sábado, 25 de dezembro de 2010

Um texto genial de um humorista sobre o ateísmo

Um excerto:

"Desde o início da história, que é marcado pelo início da escrita pelos Sumérios há cerca de seis mil anos, os historiadores catalogaram mais de 3.700 seres sobrenaturais, dos quais 2.870 podem ser considerados divindades. Sendo assim, da próxima vez que alguém me disser que acredita em Deus, direi «Qual? Zeus? Hades? Júpiter? Marte? Odin? Krishna? Vishnu? Rá?…» E se me responderem «Só Deus. Eu acredito no Deus Uno», eu assinalarei que esse alguém é quase tão ateu como eu. Eu não acredito em 2.870 deuses e ele não acredita em 2.869."

Nada como o humor inteligente para abordar um tema bem sério.
Sois todos bem vindos ao meu blog «Persuacção» para lerdes o texto completo.

13 comentários:

  1. Bom artigo.
    O meu Deus não me chateia nada, ele tem a vida que entende,eu tenho a minha.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  2. É um texto muito interessante,cujo tema está muito bem exposto!
    Nem sempre somos alertados para meditar, eu pelo menos,sobre estes temas da religiosidade, pelo que gostei muito de o ler!
    Os comentários feitos pelo Prof Antonino e Charlie são um óptimo complemento,que enriquecem o texto!
    Parabéns para Ana Andrade e Paulo Moura, por facultarem a leitura de textos que tem sem dúvida muito interesse intelectual!

    ResponderEliminar
  3. E quando eu e o Charlie divulgarmos o estudo sobre «a religião e o culto fálico na região Oeste», com ilustrações do raim, isso é que vai ser cultura e intelectualidade :O)

    ResponderEliminar
  4. Gostei!... Não há mais nada a comentar!...Achei uma delícia e fiquei com um argumento de peso!...

    ResponderEliminar
  5. Eu, que tenho a vivência de mais de duas décadas com populações dos meios rurais, apercebo-me quanto a religião é parte integrante das suas vidas, Há, até, uma certa "irracionalidade" na forma como dão uma qualquer explicação Divina para qualquer desgraça. Tudo tem, para aqueles povos, um lógica. Este pequeno texto que acabo de ler, a brincar põe o leitor a meditar. Em meu modesto entender, Deus é algo de espiritual. Não existe acima de nós. Está dentro de nós, na forma como respeitamos e ajudamos o nosso semelhante.A forma como abraçamos as grandes causas colectivas.E esse Deus, o tal que existe dentro de nós, não é imaterial. Eu, modestamente, até consigo vê-Lo, quando nas noites escuras, fixo o céu estrelado. É uma cumplicidade Divina com o Mistério da Natureza, que certamente terá a sua explicação científica, e se renova no suceder dos dias e das noites. Gostei do texto.

    ResponderEliminar
  6. Bem, como sempre ouvi dizer que melhor com Deus que com o diabo, ao contrário, eu vou pelo Deus Uno que engloba os 2869 pequeninos Deuses.
    Na realidade um texto que teóricamente nos faz pensar mas na prática, não creio que vá alterar a crença de cada um. Isto, também me faz pensar pois teóricamente, era natural que alterasse.

    ResponderEliminar
  7. Uma interrogação, logo à partida: em que limbo foram colocadas os 830 seres sobrenaturais que não foram considerados divindades?

    Outra interrogação : será que eu sou mesmo ateu? Durante toda a minha vida apregoei que, tal como meu Pai, "sou ateu, graças a Deus".
    Era uma forma de escapar ao ter que saber se acreditava no Deus Uno, nesse Deus que estava ligado, por culpa da Igreja Católica, aos mais hediondos crimes cometidos contra a humanidade.
    O meu ateísmo, e não será só o meu, é fruto da revolta sentida contra os crimes cometidos em nome de Deus.

    Bem vistas as coisas, estou disponível para adorar qualquer um dos 2869 deuses que tenha um CV sem crimes, pelo menos isso eu exijo!

    ResponderEliminar
  8. Vocês autorizam o Paulo Moura a publicar os vossos comentários no blog dele («Persuacção»)?

    ResponderEliminar
  9. Sãozita,
    Pela parte que me toca, podes dizer ao Paulo Moura que pode fazer do meu comentário o que muito bem entender. E mais, se lhe passar uma esfregona por cima acho que é muito bem aplicada!

    ResponderEliminar
  10. Este é um tema tão pouco discutido... e vocês abordam-no de uma forma tão aberta. Chapeau!

    ResponderEliminar
  11. Eu já lá andei, mas depois de ler os textos do Charlie e do Jorge Castro...nem me atrevi...a meter o "bedelho"!
    Quem sou eu para opinar...mas para ler e saborear o que escrevem...vou já para lá!

    ResponderEliminar