sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O PARADOXO ...

F - 16
Ontem foi um dia agitado. Resolvi escrever uma carta ao meu caro amigo Fernando Rafael, fazendo dele o inimigo público nº 1, deste Seu excelente blogue. A pretexto de uma tal suposta dívida, muito nos divertimos todos. Quando pensei rubricar aquelas mal alinhavadas linhas, tentei incluir no texto todos os amigos que podia. Mas estava limitado pela extensão da prosa. Quis ter a preocupação de juntar os que, normalmente, fora de fronteiras, costumam dar o seu contributo. Em boa hora o fiz. O Leitão, o Falcão e o Torreira da Silva, compareceram à chamada. Preocupa-me o BobbyZé, que espero que se encontre bem. A todos agradeço a colaboração. Uma palavra para o Chico Torreira, que de uma forma muito empenhada, com extensos comentários, muito ajudou, neste paródia. Naturalmente, a todos os amigos que estão do lado de cá. Intervenções jocosas, e prosas a roçar o brilhantismo. Estou-vos grato. Desculpem-me, eu referir aqui o Rui Felício. Durante todo o dia, como poderão constatar, o nosso amigo jurista foi-me alimentando a conversa. Com a destreza da sua argumentação, e como só ele sabe fazer. Até os seus comentários de âmbito jurídico, vieram completar uma prosa animada. Desta forma, não deixámos cair o texto. Esteve todo o dia em lume brando. E assim se esbateram fronteiras e aproximaram continentes. Por arrasto, veio a fotografia da esquelética vaca do Felício, e por ramificação posterior, a feira da Carlos Seixas, do Fernando Rafael, e a postagem do Rui Lucas, com os seus vinhos e queijos. O Rafael – o grande timoneiro – lá se vai escudando na prosápia de que não sabe escrever … e depois é o que se vê. Por certo, todos estarão perguntar o que é que um F -16 tem a ver com tudo isto? Eu respondo-vos: nada. Apenas com este grupo de amigos, gostaria de partilhar uma reflexão minha, de ontem à noite. É sabido que Portugal acolhe uma cimeira da N.A.T.O. No âmbito de manobras militares, foi a população desta zona da Beira Interior informada pelos jornais regionais, de que aqui se fariam exercícios com as nossas esquadrilhas de F – 16. E, de facto, durante dois dias e duas noites, os caças voaram por aqui, a grande altitude, e com estrondo. Bem sei, que como membros daquela Aliança, o País tem que honrar os compromissos assumidos. Bem sei, que é nova ordem internacional que assim nos obriga. Mas ontem, às nove da noite, enquanto o jornalista da SIC, Mário Crespo, com a sua voz calma e cordata, nos dava conta desta catástrofe social que são os mais de seiscentos mil desempregados, eu ouvia o zumbido dos aviões por cima da minha cabeça, a vomitar pelas turbinas o dinheiro que não temos. Estranho paradoxo este …
Um abraço a todos
Quito Pereira

21 comentários:

  1. Foram 10 milhões à vida SÓ em forças de segurança. 10% bastante jeito me davam...
    O texto escorreito do Quito, como é hábito, desta vez contém uma gritante incorrecção.
    Assim como elogio como é quase sempre caso disso, também devo, em coerência, apontar os erros.
    Refiro-me ao facto de o Quito ter aludido à anémica vaca como sendo "a vaca do Felício"
    Na realidade, a vaca é dele, como bem sabemos...

    ResponderEliminar
  2. Bem Rui, a vaca já não é de ninguém. Como te disse ontem, foi-me roubada, e até consta que foi comida num restaurante lá para os lados da Ericeira. Espero que esta terrifíca constatação, não te tire o apetite ....

