sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CUMPLICIDADES!


CUMPLICIDADES ENTRE CABRAL ANTUNES E ROCHA PATO


O meu pai era das únicas pessoas a quem o grande escultor conimbricence Cabral Antunes permitia que fotografasse a sua obra por acabar ou mesmo em molde.
Deste artista são , por exemplo, a estátua do Papa J.XXIII nos Arcos do Jardim, a estátua aos Heróis do Ultramar junto ao Infanta D. Maria , as estátuas existentes no Instituto Maternal (maternidade Bissaya Barreto), etc, etc.
Como se pode ver pela primeira foto, o Mestre, deixou-se fotografar junto ao modelo da estátua do Papa. Mas, neste arquivo, surge-me uma foto de um "Camões", ainda em gesso, que não me lembro de a ter visto em Coimbra. Será que alguém consegue identificar onde ficou esta estátua?

Texto e fotos de RUI PATO
marcadores:Sótão do Rui Pato

17 comentários:

  1. Caro amigo Rui Pato!
    Existe uma estátua no jardim do antigo Colégio Luis de Camões, ex-Instituto Industrial e Comercial de Coimbra, ex- ISCAC e agora, julgo que será da Fac de Economia da UC…mas que está “aos ratos”…bem degradado segundo me consta.
    Estátua esta que ficou para o ISEC…ex-I.I.C. (se ainda não foi destruída!?).
    Será esta da foto? Se bem me lembro….não me parece, mas fica a informação de mais “uma Estátua do poeta Luis de Camões” em Coimbra.
    Jose Leitão

    ResponderEliminar
  2. Já tinha tido ocasião de ver a fotografia do Papa que o Rui Pato tinha disponibilizado. Foi então que fiquei a saber que a estátua está junto aos Arcos do Jardim. Nunca reparei nela mas irei de propósito vê-la na primeira oportunidade.

    ResponderEliminar
  3. A indicação do Leitão poderá ser uma pista. Não me recordo de ver em Coimbra, esta estátua de Camões. Já agora, a referência à numerosa familia que o escultor tinha na minha RUA D.
    Irmão, cunhada (A Dona Maria que todos conhecemos) ...e onze sobrinhos ...

    ResponderEliminar
  4. Rui conforma te disse à dias, esta obra do teu pai merecia publicação, até já me dispus a ajudar, fico com a ideia que esse espolio tem um valor imenso, pensa nisso.

    E o Quito lembrou bem a família Cabral, muito estimada e alguns deles meus amigos de infância e de Samambaia.

    ResponderEliminar
  5. Bom trabalho do escultor e boa foto do fotógrafo!
    Um Papa simpático,por sinal que deu uma imagem
    mais progressista à intituição Igreja...

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Pedro. Eu estou completamente de acordo contigo, mas a inércia que sinto para me meter numa "empresa" dessas é enorme... Mas registo com muita emoção o teu recado de amigo. Quem sabe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Dr. Rui Pato, chamo-me João Oliveira e estou actualmente a comissariar uma exposição no Museu da Presidência da República sobre a vida e obra do antigo Presidente da República, António José de Almeida, que vai inaugurar na cidade de Coimbra no próximo dia 5 de Outubro do presente ano. Nesse sentido, gostaria de lhe pedir o favor de me enviar para o email joliveira@presidencia.pt os seus contactos pessoais, pois gostaríamos de entrar em contacto consigo para lhe pedirmos o favor de pesquisar no espólio fotográfico do seu pai Rocha Pato, a existência de fotografias dos dois bustos do antigo Chefe de Estado que o Mestre Cabral Antunes fez para as cidades de Penacova (1976) e de Coimbra (1984), acerca dos quais gostaríamos de saber se existe suficiente documentação visual que nos permita vir a documentar na citada exposição não só as obras mas também as próprias homenagens que as referidas cidades fizeram àquele que foi o único Presidente da I República a cumprir na íntegra mandato para o qual havia sido eleito em Agosto de 1919. Com os melhores cumprimentos, João Paulo Oliveira.

      Eliminar
  7. Compreendo o teu desalento, amigo Rui Pato. Neste país, as burocracias são do tamanho de um castelo ...

    ResponderEliminar
  8. Rui Pato

    Querido Amigo!
    No meio de uma conversa tão séria, não te zangas comigo, se eu contar uma pequena "graça", sobre a estátua do Stº Padre? Por favor não te zangues...Olha quase todos os dias passo duas ou três vezes pelos Arcos Do Jardim e sempre que olho para a estátua, me lembro da mensagem que o Papa com o seu ar sereno e com os seus braços abertos num gesto de nos abraçar a todos, diz para os estudantes na Praça da Republica:

    MEUS FILHOS, TENDE CALMA, PORQUE HÁ P.T.S PARA TODOS!!!!!

    Um beijinho para ti e mais uma vez desculpa!!!!

    ResponderEliminar
  9. Rui, maravilhoso espólio!
    Não conheci pessoalmente o escultor Cabral Antunes, mas admiro imenso as suas obras!
    Na foto do "mestre", reconheci o seu sobrinho Eugénio,tão parecido nas feições e, ao que já constatei,também ele artista plástico.
    Fez exposições no café Samambaia de reconstituição de carros antigos que eram obras de arte e rigor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga Celeste Maria, chamo-me João Oliveira e estou actualmente a comissariar uma exposição no Museu da Presidência da República sobre a vida e obra do antigo Presidente da República, António José de Almeida, que vai inaugurar na cidade de Coimbra no próximo dia 5 de Outubro do presente ano. Nesse sentido, gostaria de lhe pedir o favor de me enviar para o email joliveira@presidencia.pt os contactos do sobrinho do Mestre Cabral Antunes, pois gostaríamos de entrar em contacto com ele relativamente aos dois bustos do antigo Chefe de Estado que o seu tio fez para as cidades de Penacova (1976) e de Coimbra (1984), acerca dos quais gostaríamos de saber se existem desenhos preparatórios e/ou outra documentação visual ou escrita que nos ajudem a documentar na citada exposição não só as obras mas também as próprias homenagens que as referidas cidades fizeram àquele que foi o único Presidente da I República a cumprir na íntegra mandato para o qual havia sido eleito em Agosto de 1919. Com os melhores cumprimentos, João Paulo Oliveira.

      Eliminar
  10. Quase que juro que, pelo menos em Coimbra, este "Camões" não aparece. Julgo que nunca terá passado do gesso. Foi pena porque o esboço faz adivinhar uma extraordinária estátua.
    Rui Pato, uma vez mais, obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Estive agora a ler os outros comentários.
    Fiquei a saber que o Rui Felício vem a Coimbra e não vê o Papa...

    ResponderEliminar
  12. A estátua que anteriormente estava no interior do antigo ISCAC, encontra-se agora, no exterior da mesma rua, Rua Luís de Camões. Tenho fotos da mesma, ainda no espaço do antigo ISCAC e agora (cerca de duas semanas atrás) na Rua Luís de Camões.

    ResponderEliminar
  13. João Oliveira.
    Irei entrar em contacto com Eugénio Baía, de quem até tenho número de telemóvel,mas gostaria primeiro de o pôr perante a situação e ele proceder como entendesse.
    Logo que tenha mais informações dir-lhe-ei.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de falar com o Eugénio e ele está disponível para colaborar no que souber.
      Enviar-lhe-ei o contacto via email.

      Eliminar