu calendário e aos calendários dos seus principais opositores na luta pela manutenção, daqui até ao final do campeonato.

    Isso não invalida que o público acorra em massa aos jogos que faltam disputar. Não se esqueça que os adeptos da Académica estão espalhados pelo País inteiro e que são muitos. Basta sermos todos capazes de nos incentivarmos uns aos outros por este País fora.

    Foi com desgosto que tomei conhecimento da contratação do actual treinador. Sem provas dadas! Ou melhor com más provas dadas obtidas na escola do Sr. Queirós...

    Obrigado Quito por teres brilhantemente traduzido o sentir de todos nós que amamos a Académica.

    ResponderEliminar
  2. Caro Quito!
    Isto chama-se "patriotismo" !!! Briosa! Briosa! Briosa!

    ResponderEliminar
  3. A Académica não é um simples clube de futebol. Se assim fosse, não estaria eu muito preocupado, dado o meu desapego a este desporto.

    A Académica é o espírito de Coimbra. Faz falta á cidade. Transporta consigo muito do que foi feito pela nossa terra e pelo próprio Portugal.
    Mesmo os que não são seus adeptos do ponto de vista meramente futebolistico, lhe reconhecem o estatuto especial de representação da cidade...

    ResponderEliminar
  4. Reconheço, na fotografia,o Ramin, o Melo, o Torres, o Wilson ( a quem o Rui Piçarra chamava "perninha de leite" ), e o Faia.

    Os outros já não consigo recordar-me...

    ResponderEliminar
  5. Creio reconhecer, Malícia, Pérides e Abreu ...

    ResponderEliminar
  6. Só não estou de momento a reconhecer "o ponta esquerda"
    Então tomem nota:
    De pé: Ramim, Abreu,(morou na rua da Guiné), Pérides, Melo, Torres, WWilson.
    Em baixo: Frias, Faia, Alcino, Gil e ??
    Lembrem se que nesta época até nas fotos ficam pela ordem em que actuavam no campo!
    O Frias veio dos júniores(penso que foi campeão Nacional de Júniores e morava na Ladeira do Seminário)
    O Alcino foi uma transferência sensacional da época. Veio de Goa mas nunca correspodeu á fama que trazia!
    Esta foto em que juntou estes jogadores deve ser única, pois tanto o Frias e o Alcino muito poucas vezes jogaram!
    Este Abreu- grande jogador tem outro irmão que também jogou(raramente) e se chamava Lionel.
    Moravam com a mãe numa casa da Dona Maria quase em frente a minha irmã Olinda e onde penso que viveu a Paula Oliveira professor de música na Operação Triunfo da RTP!
    O Faia veio do Barreirense, o Gil do Benfica, etc

    ResponderEliminar
  7. O Quito está a confundir o Melo com o Malícia.
    Havia de facto semelhanças, mas aqui na fotografia o Malícia não está. Jogou mais tarde, acho eu, no tempo do Chipenda, do Manuel António, do Ernesto, do Rui Rodrigues, do Bernardo...

    ResponderEliminar
  8. Uma explicação muito clara de uma situação muito escura. Não há para aí nenhum outro treinador? – Por estes lados, quando acontece um caso desses e que não há treinador disponível, vão buscar o de juniores da mesma equipa. Quase sempre dá resultado para dois a três anos pois por aqui, um treinador ficar mais de três anos, é raríssimo.

    ResponderEliminar
  9. Rui
    És capaz de ter razão. Mas o Malícia é muito anterior ao Manuel António, Ernesto, R.R. ou Bernardo. Mas talvez contemporâneo do Chipenda.
    O Bernardo, defesa, falaceu relativamente cedo ...

    ResponderEliminar
  10. Cá para mim,é mesmo o Melo.
    Tivemos uma defesa que,se passava a bola,não passava o homem.
    Branco,Curado e Melo.
    Lembram-se?

