quinta-feira, 18 de novembro de 2010

FEIRA SEMANAL BAIRRO NORTON DE MATOS


A FEIRA SEMANAL DO BAIRRO NORTON DE MATOS


Ainda hoje é conhecida pela Feira do Bairro Norton de Matos-também conhecida por Feira dos Ciganos, porque nasceu há muitos anos, talvez nos anos 82 /83/84(?) no nosso Bairro, ocupando os passeios e zonas junto ao Centro, cafés e também do Bairro das Casas da Previdência .

Começou por ser apenas para venda de produtos agrícolas, depois foi crecendo com uma tenda, com duas e depois muitas outras!


Dos ciganos porque a maior parte dos feirantes eram de etnia cigana.


Uns anos mais tarde a Câmara Municipal não só pelo transtorno que causava no trânsito neste local e também para dar melhores condições não só aos feirantes como também aos muitos interessados nos produtos de vária ordem que nesta Feira de comercializavam , transferiram a Feira para um terreno amplo e já com algumas infraestruturas básicas, junto ao actual Centro de Saúde também denominado de Norton de Matos.


Diga-se como nota de curiosidade que o Centro de saúde funcionou no seu inicio na parte de baixo do Centro Norton de Matos, e daí a denominação que ainda hoje conserva!






marcadores: Bairro Norton de Matos

10 comentários:

  1. É boa malha! boa malha!!
    Como se ouve no final do vídeo!
    E não era a voz do Tonito!!!!!???
    BOA MALHA! Don Rafael!

    ResponderEliminar
  2. Zé Leitão, creio que agora o nosso fotógrafo de serviço irá ao local para fotografar "à maneira"!

    ResponderEliminar
  3. Feira procurada por toda a gente da cidade
    e pariferia...
    Fui frequentadora e freguesa habitual...agora não,dormir é mais apetitoso para mim.
    Mas vale a pena ir à feira!

    ResponderEliminar
  4. Aqui, em Quarteira todas as quartas feiras, há uma feira parecida como esta do nosso bairro. Acontece, que esta dita feira é motivo de passeio dos muitos estrangeiros que frequentam as terras algarvias, e é ver dezenas de autocarros de turismo nas imediações da mesma.
    Ora, os vendedores de raça cigana já se adaptaram aos clientes estrangeiros e é ouvi-los a apregoar em "inglês":"five euros, five euros".

    ResponderEliminar
  5. Compro sempre qualquer coisa quando lá vou.

    ResponderEliminar
  6. Não te esqueças de comprar um C que te está a faltar entre o S e o O.

    ResponderEliminar
  7. Tanta publicidade muito bonito com as fotografias!!! Mas infelizmente a informação mais importante não esta présente QUANDO É QUE É A FEIRA??!!!!!

    ResponderEliminar
  8. É verdade muita falta de informação encontrei aqui http://alinemportugal.blogspot.fr/2010/10/feira-do-cigano.html?m=1 obrigado Aline Guiotti Garcia a feirq é TODOS OS SABADOS DE MANHÃ

    ResponderEliminar