    ResponderEliminar
  3. É dos bons textos que escreves!
    É o chamado 2 em 1!
    Abordas os temas pitorescos em que "mimoseias" os amigos que por aqui vão animando o blog,de uma maneira que ao fim e ao cabo é uma forma de mostrares que brincando com as palavras e fazendo desfilar no texto a maioria, senão todos, os nomes desses amigos,distribuindo por cada um deles, ferroadas sem ferrão, elogios,etc,o fazes com humor cuja finalidade é provocares reacções que por sua vez,e no mesmo tom de brincadeira e humor também retribuem com as mesmas ferroadas sem ferrão e elogios!
    Depois abordas o tema mais actual-Cimeira da Nato- numa reflexão oportuna e sobre a qual cada um de nós terá a sua opinião!
    A minha é que Portugal,apesar dos milhões gastos,neste tipo de organizações dá lições, pela capacidade notável de tudo ser preparado co exactidão e eficácia!
    Também não é por acaso que os grandes senhores destas Cimeiras escolhem países...com menos fronteiras terrestres e do outro lado o mar...
    Mas dá prestígio e talvez alguma condescendêcia na abordagem de temas que nos afectam grandemente nesta crise...
    Só lamento que te tenham incomodado com os F16!
    Como é que sabiam que estavas por aí?
    Nem tudo é perfeito!

    ResponderEliminar
  4. Essa avioneta está estacionada na pista de salgueiro do Campo?

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez, brilhante texto do Quito!
    E são 12:15 em NY...online vejo a SIC na longa reportagem sobre a cimeira da N.A.T.O.!
    Um jornalista e 2 comentadores, ditos analistas!
    Upsss! Ouvi bem? O jornalista a propósito do Afeganistão:
    - "Bem e se nao se entenderam, voltam à PORRADA"!!!??? Ouvi bem?
    Mais à frente...o mesmo jornalista, a proposito do Durao Barroso, chegar de veículo elécrico, ou melhor movido a electricidade.
    - Isto é PORREIRO PÁ !!!!!?
    - ???
    Questiono:
    - Será que fará parte do NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO, este tipo de linguagem??????

    Ganda jornalista!!! Bué de fixe!

    ResponderEliminar
  6. Hoje os caças já não me fizeram dar pulos na secretária. Foram-se embora. Provavelmente, já não há quem fie o carburante ....

    ResponderEliminar
  7. Julgo que o Quito terá ficado mais incomodado com os gastos de dinheiro que não temos do que propriamente com o soprar ruidoso dos FF.
    Meu caro amigo, há que pagar as vacas ao dono...
    mesmo em tempo de vacas magras.

    Mais um bom texto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. O Tonito é que sabe!
    É mais nuvens e bolos!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Olha Quito, como a tua escrita e a dos outros escribas vai cozendo em lume brando, não sabe a escrita de plástico. É verdadeira e sã, temperada com os ingredientes saborosos, como os que dão sal à vida!
    O texto termina com a "cereja no topo do bolo".

    ResponderEliminar
  10. Quito,

    Gostei do texto e mais admirei a forma creativa como mesteste todos à chamada com o teu artigo. A nota aos artigos seguintes, é próprio da tua forma de estares na vida. Bem hajas. A reunião aí em Portugal deve ser um esforço, porque de fato Portugal é falado nos noticiários destes lados, o que internacionalmente é muito bom. Quanto ao que se passou, se escrevesses o artigo aqui, eras levado em ombros no que respeita aos desempregrados e ao dinheiro que gastam.

    Sendo intenções dos diversos níveis de governo.ca, cortarem dezenas de biliões de dólares, ainda há dias gastaram cinco biliões na compra de aviões de combate. Ontem caíu um velhinho F-16. É a segunda vez neste ano, só que cada um custa vinte e um milhões de euros. O piloto salvou-se.
    A passagem baixa com aviões a fazerem estrondo, é a nossa forma de ser. Falamos mas não fazemos nada. Os políticos.pt, gozam com o povo e são péssimos empregados, pois são os vossos impostos que pagam o que eles ganham (mentalidade daqui-é possível que venham a ler qualquer coisa respeitante ao que se passa aqui). A única vez que aí vi pressões, foi com os carros a apitarem. - Um helicóptero da Segurança do Quebec, pôs-se a seguir um fugitivo sobre Montreal. Foram tantos telefonemas para a central de urgências, que estagnou o serviço. Nunca mais acoanteceu. Os responsáveis portugueses, em último caso, podiam ter determinado ataques reais ou fictícios sobre alvos criados no mar. Cambada de imcompetentes: que aluguém o Sara. Não fiquem zangados comigo de dizer isto, aí também há quem o diga. Ao ver como se resolvem os problemas aqui pois também os há e de que maneira..., tenho pena do que se passa aí pois quem sofre, é a população a quem continuam a tapar os olhos. Um abraço.