    ResponderEliminar
  11. Claro que é o Melo!
    Reafirmo que neste momento só não identifico o ponta esquerdo"!
    Podem-se faze "n" equipas com nomes que todos conhecem:
    Capela, Curado(até houve dois e eram Antónios), Branco, Diogo, Eduardo santos, Azeredo(cunhado do Melo), Castela,Malícia,Pacheco Nobre,Macedo, Manuel António, Artur Jorge, Nana, Bentes,Peres,Gervásio André,Garção,Chipenda, Araújo, França, Duarte,Delfino,Nelo, Nuno, Mota, Romão, Vaccari,Guarda redes Crisóvão e Morgado,Tomané, Jseph Wilson, Lemos, Marta,RocHA,Samuel, Orlando Vieira, Bento(Colégio João XXXIII),G Redes Teixeira, Jorge Humberto,Évora, Manecas, Castro, Rui Maia, Bouçon;G Redes Maló, Tó Gonçalves(aqui do Bairro),José Júlio, Gaio,Juca,Almeida, Assis, leonel Abreu, Moreira, Crispim, Oliveira Duarte, Piscas, Manuel Duarte,;Marques, Vitor e Mário Campos, Rapaz cajica,Vieira Nunes,G. Redes Brasard TONI, ErnestoBrafesmes, Feliz, Silvestre, SERAFIM, Belo, Celestino, Quinito, Carlos Alinho, NENE(morreu num acidente a caminho da Figueira), Artur, Vala,Simões(cunhado do Artur Jorge),António Jorge, Os Freixos, Reis, Alcides, Prieto, o irmão do Artur Jorge-José manuel,, Vitor Manuel,Raul Águas, Martinho, Cano Brito, Costa(agora treinador Adjunta desta desgraça); Pinho, Valido, Rogério, Norton de matos, Serrano, G. Redes marrafa, Alexandre Alhinho, Freitas, Camilo, Joaquim Richa, Paulo Costa, Hélder, Rachão, Camegim, Mesquita, O Grnade Nicolau, Eldon -genro do Pilinhas, Parente, Ibraim, Joel, Ribeiro(era do União), Rui Mendonça,Francisco Silva, Tozé, Barry, Reinaldo, Sciasca, Pedro Xavier, Mito, Kikas,Carlos Xavier, Marito,Dimas,Marcelo, Zé
    Paulo,Pedro Roma, etc, etc,etc

    Para não falar dos muito mais antigos...

    ResponderEliminar
  12. O ponta-esquerdo é o Silva,amigo do fotógrafo,que se equipou para ficar nesta foto para a posteridade!

    ResponderEliminar
  13. Então, mulheres, não se levantam pela nossa ACADÉMICA?
    Pois aqui estou eu, que não percebo nada de futebol, mas sinto no coração a força dos ecos daquela claque.Chovesse ou fizesse sol, ali estava entoando o grito - inicialmente num ritmo meio arrastado, acelarando até ao máximo crescendo... AAAAACAAADÉMIIICAAA, AACAADÉMIICAA, ACADÉMICA, ACADÉMICA... num grande final! Que é dessa garra, malta? Que tal irmos TODOS ver um jogo e gritar á moda antiga, "até que a voz me doa"?

    Quanto a treinador eu proponho um - o Melo, meu cunhado,que também não gosta de perder nem a feijões, tal como o CR!
    VIVA A NOSSA BRIOSA!

    Agora, minhas Senhoras, toca a pôr "a boca no trombone"! Desafio-as!

    ResponderEliminar
  14. Ó Rui não gozes....não me digas que foste tu que tirou a fotografia!!!!!!!
    Mas tenho a impressão que será o Jorge Humberto, antes de ir apara o Inter de heleno Herrera!
    Não garanto!

    ResponderEliminar
  15. Prágora(um novo acordo prático) temos que ganhar ao Rio Ave!

    Ficamos mais ou menos livres da descida ao inferno!Depois limpamos o Guimarães prá Taça e vamos ao Jamor limpar o Benfica!

    ResponderEliminar
  16. Razão teve o Jorge Costa para se por ao fresco enquanto era tempo.

    A lesão do Orlando foi desvalorizada pela comunicação social, mas assim que li que tinha uma inflamação no tendão de aquiles percebi logo que não havia mais centrais para o resto do campeonato. O Jorge Costa tb percebeu, e percebeu que não havia intenção de ir buscar ninguém para o substituir.

    Não sei se este treinador é fraco, mas tenho a certeza que com o Pape Sow ou o Luiz Nunes a centrais vai estar de chuva para a nossa defesa o jogo todo ...

