domingo, 19 de dezembro de 2010

N A T A L

M O N T R E A L

Ilunminações Noturnas

12 comentários:

  1. Também por aqui Chico, há quem decore as casas.No Salgueiro, existe uma vivenda que parece uma central eléctrica. No meio desta selva em que todos andamos metidos, que haja ao menos um pequeno período de reflecção,mesmo alguma espiritualidade, mesmo para quem não seja crente em nada. Pelo menos, o respeito pelo nosso semelhante e solidariedade para quem está mal ou menos bem. A roda da vida, por vezes, desanda. E que ninguém se julgue a coberto de uma infelicidade ou fatalidade.
    Desejo para ti, mulher e filha um Bom Natal.Nós cá estamos, neste momento em Coimbra, a tua terra. Fica a esperança que um dia a voltes a pisar de férias e darmos um abraço bairrista.
    Nota: já vi o exercício para não arrefecer. Vou experimentar ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Que linda deve ser a vossa cidade...tão acolhedora com a iluminação natalicia!
    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  3. Nem só de pão vive o homem!
    Gostamos de ver coisas bonitas, tal como essas lindas decorações de Natal!

    ResponderEliminar
  4. Quito,

    As iluminações privadas por estes lados não faltam. É convidativo dar uma volta à noite. Há ruas que nem as conhecemos.
    Quanto aos mais desprotegidos, aqui pensa-se muitos neles durante todo o ano. Milhares de refeições diárias são distribuídas em Montreal gratuitamente, além de um lugar para dormir aquecido. Os Cabazes de Natal que rondam os €190.00/cada , também vão ser uns milhares. É bom que tenham para uns dias. Há muita gente e os problemas são muito grandes. Entrar-se num restaurante ou café nesta altura e estar um sem abrigo a comer gratuitamente, acontece. As pessoas são muito solidárias. Quando se vê casais nos desemprego que já ultrapassaram o período de ajuda social, qualquer que tenha sido o seu estatuto, só estas fundações de inciativa privada podem amortecer a situação.
    Gostei muito da atitude da Cãmara de Portalegre. Caíu-me muito bem.
    Aproveito para retribuir os votos de Bom Natal para ti e teus. Muitas broinhas com um bom Porto.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Olinda,

    Sim, é muito linda de noite. A luz refletida na neve ao longo de toda uma rua, leva-nos a entrar logo nela. É diferente.

    ResponderEliminar
  6. Celeste Maria

    É uma iluminação que nos convida a andar na rua à noite para irmos descobrindo novidades. É diferente do que estava habituado e por gostar, é que dou a conhecer. Penso que vale a pena.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Chico gostei de ver esta foto das iluminações desta casa, concerteza que muitas mais também estarão assim!
    Por aqui pouco ou nada se usa. Apenas algumas casa, muito poucas e com apenas meia dúzia de lâmpadas!
    Aqui no Bairro havia uma iluminação nas ruas junto ao Samambaia e Centro Norton de Matos. Este ano a Junta baldou-se!
    Dizem que é a crise!
    Crise que todos estes "poderes públicos" desabregonhadamente criaram!
    Durante anos as Juntas de freguesia e todos os membros autárquicos serviam a povo, práticamente apenas para cumprirem um dever civico!
    Hoje TUDO tem ordenado e alguns (quase todos) vivem desta sua "PROFISSÃO"!!!!!
    Há prestações pecuniárias para toda a gente que façam parte de Assembleias de freguesia ou Municipais!!!!
    Os exemplos vêem de cima e claro que os de baixo também querem fazer parte do FESTIM!!!
    É fartar vilanagem!
    Siga a Marinha, como diz o amigo Tonito!

    ResponderEliminar
  8. Chico,
    Estive em Montreal no ano passado, mas não havia neve e nem estava frio!
    A cidade é, de facto, muito bonita, como são todas as cidades do Canadá.
    Gostei muito, mas com neve devem ter uma magia e beleza especial.

    ResponderEliminar
  9. Bom Natal,Chico.
    Que continues com uma casa bem "iluminada".

    ResponderEliminar
  10. Rafael

    A situação aqui é diferente. Nos prós, a luz é mais barata do que aí em todos os sectores e a iluminação pública de longe muito superior. Nos contras, os fios são aéreos o que numa grande cidade cria poluição visual constante. Só na baixa os fios são subterrâneos como medida de proteção contra o gêlo, porque é lá que estão os grandes centros de decisão públicos e económicos. Também é bom para turista ver.
    É assim, Rafael. A crise instala-se, os políticos passam e o povo fica. Se certas pessoas não ficassem impunes, Portugal estaria muito diferente. Infelizmente hoje é preciso criar meios para que os de cima dêm o exemplo e como certos não podem ser transparentes, também não criam esses meios. É preciso que os forcem a criar e isso só o jornalistas de inquérito que originam pressões enormes a todos os níveis, levam o procurador da respública a ter que intervir. Não pode desconhecer. Se no meio houver um favorzinho, lá entram novamente os jornalistas de inquérito porque eles furam tudo. Se uma vez ou outra estragam o trabalho de um inquérito da polícia, na realidade fazem mais efeito até certo ponto do que ela, pois os inquéritos que os polícias fazem são de natureza confidencial até tribunal. Depois de se saber quase... tudo, sim. É a polícia de continuar porque em muitos casos, ela com falta de pessoal como em todo o mundo, nem têm conhecimento de certos problemas.
    É verdade, o Tonito é que tem razão, siga a marinha e está a seguir. Essa POTÊNCIA comprou dois submarinos novos, pelo que li já há uns tempos. O Canada, país pobre ou do terceiro mundo como ainda diziam por estes lados há uns cinco anos em plena TV professores universitários e outros, comprou dois usados. Como hoje o que interessa é ter uma boa polícia marítima, pois no resto uma boa aviação com os seus radares descobrem tudo, sendo mais rápidos e portanto eficazes, ando morto para ver se o wikileaks fala nisso. Isto é o mundo invertido.

    ResponderEliminar
  11. Moreirinhas,

    Montreal é uma cidade que nos surpreende pelos contrastes.
    Prédios altos ao lado dos baixos, arquitectura moderna ao lado da arquitetura antiga, novo e velho de acordo com a manutenção no tempo, tudo lado a lado. Tem muita verdura, ruas espaçosas, bons parques, museus e diversões. Uma cidade muito europizada.
    A magia da neve, torna-a diferente na medida que quando ela cai, fica tudo branquinho. Logo que as máquinas começam a fazer o seu trabalho, as ruas e passeios já não são tão lindas. Os jardins e as casas, sim. De noite as iluminações privadas dão uma outra vida a quem estiver disposto a andar a descobrir os melhores locais, para poder apreciar. As públicas e comerciais estamos habituados.

    ResponderEliminar
  12. Rui Lucas,

    Vais ver mais. Tenho imensas fotografias, preciso é de tempo. Como o Canada e outros países têm o petróleo, o Quebec tem a água nacionalizada a que chama "petróleo azul". Com isso, exporta muita energia para os EU e outras províncias. Luz, não falta.

    ResponderEliminar