    Nota: Já me alonguei, mas muitos desses "responsáveis" estudaram ou fizeram estágios no estrangeiro, pelo que tiveram tempo para ver como é; mas não querem...

    ResponderEliminar
  11. Eu até penso que o tempo está pior com a conferência da nato ou otan ( não sei como se se diz).
    Os VASOS deste mundo estão cá todos, e isto entrou em desiquilíbrio.
    Não muito equilibrados é a nossa maneira de sêr,
    mas com vasos pequenos é uma coisa agora com vasos de Merda Grandes é mais complicado.
    Por favor retirem a merda.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  12. Desculpem a linguagem de merda que usei no comentário anterior.
    Saíu assim ao correr da pena ( de teclado ).
    Um abraço.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  13. O ADM reuniu de emergência para analisar o pedido de desculpa do comentarista Tonito sobre a utilização da palavra "MERDA"
    Atendendo ao adiantado da hora em que a mesma foi mencionada, portanto já não em horário nobre e também devido ao desiquilibrio provocado pelos VASOS da mesma e que para o utilizador da supracitada expressão tornou o assunto complicado, mas nãO resolvido, resolveu por unanimidade não tomar conhecimento do pedido de desculpa e deixar a "merda" tal e qual como está e aconselhar os possiveis lesados que caso não gostem da utilização da referida palavra que a ponham de parte!
    Publique-se!
    ADM

    ResponderEliminar
  14. Sábia decisão da ADM.
    Aliás percebe-se bem a intenção do Tonito.
    Adubar a terra para nela plantar as suas roseiras que nos dará as mais belas rosas.
    Tudo tratado a preceito. E bem resolvido.

    ResponderEliminar
  15. Estou a ver em direto a abertura da reunião da NATO. Ao menos vê-se Lisboa e o nosso País é falada, além do que nos pode ajudar. Humildade porque tudo o que venha, é pouco.

    Tonito

    Realidade e intenção, tudo bem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Quito, voltando à vaca gorda, desculpa,magra, porque de gorda não tinha nada...mais parecia do Biafra! E dizes tu que foi roubada...quem é que queria aquela desgraçada?
    E que dono de restaurante, quereria aquele animal, sem carne? Para bifes, nem pensar, só se fosse para uma cabidelazinha de miúdos!!!!!Umm, cheira-me a esturro....
    Que fizeste tu ao animal, Quito??????????

    ResponderEliminar
  17. Quito, a vaca foi para a Ericeira? Não me digas!!!
    Pensava que na Ericeira predominava o peixe e o marisco, de vacas lazarentas não imaginava,acredito sim que aja outras, mas essas, são vacas finas, bem tratadas, luzidias, vacas que dá gosto ver....
    E a propósito de Ericeira, eu e um grupo de amigas, temos um convite, para lá ir comer uma lagosta, uns percebes e mais uns tantos "bichinhos", acompanhados por umas outras "subtilezas"! Estamos à espera que o amigo que nos convidou, marque o dia, acredito que o faça, é uma pessoa de palavra.....por isso continuamos à espera.......................sentadas!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  18. PARA D. RAFAEL O "CASTELÃO"
    Depois de ler o comentário do Tonito, veja D. Rafael o jeito que a minha cómoda bacio, lhe iria dar!!!!
    Quero que saiba que está e estará, sempre à sua disposição!!!!
    Como ontem lhe disse, é uma peça de colecção, digna de um CASTELÃO!!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Agradeço a boa vontade em desculpar a m--da que armei.
    Um Abraço.
    Tonito.

    PS: as vacas gordas ou magras estão OITO posts a baixo.

    ResponderEliminar
  20. Teresita
    Ericeira? Para bom entendedor, meia palavra basta.
    Saúdo a tua participação no blogue. Precisamos de gente bem disposta e comentários com graça,
    como foi agora o caso. Há sempre uma fronteira entre a elevação dos comentários e aqueles que, de baixo nível, podem arruinar um blogue de amigos. Derreto-me de saudades tuas "amori".Vê lá se amanhã apareces no Samambaia para mais uma sã confraternização entre amigos ...
    Abraço

    ResponderEliminar