    ResponderEliminar
  17. Limpa-se o Rio Ave, limpa-se o Guimarães e a seguir limpa-se o Benfica, diz Dom Rafael de esfregona na mão.
    Vícios...

    Mas vamos ao que interessa:
    BRIOOOOOOOOOOOSA.
    Chiça quinté fiquei rouco.

    ResponderEliminar
  18. O Ponta esquerda, não pode ser o Jorge Humberto conforme erradamente mencionei.
    Mas tem que ser um destes três: Bagorro, Romão ou Rogério.
    tenho dito!

    ResponderEliminar
  19. Faltam 10 mn para terminar o jogo e nem sequer conseguem marcar UM GOLO ao RIO AVE!!!!!!

    Quem vem a seguir ao Zé GUILHERME? Este jà nao me engana! NAO SERVE!

    Domingo apos domingo, o naufràgio està proximo!

    Enquanto à vida hà esperança, aguento mais dez minutos!

    ResponderEliminar
  20. Mais um escandalo em Coimbra: Perder com o RIO AVE em casa merece a demissao do Zé GUILHERME!!!

    Isto jà me estragou a noite!!!!

    ResponderEliminar
  21. a Académica está em frangalhos. O desnorte total.Não há liderança nem dentro nem fora do campo. O Presidente, atolado em problemas pessoais, tem outras coisas em que pensar. A Académica que vi hoje, é uma nau à deriva a caminho de um naufragio certo ...

    ResponderEliminar
  22. EM CNSEQUÊNCIA:

    EX-ADJUNTO DE QUEIROZ FOI À VIDA

    "
    José Guilherme demitiu-se do cargo de treinador da Académica, após a derrota em casa com o Rio Ave (1-0), justificando a saída com a necessidade de haver um “abanão” na equipa, 12.ª classificada da Liga de futebol.
    “A solução para a Académica é eu deixar de ser treinador da equipa. A Académica tem que levar um abanão e falei com o presidente nesse sentido”, afirmou o técnico após o encontro da 20.ª jornada, em conferência de imprensa.
    Questionado sobre o que falhou sob o seu comando, José Guilherme disse que foi para a Académica tentar resolver alguns problemas táticos e técnicos, mas admitiu que o seu trabalho não resultou e que sai por não querer fazer mais parte do problema.
    O presidente José Eduardo Simões agradeceu ao treinador “a forma digna como entrou e como saiu” e prometeu que, durante a semana, vai “dar os passos necessários” para que surja “um novo técnico para dar o clique que a equipa precisa”.
    Após ter assumido o cargo em 26 de dezembro (15.ª jornada), substituindo Jorge Costa, José Guilherme deixa os “estudantes” depois de a equipa ter registado o oitavo jogo consecutivo sem vitórias no campeonato.
    José Guilherme cumpria em Coimbra a sua estreia como treinador principal e a Académica somou quatro derrotas e dois empates nos seis jogos da Liga que a equipa disputou sob o seu comando.
    As suas duas únicas vitórias aconteceram nos oitavos e nos quartos de final da Taça de Portugal, por 3-1 frente ao União da Madeira e por 3-2 frente ao Vitória de Setúbal, respetivamente."
    IN CNOTICIAS.NET

    ResponderEliminar
  23. A Briosa é uma Instituição.
    Tem um "histórico" de vida irrepreensível.
    Passamos um período dificil.
    Entrou-nos pela "casa" dentro, um Presidente que trouxe tudo, rigorosamente tudo o que está na cartilha dos maus procedimentos (estou com esta brandura na linguagem, porque fui à missa e confessei-me).
    Más práticas comerciais (leia-se contratos com escrita paralela), receitas e valores retidos para fuga declarada ao fisco, contratos ficticios e transsacções "marteladas" nos relatórios e contas. Promiscuidade absoluta entre a politica e o futebol. Dinheiros da Briosa misturados com dinheiros pessoais, e como não podia deixar de ser, este excelente "cartão de visita":

    11 processos crimes deduzidos pelo ministério público e pelos quais esteve a responder recentemente em Tribunal.
    Nunca a Briosa passou por esta situação na sua história secular.
    Dói-me ver esta Instituição entregue a um verdadeiro "fora da lei", um oportunista sem valores, principios ou referências académicas.
    Vamos pagar bem cara esta letargia em que caímos e que permitiu que este tipo esteja há quase 9 anos à frente dos destinos da nossa Instituição.
    A Académica que jogou(?) hoje contra o Rio Ave vai a caminho sem apelo nem agravo da 2ª Divisão.
    E se lá cair, tão cedo não se levanta.
    Com um passivo escandaloso, um monstruoso estádio para gerir (eu diria para falir) e com pouco mais de 2 mil sócios a assistir aos jogos, não auguro nada de bom para nós.
    Resta-nos a remonta esperança de esperar que a Naval e o Portimonense também vão finando, mas não acredito.
    A Naval "já" tem 14 pontos e Domingo joga em casa.
    Nós vamos a Guimarães continuar o Calvário das derrotas.
    Porque será que tenho este masoquista amor pela Briosa?

    Saudações académicas

    Tó Ferrão

    ResponderEliminar
  24. Tó compreendo a tua frustação que também é deste sócio nº 63!
    Mas quanto ao resto é um tema que tem muito pano para "mangas"
    Agora o que é preciso é que se arranje um bom treinador rápidamente e que nos mantenha na Primeira divisão(liga) pelo décimo ano cosecutivo!
    E claro que nos leve ao Jamor!
    Um abraço e VIVA A BRIOSA!

    ResponderEliminar
  25. Segundo o jornal A BOLA, José Eduardo Simoes vai hoje a julgamento mas afirma continuar a presidir a BRIOSA!INCRIVEL!

    Estamos em tempos de REVOLUCOES là para o norte de Africa!Aproveitem a maré ai em COIMBRA! Ponham esse fulano na rua e convoquem eleiçoes!!JA!

    ResponderEliminar
  26. As palavras do António Ferrão, são palavras de quem vive com crescente preocupação a vida da nossa Instituição. Palavras reflectidas e que, sábiamente, apontam o dedo a todos este atoleiro de lama em que o nome da Académica se vê envolvido nas barras dos Tribunais. A Académica tem - e vai conseguir- de recuperar a imagem que os sócios queerem dela, enquanto Instituição impar que é. Mesmo que, e é mais que certo, o JES, seja pronúnciado em tribunal. Urge ter uma nova direcção. E é fundamental, a curto prazo, MANTER a Académica na primeira divisão. Precisamos de um treinador. Escolhido com critério. Que tenha uma personalidade forte e que a transmita aos jogadores. Dentro do campo não há liderânça. Já não há Gervásio ou Vitor Campos, em que a camisola da Académica era uma extenção dos seus próprios interesses fora das quatro linhas. Hoje é o que vemos. Sinal dos tempos. Estamos a meia dúzia de metros da linha de chegada. E é realmente muito triste e preocupante que, depois do que se passou ontem, tenhamos que dúvidar que a Briosa tenha capacidade para conseguir uns 6 ou 7 pontos que lhe faltam para se manter entre os maiores.Mas vamos acreditar. TEMOS QUE ACREDITAR.

    ResponderEliminar
  27. Temos que ter calma e cabeça fria
    Mas primeiras jornadas estivemos praticamente em 2º lugar e já se sonhava com a Europa, e os elogios eram mais que muitos, até ao Presidente!
    Depois o Jorge Costa pôs-se ao fresco...e já vinha a perder jogos!
    Nuna mais nos endireitámos, apesar dos jogadores serem os mesmos e até reforçados com o Adrien!!!
    Lesões nos Centrais têm sido demais.
    Outros anos anteriores a aflição foi muito maior e só nos safámos de descer por milagre!
    Só não fechou as portas porque apareceu o saudoso Dr. João Moreno coadjuvado pelo actual presidente para a Salvar!
    Já houve pelo menos três eleições democráticas e este senhor ganhou sempre...
    Claro que é muito mau ter um Presidente em tribunal e para mais dirigindo uma Instituição como a Académica!
    Espero que hoje e para bem da Acadeémica e também dele se consiga safar...lá estarei para ver.
    Mas ainda não será esta ano que vamos interromper a série de 10 anos seguidos na LIGA!

    ResponderEliminar
  28. Julgamento adiado para Março! De crime de corrupçao passou para crime contonoado????O que é isto? E o que està escrito na BOLA! Enganaram-se? ULISSES MORAIS é o novo coach! Talvez o ULISSES consiga levar a Nau a bom porto!

    ResponderEliminar